sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


08 DE MARÇO
DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Hoje é o dia da mulher. Na nossa Igreja, como entendemos a influência, o trabalho e a participação da mulher na difusão do Evangelho de Jesus Cristo? Qual seria a tarefa da mulher?
Para muitos, a função da mulher seria apenas para a limpeza da igreja, enfeitar o altar nos dias festivos ou casamentos. Muitos ignoram qua a mulher é um membro adulto da Igreja.
Como todos os demais, a mulher foi batizada e, pelo batismo, assumiu com responsabilidade a ordem de Jesus Cristo antes de subir para o Pai: “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que eu ordenei a vocês. eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28,19-20).
A mulher é um cristão que recebeu o sacramento do crisma e, pelo crisma, é portadora em potencial dos dons do Espírito Santo. Pelo batismo e pelo crisma a mulher, como todos os cristãos, é enviada para uma missão; não precisa esperar um convite ou uma benção especial para atuar dentro da Igreja. A evangelização e a catequese são o campo prioritário considerando o espírito maternal que é implícito na mulher no trato com a infância, adolescência e juventude.
       Não podemos imaginar a Igreja no Brasil sem a participação da multidão de moças e senhoras catequistas dispostas a não medir esforços para anunciar o Evangelho e para catequisar, que é a primeira missão da nossa Igreja.
Quem não se lembra com saudade, amor e carinho da catequista que ensinou a cada um de nós, com amor, carinho e paciência, o Sinal da Cruz? E a Ave Maria? E o Pai Nosso?
Também é na família que as crianças recebem a sua primeira formação cristã. É na família onde é patente a participação e a influência da mãe, da avó, da tia na educação cristã da criança.
A mulher, corajosamente, deve fazer ouvir a sua voz na participação do serviço da sua comunidade, nos conselhos paroquiais e diocesanos.
O Papa Paulo VI não descartou a idéia da mulher ter voz nas decisões da Igreja. Se Maria deu o seu “sim”, tomando parte no plano de salvação de todos os homens, porque a mulher ainda não tem lugar de proeminência dentro da Igreja? Porque na Igreja trata-se tanto dos problemas da mulher sem a presença da mulher para dar o seu parecer? Trata-se dos problemas da mulher sem a presença da mulher e sem ouvir a sua voz.
Devemos ficar atentos para a ação do Espírito Santo na Igreja. Muitas coisas que acontecem hoje na Igreja nem se podia pensar a trinta ou cincoenta anos atrás. Será que, hoje, Jesus excluiria a mulher de certas tarefas dentro da Igreja simplesmente por ela ser mulher? Jesus também teve que levar em consideração e suplantar as estruturas da sociedade do seu tempo, mas lutou para libertar a mulher de sua situação de imposta inferioridade. Essas  divergências de interpretações mostram que precisamos de muita reflexão.devemos deixar mais amadurecer as coisas que são, em grande parte, determinadas pela sociedade, pelo machismo e pelas estruturas da época.
Enquanto isso a mulher está atuante. Na Igreja do Brasil temos exemplos numerosos: a mulher dirige comunidades e até paróquias, basta conhecer a realidade do norte e nordeste do Brasil. A mulher dirige o culto sem presbítero, levando a sério a liturgia da Palavra que é o Cristo revelando-se aos pobres. A mulher é chamada pelos bispos para preparar os novos cristãos para o Batismo e, em muitos casos, para administar o Sacramento do Batismo, para preparar os casais para o matrimônio e até para administrar o Sacramento do Matrimônio, basta conhecer a realidade do norte e nordeste do Brasil.
A Bíblia diz: “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher. E Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra’.” (Gn 1,27-28). Partindo desta citação bíblica, onde Deus colocou o homem superior à mulher? A sociedade humana só terá equilíbio se homem e mulher tiverem igual chance de partircipação. Nem homem, nem mulher deve dominar.

São comemorados também neste dia: São João de Deus, Santa Herênia, Santo Estevão de Obacina (abade), São Juliano de Toledo (bispo), São Pôncio de Cartago (diácono), Santo Hunfredo de Tarragona (bispo), São Filemon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário