terça-feira, 5 de junho de 2018

QUE É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?

QUE É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?

Resultado de imagem para QUE É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?

No seu Evangelho, Marcos narra um episódio que nos mostra como o Senhor Jesus jamais nos desampara em qualquer momento difícil de nossa vida: “Naquele mesmo dia, já sobre a tarde, Jesus disse-lhes: Passemos ao outro lado. E, despedindo o povo, o levaram consigo. Outras embarcações o seguiram. Então levantou-se uma grande tormenta de vento, e as ondas lançavam-se sobre a barca, de sorte que ela se enchia. Jesus estava dormindo na popa, sobre um travesseiro; então eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te dá que pereçamos? Ele levantando-se, ameaçou o vento e disse para o mar: Cala-te, emudece. O vento amainou e seguiu-se uma grande bonança. E disse-lhes: Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? Ficaram cheios de grande temor e diziam uns para os outros: Quem será este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4,35-40).
Naquele dia, após uma jornada cansativa de ensinamentos, caminhadas, discussões com os incrédulos e de corações duros, deixando a multidão na margem do lago, Jesus entra no barco e ordena aos seus discípulos: “Passemos ao outro lado.” (Mc 4,35).

Ao se ver livre da multidão, Jesus não resistiu ao cansaço, se acomodou num canto do barco, repousou sua cabeça em um travesseiro que lá encontrou talvez feito por um emaranhado de redes de pesca, e se entregou a um sono repousante e reconfortador: “Jesus estava dormindo na popa, sobre um travesseiro...” (Mc 4,38).            
E o que aconteceu a seguir deve ter sido uma coisa horrível pois que, aqueles homens rudes acostumados a todas as intempéries e perigos daquele lago, conhecedores que eram de todas as mudanças climáticas e transformações de tempos calmos para tempestades, pescadores calejados que eram, ficarem apavorados a ponto de, julgando que fossem sucumbir, desesperadamente despertarem o Senhor Jesus que dormia  calmamente no barco, dizendo: “Mestre, não te dá que pereçamos?” (Mt 4,38), clamando: “socorro, Senhor, porque senão todos vamos naufragar, todos iremos ao fundo, todos morreremos, inclusive o Senhor.”
Quantas vezes agimos como esses discípulos de Jesus, ainda que tendo a certeza de que ele está conosco, ainda que sentimos a sua presença ao nosso lado, quando vem a tempestade nos desesperamos porque olhamos para o fundo do barco e vemos o Senhor Jesus no mais repousante dos sonos; no meio da mais terrível tempestade Jesus está dormindo.
Não seria o caso de dizermos, como o Apóstolo Paulo: “Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (R 8,31).
 Mas, mesmo os escritures sagrados nos dando toda a certeza que mesmo nas piores fases da nossa vida o Senhor Nosso Deus jamais nos abandona, ainda assim, quando estamos com problemas, quando nos encontramos em dificuldades, colocamos em dúvida até a presença do Senhor e, fracos de fé como somos, imitamos os discípulos de Jesus nessa desconfiança, e gritamos: “Mestre, mestre, estamos perecendo.” (Lc 8,24). 
E aí acordamos Jesus de seu sono repousante e “Ele, porém, levantando-se, conjurou severamente o vento e o tumulto das ondas: apaziguaram-se e houve bonança.” (Lc 8,24). Que falta de fé.  Que falta de confiança. Mas, de qualquer maneira, mesmo dormindo, os discípulos sabiam que o Senhor Jesus os tiraria daquela enroscada.
E assim deve acontecer conosco também e sempre nas nossas dificuldades, nos nossos problemas; devemos recorrer sempre ao Senhor Jesus ainda que ele esteja dormindo no fundo do barco de nossa vida que está prestes a soçobrar.
Senhor Jesus despertando de seu sono não perde a oportunidade de, ainda que de maneira paternal e carinhosa, chamar a atenção de seus discípulos, como chamaria a nossa atenção em situação idêntica: “Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40).
Jesus gostaria que jamais tivéssemos medo do que quer que seja quando estivéssemos com ele e quando ele estivesse conosco.
A presença dele, dormindo ou acordado é suficiente para afastar para bem longe de nós todo e qualquer mal; basta que acreditemos nisso.
 Confiemos nele e não nos apavoremos quando nos surge qualquer tipo de mal ou preocupação. E o mais interessante: depois que o Senhor Jesus acordou, ordenou às águas e ao vento que se acalmassem, e eles realmente o obedeceram e voltaram ao normal, o susto dos discípulos foi ainda maior porque “Ficaram cheio de grande temor e diziam uns para os outros: Quem será este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4,40). 
Se o Senhor Jesus tem poder sobre as águas, sobre o vento e domina as forças da natureza, não vai ter poder também sobre os males que nos afligem?  E a fé que deveríamos ter nele?  E a nossa fé?  É só ter fé em Jesus Cristo; é só acreditar nele e, com toda a certeza, ele, dando uma ordem, como deu às águas e ao vento, afastará de nós todos os males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário