sábado, 16 de março de 2013

“QUEM DENTRE VOCÊS NÃO TIVER PECADO, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA” (Jo 8,7)


V DOMINGO DA QUARESMA
Ano – C; Cor – Roxo; Leituras: Is 43,16-21; Sl 125 (126); Fl 3,8-14; Jo 8,1-11.

“QUEM DENTRE VOCÊS NÃO TIVER PECADO, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA” (Jo 8,7)

Diácono Milton Restivo


Na liturgia de hoje o Evangelho de João narra o episódio que é conhecido como o da mulher adúltera. Não se pode avaliar ou tirar conclusões de uma perícope ou passagem do Evangelho ou das Sagradas Escrituras sem ter conhecimento da história e dos costumes do povo da época. Seria muita leviandade de nossa parte fazer um julgamento precoce e imediato dessa passagem evangélica levando em consideração os nossos costumes, a nossa lei, a nossa moral e ética. As situações eram bem diferentes do que são hoje. A religião judaica era uma religião feita só para homens. As mulheres não eram nem coadjuvantes.
Vamos fazer apenas algumas colocações para que seja entendida a situação da mulher na sociedade patriarcal judaica do Antigo Testamento e no tempo de Jesus. Para uma mulher judia sair de casa sem cobrir a cabeça era considerado ato tão ofensivo ao marido que este tinha o direito de repudiá-la e separar-se dela sem direito algum para a esposa. Isso ofendia de tal modo os bons costumes que o marido tinha o direito, inclusive o dever religioso, de expulsá-la de casa e divorciar-se dela, sem estar obrigado a pagar-lhe a soma combinada no contrato matrimonial. 
         O homem bem educado jamais poderia encontrar-se a sós com uma mulher, onde quer que seja. Se a mulher fosse casada o homem deveria evitar olhá-la ou saudá-la.
Um pai podia vender sua filha como escrava, após ela ter completado doze anos. Fato pouco comum, mas que servia para manter a submissão feminina. No Pentateuco era permitido ao pai israelita pobre ou endividado vender sua filha para que fosse concubina do homem que a comprasse ou de seu filho. Se a mulher, agora escrava, não agradasse ao seu amo, ela poderia ser resgatada, mas o seu senhor judeu não podia revendê-la (como peça de mercado) a um estrangeiro, mas poderia ser vendida a um outro judeu: “Se alguém vender a filha como escrava, esta não sairá como saem os escravos. Se ela desagradar o patrão, a quem estava destinada, este deixará que a resgatem; não poderá vendê-la a estrangeiros, usando de fraude com ela. Se o patrão destinar a escrava para seu filho, este o tratará conforme o direito das filhas”. (Ex 21,7-9).
As filhas tinham que ceder os principais lugares para os filhos e, inclusive, permitir que eles passassem primeiro pelas portas das casas. Em muitos lares os filhos eram incentivados a usar sua força contra as suas irmãs a fim de irem aprendendo a dominar as mulheres.
A mulher não podia atuar como testemunha num tribunal, nem como testemunha de acusação; o testemunho da mulher não era válido. A mulher era considerada pecadora e mentirosa por natureza. Seu testemunho em um julgamento era considerado de pouco valor. Somente o marido tinha o direito de romper o matrimônio exigindo o divórcio, a mulher não.
Causas prováveis de divórcio: além do citado acima, de sair na rua sem cobrir a cabeça; a mulher que perdia seu tempo na rua falando com outras mulheres (porque não podia conversar com homens), ou que se põe a fiar na porta de sua casa, podia ser repudiada por seu marido sem qualquer compensação econômica. Segundo o rabi Hille, “inclusive quando a esposa tivesse deixado a comida se queimar”, podia ser repudiada com o divórcio. As mulheres não tinham acesso ao ensino religioso e eram deixadas à parte nos cultos; eram, portanto, analfabetas. Muitas outras opressões existiam contra as mulheres.
Imagine a coragem de Jesus ao conversar com as mulheres, instruí-las e tratá-las com dignidade. Na época de Jesus a mulher não era mais do que uma propriedade do seu marido, que era o seu dono. O marido possuía empregados, escravos, propriedades e a própria mulher como propriedade sua.
O Decálogo, a Lei de Moisés, coloca a mulher como propriedade de seu marido com as demais posses, juntamente com a casa e o campo, o escravo e a escrava, o boi e o asno: “Não cobice a casa de seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo”. (Ex 20,17; Dt 5,21). 
Como pode ser observado, a mulher era colocada no mesmo nível da escrava, do boi, do jumento e de todas as outras propriedades do marido. E isso está no Decálogo.
Rabinos judaicos iniciavam todos os encontros nas sinagogas com as seguintes palavras, "Bendito sejas tu, Senhor, porque tu não me fizeste mulher". As mulheres eram excluídas da vida religiosa e raramente lhes ensinavam a Torá em privacidade.
Jesus começou, publicamente, a incluir muitas mulheres como suas discípulas, o que era rejeitado pelos rabinos e não permitido pelos doutores da Lei, escribas e fariseus, e isso enfurecia os líderes religiosos.
No Templo e nas sinagogas homens e mulheres ficavam rigorosamente separados; as mulheres sempre em lugares inferiores, secundários, e jamais poderiam ler os livros da Lei ou dos Profetas, mesmo porque eram analfabetas, e não podiam nem falar durante o culto.
O culto na sinagoga era celebrado apenas caso houvesse ao menos dez homens com mais de treze anos de idade, por mais numerosas que fossem as mulheres; as mulheres não contavam.
As mulheres não aprendiam a ler, não frequentavam qualquer tipo de escola, estavam isentas de peregrinar nas grandes festas anuais a que estavam obrigados os homens, e de outras práticas religiosas, e nem podiam pronunciar a ação de graças à mesa, mas, eram obrigadas a cumprir todas as proibições da lei religiosa, e submetidas, também, a todo rigor da legislação civil, penal e religiosa, inclusive à pena de morte, como vemos no caso da mulher adúltera (Jo 8,1-5).
No livro do Levítico encontramos: “O homem que cometer adultério com a mulher de seu próximo deverá morrer, tanto ele como ela” (Lv 20,10) e no Deuteronômio: “Se um homem for pego em flagrante tendo relações sexuais com uma mulher casada, ambos serão mortos, o homem que se deitou com a mulher e a mulher. Deste modo você eliminará o mal de Israel. Se houver uma jovem prometida a um homem, e outro tiver relações com ela na cidade, vocês levarão os dois à porta da cidade, e os apedrejarão até que morram; a jovem por não ter gritado por socorro na cidade, e o homem por ter violentado a mulher de seu próximo”. (Dt 22,22-24). Mas isso não aconteceu quando apresentaram a mulher adúltera para Jesus, que “foi surpreendida em adultério” (sozinha?). Se a mulher foi surpreendida em adultério, deveria haver um homem em cena, porque sozinha isso seria impossível; cadê o homem que estava com a mulher? Então vê-se que o homem era protegido e estava isento de qualquer responsabilidade; somente a mulher era culpada.
Há registro que, nos séculos I e II dC, três vezes ao dia, o homem judeu agradecia a Deus, rezando, por não terem sido criados pagão, escravo, ou mulher. Assim diz um comentário do século II: “Rabi Jehuda diz: “devem ser feitas três orações diárias: Bendito seja Deus que não me fez pagão. Bendito seja Deus que não me fez mulher. Bendito seja Deus que não me fez ignorante. Bendito seja Deus que não me fez pagão: porque todas as nações diante dele são como nada (Is 40,17). Bendito seja Deus que não me fez mulher: porque a mulher não está obrigada a cumprir os mandamentos. Bendito seja Deus que não me fez ignorante: porque o ignorante não se envergonha de pecar”. Chegavam-se aos extremos, como os do rabi Eliezer, da época de Jesus, que dizia: “Quem ensina a Torá para sua filha, ensina-lhe a libertinagem (ela fará mau uso do que aprendeu).  É melhor queimar a Lei santa do que entregá-la a uma mulher.”  Entenda-se que seria melhor jogar a Torá no fogo do que permitir que uma mulher a lesse e a entendesse.
Nem sempre que o homem não cumprisse a lei seria punido, mas a mulher jamais escaparia da punição, como vemos no caso da mulher adúltera. Como foi citado acima, o judeu que se considerava educado, puro e santo, jamais conversaria na rua com uma mulher sozinha, e principalmente ainda se essa mulher estivesse isolada no campo, e principalmente ainda se essa mulher fosse de vida duvidosa, e principalmente, ainda se essa mulher fosse uma estrangeira. 
Jesus desafiou as leis sociais em relação a ambos os sexos e conversava com as mulheres onde quer que fosse, ainda que a mulher fosse uma estrangeira. Não aconteceu assim com a samaritana, mulher estrangeira e de um povo inimigo dos judeus? E quem era a samaritana? E onde estava a samaritana? (Jo 4,1-30). A samaritana era uma mulher que estava sozinha no campo (apanhando água na fonte de Jacó); uma mulher estrangeira, idólatra para os judeus, de moral duvidosa, pois já tinha tido cinco maridos, e maldita por todo judeu que se julgava fiel e santo, e isso é constatado na admiração e surpresa e até repulsa de seus discípulos quando flagraram Jesus conversando com esse tipo de mulher sozinho, em lugar isolado, na fonte de Jacó, fora da cidade da região de Samaria chamada Sicar: “Naquele instante (enquanto Jesus conversava com a samaritana), chegaram os seus discípulos e admiravam-se de que falasse com uma mulher; nenhum deles, porém, lhe perguntou: ‘que procuras’? ou: ‘o que falas com ela?” (Jo 4,27).  Ficaram com medo de inquirir o Mestre sobre sua atitude. E o que presenciamos depois disso? A comunidade cristã da Samaria começa a existir exatamente por essa mulher, de vida e moral duvidosa, idólatra, estrangeira que qualquer judeu de bom senso deveria cortar léguas dela, e foi para ela que Jesus ofereceu a água viva: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva. [...] A mulher então, deixou seu cântaro e correu à cidade, dizendo a todos: ‘Venham ver um homem que me disse tudo o que fiz. Não será ele o Cristo? ’ Eles saíram da cidade e foram encontro de Jesus”. (Jo 4,29-30).
A afirmação de Jesus: “Muitos os que agora são primeiros, serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.” (Mc 10,31; cf Mt 19,30; 20,16), aplicava-se, de uma maneira especial, às mulheres pela sua situação de inferioridade nas estruturas dominadas pelos homens nas comunidades patriarcais judaicas. Contrariando todas as expectativas da época, em que o Rabi só podia ter discípulos homens, Jesus foi ousado e não teve somente discípulos homens; teve muitas discípulas mulheres, aliás, mais assíduas do que os próprios homens, e ter discípulas mulheres era proibido aos mestres judeus (desculpem pelos “discípulos homens” e “discípulas mulheres”. Foi apenas para chamar mais a atenção sobre o fato. Vou insistir nisso). 
Jesus teve mulheres amigas muito queridas, como as irmãs Marta e Maria, e manifestou por elas amizade humana, intensa, profunda e publicamente: “Estando (Jesus) em viagem, entrou num povoado, e certa mulher, chamada Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escutando-lhe a palavra”. (Lc 10,38-42); “Jesus amava Marta e sua irmã (Maria) e Lázaro. Quando Jesus a viu chorar (Maria) e também os judeus, que a acompanhavam, comoveu-se interiormente e ficou conturbado”. (Jo 11,5.33); “Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi à Betânia, onde estava Lázaro que ele ressuscitara dos mortos. Ofereceram-lhe um jantar: Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tendo tomado uma libra de um perfume de nardo puro, muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos; e a casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo”. (Jo 12,1-8).
Jesus teve centenas de mulheres discípulas: “Maria de Magdala, chamada de Madalena, de que Jesus fez sair sete espíritos; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Suzana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos seus discípulos com os bens que possuíam.” (Lc 8,1-3; cf Mc 15,40-41). 
O que dizer, então, da adúltera apresentada de forma constrangedora a Jesus? 
Pela Lei de Moisés e dos judeus essa mulher deveria ser morta por apedrejamento, conforme prevê o livro do Deuteronômio 22,22: “Se um homem for pego em flagrante tendo relações sexuais com uma mulher casada, ambos serão mortos, o homem que se deitou com a mulher e a mulher. Deste modo você eliminará o mal de Israel”. Mas, onde estava o homem? Porque não o apresentaram? E qual foi a atitude de Jesus diante dos anciãos, sacerdotes, escribas, doutores da lei e todo o povo?
Os escribas e os fariseus estavam, de longa data, maquinando uma armadilha para pegar Jesus e desacreditá-lo diante da opinião pública. Talvez tivesse chegado o momento.
Era de manhã e Jesus estava chegando ao Templo. Vieram até ele os mestres da Lei e os fariseus trazendo uma mulher em estado lastimável de vergonha, humilhação e desespero. Segundo eles, a mulher havia sido pega em flagrante, cometendo adultério, um dos três pecados gravíssimos citados na Lei de Moisés, que era punido com a morte por apedrejamento. Os rabinos diziam: “Todo judeu deve morrer antes de cometer idolatria, adultério ou assassinato.” O adultério era um dos três crimes e pecados mais graves e a Torá era muito clara neste aspecto, variando apenas a forma de como se deveria cumprir a pena de morte: o livro do Levítico, 20,10, diz: “O homem que cometer adultério com a mulher de seu próximo deverá morrer, tanto ele como ela”, mas não fala da forma como deveriam ser mortos. O livro do Deuteronômio, 22,24, estabelece a pena no caso da mulher já estar casada, e, neste caso, deve-se tirar a mulher e o homem fora das portas da cidade: “e vocês levarão os dois à porta da cidade e os apedrejarão até que morram.”
Adultério era um pecado contra Deus e contra a Lei de Moisés, e que era para ser aplicado tanto para a mulher... quanto para o homem (???). Mas, trouxeram somente a mulher. Insisto: cadê o homem que consumira com ela o adultério? A mulher teria cometido o adultério sozinha?
Afinal de contas, quem era a mulher? Que valor tinha a mulher na sociedade judaica?
Os doutores da Lei e os fariseus estavam menos preocupados com o pecado que a mulher cometera e mais preocupados em desacreditar Jesus e submetê-lo a um descrédito e delito maior.
Se Jesus inocentasse a mulher estaria contrariando a Lei de Moisés, o que seria causa de morte também. Se ele condenasse a mulher à morte por apedrejamento estaria contrariando todos os seus ensinamentos baseados na lei do amor e da misericórdia, e ainda mais, contrariaria a lei dos romanos que haviam tirado dos judeus o direito de aplicar a pena de morte a quem quer que seja, e isso deixaria Jesus em maus lençóis com os dominadores do povo judeu, os romanos.  
A Lei mosaica prescrevia a pena de morte para uma mulher casada, pega em adultério: “Se um homem for pego em flagrante tendo relações sexuais com uma mulher casada, ambos serão mortos, o homem que se deitou com a mulher e a mulher. Deste modo você eliminará o mal de Israel. Se houver uma jovem prometida a um homem, e outro tiver relações com ela na cidade, vocês levarão os dois à porta da cidade, e os apedrejarão até que morram; a jovem por não ter gritado por socorro na cidade, e o homem por ter violentado a mulher de seu próximo”. (Dt 22,22-24). O Evangelho de João relata que os romanos tinham retirado dos judeus o direito de condenar alguém a morte: “Pilatos disse: ‘Encarreguem-se vocês mesmos de julgá-lo conforme a lei de vocês’. Os judeus responderam; ‘Não temos permissão de condenar ninguém à morte’.” (Jo 18,31).
Portanto, se Jesus dissesse que a mulher deveria ser apedrejada, ele contrariaria a lei civil dos romanos; se ele negasse esta pena, estaria contra a lei religiosa mosaica.
Os doutores da Lei e os fariseus procuravam, por todos os meios estratégicos, de como apanhar e encontrar em Jesus alguma contradição, ou erro contra a Lei de Moisés, tradições, costumes judaicos que pudessem incriminá-los, para que, de alguma forma, Jesus ficasse mal visto aos olhos do povo, e desacreditado e que ele perdesse sua popularidade.
Jesus não defende a mulher do delito que havia cometido; ela era realmente adúltera, não prostituta, e a trata como tal, mas com amor, compreensão, compaixão e misericórdia. Mas a Lei determinava que morressem os dois: homem e mulher que cometeram o delito. Mas, onde estava o homem? Adúlteras e prostitutas existem, sim, mas elas não existiriam se não houvessem homens covardes que delas tiram proveito e depois lhes apontam o dedo para incriminá-las, escondendo-se na multidão dos que gritam condenando-as e incentivando o apedrejamento. Pela Lei aquela mulher deveria ser punida com o apedrejamento. Deveria ter sido uma cena constrangedora.
Para surpresa de todos, Jesus ignora os julgadores e com misericórdia e muito amor coloca a sua atenção na mulher. A fisionomia da mulher estava transtornada, triste. Estava com medo, angustiada, apavorada, sem nenhuma perspectiva de futuro; afinal das contas, sua vida terminaria ali. Ela fora pega praticando sexo com um homem, provavelmente casado, e estava, agora, nas mãos de seus possíveis algozes, mas o companheiro de infortúnio havia desaparecido por conveniência da própria Lei que protege os que direcionam a lei contra os fracos e oprimidos.
Jesus não apela nem para a lei dos homens e nem para a Lei de Moisés. Jesus coloca em prática a Lei da Graça onde a pessoa é mais importante do que a letra. Jesus usou a lei da liberdade, a lei do perdão, a lei da misericórdia, a lei da compaixão, a lei do amor.
Os acusadores dizem: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na lei manda apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” (Jo 8,4-5).
O Evangelista conhecia a intenção dos acusadores, e testemunha: “Perguntaram isso para experimentar Jesus e para terem motivo de acusá-lo.” (Jo 8,6).
Jesus, com toda a serenidade que sempre pautou sua personalidade, caráter e suas atitudes, conhecedor das intenções dos que queriam pegá-lo em contradição, manteve-se inatingível pelo ódio que reinava no local, “abaixou-se e começou a escrever com o dedo no chão”. (Jo 8,8).
Não sabemos o que Jesus tenha escrito, e jamais o saberemos. Alguns autores vêem uma referência a uma frase em Jeremias: "aqueles que se afastam de ti terão seus nomes inscritos na poeira, porque abandonaram Yahweh, a fonte de água viva" (Jr 17,13). Talvez Jesus tivesse escrito no chão o que já havia ensinado antes: “Não julguem, e vocês não serão julgados. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. Porque você fica olhando o cisco no olho do seu irmão e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho?” (Mt 7,1,3).
Os acusadores insistiram para que Jesus se definisse e desse uma resposta e, “Jesus ergueu-se e disse: ‘Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra’.” (Jo 8,7).
Em outras palavras, “somente quem fosse santo, quem não tivesse pecados, quem fosse puro de mãos e limpo de coração, que não entregasse a sua alma à vaidade e nem jurasse enganosamente” (Sl 24), poderia ser o primeiro a atirar a pedra.
Jesus, após dizer: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”, abaixou-se novamente e continuou a escrever no chão. “E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo uma a um, a começar pelos mais velhos”. (Jo 8,9).
Resultado: deixaram Jesus sozinho com a mulher. É de se acreditar que até os seus discípulos e apóstolos, desconsertados com o desfecho, deixaram o local, porque o Evangelista é taxativo: “E Jesus ficou sozinho. Ora, a mulher continuava ali no meio”. (Jo 8,9).
Jesus, então, dirige-se para a mulher fazendo-lhe uma pergunta. “Mulher, onde estão àqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: ‘Ninguém, Senhor’. E disse-lhe Jesus: ‘Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais’.” (Jo 8,10-11).
Perguntando para a mulher se os seus acusadores não a tinham condenado, Jesus deixa claro que ele não se identifica com eles, “pois Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho Único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16).  Ele não veio para condenar, mas para salvar! Por isso a mulher está livre para ir, mas não para pecar de novo!
A Lei de Moisés, que é a lei do Antigo Testamento, foi escrita com o dedo de Deus na pedra: “Yahweh disse a Moisés: ‘Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, suba ao meu encontro na montanha, e eu escreverei as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou.” (Ex 34,1). É por isso que os infratores da lei de Moisés deveriam ser punidos com a pedra, com o apedrejamento, porque a sua lei foi escrita na pedra.
A Lei do amor, da misericórdia e do perdão, que é a Lei do Novo Testamento e da Nova Aliança, também é escrita, da mesma forma, com o dedo de Deus, mas não na pedra, mas no coração de cada um, transmitida, não para Moisés, mas transmitida pela própria “Palavra de Deus que se fez homem e veio habitar entre nós” (Jo 1,14): “Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.” (J0 13,34-35). Por isso é que os que pecam contra esta lei devem ser tratados com compreensão, amor, misericórdia e perdão, assim como fez Jesus. Deus detesta o pecado, mas ama o pecador.
O amor mútuo já era orientado no Antigo Testamento, também como um mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv19,18), mas que foi olvidado e não levado a sério.
Esta é a Nova Lei que Jesus escreve e prescreve. Esta é a Nova e Eterna Aliança, não escrita, mas inscrita nos nossos corações pelo “dedo de Deus”, Jesus Cristo. “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra.”.
Jesus podia ter atirado! Jesus seria o único que poderia ter atirado a pedra, porque ele era o único ali presente que não tinha pecado algum. Mas estendeu a mão e levantou a mulher da sua prostração, libertou-a da sua humilhação, salvou-a até da sua solidão, conversando com ela pela primeira vez, olhando-a, quem sabe, amorosamente, nos olhos.
Com o olhar e com o coração, Jesus deve ter dito àquela mulher: “Eu não te condeno! Eu sou o Messias do Deus sem pedras, o Deus do Perdão abundante. Vai e de agora em diante não tornes a pecar! Vai, e sê de novo!”.
Mais tarde Paulo escreveria: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”. (Rm 5,20).

Um comentário:

  1. Graça e paz! por favor, gostaria muito de saber onde se encontra essa passagem a qual vejo muita gente cita-la, mas nao consegui encontra-la na bíblia. É a seguinte: "É melhor queimar a Torah que ensinar a uma mulher" agradeceria muito se pudesse me enformar!

    ResponderExcluir