sábado, 14 de setembro de 2013

NOSSA SENHORA DAS DORES - MARIA, A MULHER DA CRUZ

14 DE SETEMBRO
NOSSA SENHORA DAS DORES – MARIA, A MULHER DA CRUZ

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxlbZmL6V5jKLPechAblQ-w37_eRtRRbL1cCpmeRljRqDbQP99Cf5PQvD-aTa870SNmMnCsAxB0iZg_ls5i8pnkEX1AVJlH2TofIs5MkvehghwAzWwKhR7CeXOTxf6IxTiU9G91p3XAEiD/s320/jesus-encontra-sua-mae-na-cruz.jpg

Padre Rufus Pereira - Sacerdote da Arquidiocese de Bombaim (Índia). 

Comemoramos em 14 de setembro a festa da Exaltação da Santa Cruz, onde vimos como Jesus nasceu para morrer, e morrer na cruz, porque desta forma Ele traria salvação e vida  em plenitude ao homem. Compete-nos, agora, falar de uma mulher que nasceu para o sofrimento, por isso o título de Maria como Nossa Senhora das Dores. Se Jesus é o homem compassivo, Maria também é compassiva. Ela passou por todos os sofrimentos que uma mulher pode passar. Ela completou nos seus sofrimentos aquilo que faltou nos sofrimentos de Cristo. Deus também enviou o Anjo Gabriel para anunciar que ela seria a mãe do Salvador, por isso ela foi chamada a completar os sofrimentos de Jesus. O Pai precisava de uma mulher para sofrer. Não quer dizer que faltou algum sofrimento a Jesus, esta é só uma maneira de dizer. Por isso Jesus disse aos discípulos que eles nada poderiam fazer sem Ele e sem Maria. Mas isso só poderá  ‘dar frutos’ se nós seguirmos a Jesus.
Por isso eu quero dizer a vocês que Jesus convidou Maria para fazer parte deste sofrimento, não porque faltava mas para que se tivesse uma idéia maior dos sofrimentos da mulher.
             Maria a mulher da palavra, mas ela também é a mulher da cruz. Vocês podem acreditar ou não, mas se estudamos as Escrituras podemos ver que Ela é a Mulher da Palavra, por isso Isabel disse a Maria: ‘Bendita és por ter acreditado na Palavra’. Maria disse poucas palavras, mas uma das palavras mais lindas foi : ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’. Ela é a mulher do Espírito. Vemos Maria comunicando o Espírito Santo.
Hoje eu quero apresentar Maria com um outro titulo: a mulher da cruz, a mulher do coração transpassado. Quando Maria ficou em pé aos pés da cruz,  sabemos que aquela mesma flecha que atingiu Jesus era a mesma  que falava a profecia de Simeão. Imagine o sofrimento que Maria passou quando se tornou suspeita diante do homem que ela amava, José,  e que a amava também. Por isso podemos imaginar o quanto as mulheres sofrem.  Por quanto tempo Maria  passou por estes sofrimentos eu não sei... Até que o anjo aparecesse para Jose e dissesse que ele a tomasse por esposa. Outro sofrimento foi quando ela não achou lugar onde pudesse dar a luz ao seu Filho.
Alguém aqui já deu a luz ao seu filho num estábulo? Eu conheço uma mulher, é Maria.
O sofrimento de não ter um lar, de não ter um teto é um sofrimento muito grande, e não havia nenhum lugar para ela. Depois também sofreu a ameaça do filho poder ser morto por Herodes.
A mulher que tem o filho sequestrado é um sofrimento imenso, e foi isso que Maria passou quando eles se perderam e  Jesus estava no templo. O sofrimento de mãe de ver um filho em perigo, sendo atacado pelo inimigo. Não esquecendo a viagem às pressas para o Egito. Pode ter certeza que foi uma experiência dolorosa! Ela sofria muito quando as pessoas diziam a ela que Jesus não respeitava as leis, mas principalmente quando ela estava com Jesus a caminho do Calvário.
O Papa diz para não olharmos Maria apenas como uma devoção, não somente como a mulher da Palavra ou do Espírito Santo, mas olhar para Ela como a Mulher da Cruz. Aquela que nos lembra que devemos fazer o que Jesus fez.
São comemorados também nesta data: Exaltação da Santa Cruz, Santa Rósula, Santa Noteburga, Santos Crescenciano, Vítor, Rosula e General (mártires da África), São Crescêncio de Perúgia (menino de 11 anos, filho de Santo Eutímio, mártir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário