quarta-feira, 20 de julho de 2022

 

SANTA MARGARIDA - 275-290

 

Margarida nasceu no ano 275, na Antioquia de Pisidia, uma florescente cidade da Ásia Menor.

Órfã de mãe desde pequena e filha de um sacerdote pagão e idólatra, Margarida tinha tudo para jamais aproximar-se de Deus, se "algo" não acontecesse. E algo divino aconteceu: o pai acabou confiando sua educação a uma ama extremamente católica e a vida de Margarida enveredou por outro caminho. Caminho que a levaria à santidade.

Cresceu inteligente e muito dedicada às coisas do espírito. Mas o pai começou a perceber que ela não ia aos cultos ou mesmo ao templo para participar dos sacrifícios aos deuses. Sem suspeitar que, à noite, ela participava de cultos cristãos.

Como não podia sequer imaginar tal fato, alguém tratou de abrir seus olhos. Foi aí que começou o suplício de Margarida. Ele exigiu que ela abandonasse o cristianismo. Como ela se recusou, primeiro impôs-lhe um severo castigo, mandando a jovem para o campo, trabalhar ao lado dos escravos.

Depois, como nem a força fazia a filha mudar de idéia, entregou-a ao prefeito local para que fosse julgada pelo "crime de ser cristã".

O martírio da jovem Margarida foi tão terrível e de resultados tão fantásticos que se tornou uma das paginas da tradição cristã mais transmitida através dos séculos. Justamente por ter sido tão cruel, o povo apegou-se de tal forma ao sofrimento da jovem que à sua narrativa acrescentaram-se fatos lendários.

O certo foi que primeiro ela foi levada à presença do juiz e prefeito e, diante dele, negou-se a abandonar a fé cristã. Foram horas de pressão e tortura psicológica que, por fim, viraram tortura física. Margarida foi açoitada, depois teve o corpo colocado sobre uma trave e rasgado com ganchos de ferro. Dizem que a população e até mesmo os carrascos protestaram contra a pena decretada.

No dia seguinte, ela apareceu, sem o menor sinal de sofrimento, na frente do governante, que. irado com o estranho fato, determinou que ela fosse assada viva sobre chapas quentes. Novamente, a comoção tomou conta de todos, pois nem assim a jovem morria ou demonstrava sofrer.

Diz a tradição que Margarida teria sido visitada no cárcere pelo satanás, em forma de um dragão que a engoliu. Mas Margarida conseguiu sair do seu ventre, firmando contra ele o crucifixo que trazia nas mãos. Ela foi, então, jogada nas águas de um rio gelado.

Quando saiu de lá viva, com as correntes arrebentadas e sem sinal das torturas aplicadas, muita gente ajoelhou-se, converteu-se e até se ofereceu para morrer no lugar dela. Mas o prefeito enfurecido mandou que a decapitassem. Ela morreu no dia 20 de julho de 290, com a idade de quinze anos.

O seu corpo foi recolhido e levado para um lugar seguro, onde foi enterrado pelos cristãos convertidos, passando a ser venerada em todo o Oriente. No século X, foi trasladado para a Itália e desde então seu culto se difundiu também em todo o Ocidente. De tal modo, que santa Margarida foi incluída entre os "quatorze santos auxiliadores", aos quais o povo cristão recorre pela intercessão nos momentos mais difíceis. Santa Margarida é solicitada para proteger as grávidas nos partos complicados.

São comemorados também, neste dia: Santo Aurélio de Cartago (bispo), São Elias (profeta bíblico do Antigo Testamento), São Apolinário,  Santa Severa, São Paulo da Espanha, Santa Etelvina (viúva), Santo Aurélio.

2 comentários:

  1. Meu Santo e Bom Deus! Meu Santo e Bom Jesus! Minha Santa Mae de Jesus e Nossa Amada Mae do Ceu e a Mesma Imaculada Virgem Maria que O Poderoso Deus e Nosso Criador escolheu para ser a Bendita Mae de seu Divino e Unigenito Filho; Ela o foi, muito O Amou, Ama e Amara por Toda a Eternidade! Eu, uma pobre pecadora deste mundo, nao conhecia a Historia da Vida Desta Bem-Aventurada Santa* e nao tenho palavras com que posso exprimir o meu horror! Virgem Mae, Amada Nossa Senhora do Rosario (comemora-se hoje o Dia de Nossa Senhora do Rosario*_Aprendi, tal, com Dom Fernando Antonio Figueiredo, pois de algum tempo a esta parte venho seguindo a Santa Missa, diariamente, e as Santas e belas oracoes que ele nos ensina e Ora connosco! Tenho, assim, aprendido muito com esse digno homem de Deus! Sou gratissima ao Nosso Criador, ao Nosso Salvador, Jesus Cristo* e a Sua e nossa Amantissima Mae do Ceu* por esta grande benesse e assim me ser dado encontrar, online Este Blog e Sites que me tem ajudado a tomar conhecimento e ter consciencia de quao ignorante eu tenho sido durante tantos, tantos anos de minha ja gasta vida!
    Grata por todos os ensinamentos e infinitamente Grta Ao PAI, AO FILHO, AO ESPIRITO SANTO e A DIVINA MAE DE JESUS E NOSSA ABENCOADA MAE*! Eu, nao encontro melhores palavras com as quais possa expressar minha Gratidao! E... tambem, nao encontro palavras que possam expressar o meu sofrimento e enorme tristeza de coracao e Alma, por saber que o ser humano pode descer tao baixo_pode ser tao falho de Fe* e de Amor*! Suplico Aos Ceus* que por Piedade e Bondade nao permitam que continue a existir tal especie de maldade, de crueldade em alguns "seres humanos"_MEU DEUS*, MEU JESUS*, MINHA MAE SANTISSIMA*, escutai minhas humildes preces mas, por PIEDADE RETIRAI O MAL DO MUNDO QUE VOS PODEROSO DEUS* CRIASTES E NOS OFERTASTES*! QUE O BEM VINDO DE TODOS VOS SE INSTALE NA TERRA PARA SEMPRE! _ASSIM SEJA!!! ASSIM POSSA SER POR VOSSO INFINITO PODER E MISERICORDIA DE TODOS NOS PECADORES E, de mim, que PECADORA SOU! AMEN! Vossa Indigna serva, Sabina. Perdao por tao longa mensagem e perdao, tambem, pela falta de acentos graficos, meu teclado nao os contem!

    ResponderExcluir
  2. conheça o nosso conteúdo de qualidade
    palavras de vida eterna
    https://mensagemzap.blogspot.com/
    faça nos uma visita divulgue nosso link

    ResponderExcluir