sábado, 7 de setembro de 2013

“QUEM PODE CONHECER A VONTADE DE DEUS?” (Sb 9,13).

XXIII DOMINGO COMUM
Ano – C; Cor – verde; Leituras: Sb 9,13-19; Sl 89; Fm 9b-10.12-17; Lc 14,25-33.

“SE ALGUÉM VEM A MIM, E NÃO DÁ PREFERÊNCIA MAIS A MIM QUE AO SEU PAI, À SUA MÃE, À MULHER, AOS FILHOS, AOS IRMÃOS, ÀS IRMÃS, E ATÉ MESMO À SUA PRÓPRIA VIDA, ESSE NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO”. (Lc 14,26).

Diácono Milton Restivo


Sabedoria e um dos livros deuterocanônicos da Bíblia. Isso quer dizer que não é aceito pelos seguimentos protestantes e não se encontra nas suas Bíblias. Possui 19 capítulos. É normalmente atribuído a Salomão, porém estudos indicam que foi escrito por um judeu de Alexandria.
O Livro da Sabedoria é, por ordem cronológica, o último livro do Antigo Testamento. Embora atribuído a Salomão, devido à fama de grande sábio do rei hebreu do século IX aC, sabe-se que o verdadeiro autor da Sabedoria foi um judeu de Alexandria que viveu no século I aC e que o teria escrito pelo ano 50 aC. O livro da Sabedoria não consta da Bíblia protestante, mas é usado e referenciado em muitas passagens do Novo Testamento, tanto nos Evangelhos como nos escritos dos apóstolos.
Na liturgia de hoje o livro da Sabedoria faz uma pergunta inquietante: “Quem pode conhecer a vontade de Deus? Quem pode imaginar o que o Senhor deseja?” (Sb 9,13).
É muito comum ouvirmos pessoas dizerem: “Seja o que Deus quiser”. Outras vezes, para justificar alguma coisa incompreensível ou injustificável, é dito: “Foi a vontade de Deus”. Na oração do Pai Nosso dizemos: “Seja feita a vossa vontade...”.
         O Apóstolo Paulo, nos seus escritos, retoma essa problemática, e diz: “Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis as suas decisões, e como são impenetráveis os seus caminhos! Quem poderá compreender o pensamento do Senhor?” (Rm 11,33-34); “Pois, quem conhece o pensamento do Senhor para lhe dar lições?” (1Cor 2,16a).
Estamos sempre dizendo que tudo o que acontece é a vontade de Deus e, no que aconteceu, a vontade de Deus foi feita, e que seja feita na nossa vida a vontade de Deus.
Mas, por que muitas vezes nos revoltamos quando uma pessoa amada é tirada do nosso convívio íntimo pelo fenômeno da morte? Então, porque oramos a Deus pedindo que seja feita a sua vontade se quando a vontade de Deus se cumpre em nossa vida nos revoltamos? Quando a vontade de Deus contraria a nossa vontade, brigamos com ele, portamo-nos de maneira infantil da mesma maneira que uma criança mimada que é contrariada pelos pais.
Em primeira instância, qual é a vontade de Deus em relação aos homens para quem ele enviou seu Filho único “não para condenar o mundo, mas para o mundo seja salvo por ele”? (Jo 3,17). A vontade de Deus é a felicidade plena de todos os seus filhos.
Qual seria o pai ou a mãe que não poderia querer isso?  É justo dizer, quando uma criança, que brincava na rua, tenha sido atropelada e morta por um motorista embriagado, que isso tenha sido a vontade de Deus?  Ou que alguém, que não tenha observado as orientações de segurança ou não respeitado as leis de trânsito, tenha provocado um grave acidente e até a sua morte e morte de outras pessoas, que tenha sido a vontade de Deus? Ou que alguém tenha morrido de câncer depois de ter fumado a vida inteira? Ou de cirrose depois de beber da mesma forma?  Não, essa não é a vontade de Deus. Tudo isso é consequência da irresponsabilidade, da falta de obedecer a normas de segurança e sobrevivência e de respeitar a própria vida e a vida do outro.
A vontade de Deus é que nada disso aconteça, mas, se acontece, passa a ser responsabilidade daqueles que não levaram a sério os preceitos de amor que nos foram transmitidos por Jesus: “Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois”. (Mc 12,29-31).  
João, Apóstolo e Evangelista, reforça esse ensinamento de Jesus: “Se alguém disser: "Amo a Deus", mas não ama seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: quem ama a Deus, ame também a seu irmão". (1Jo 4,20-21).
Paulo Apóstolo define qual é a lei e a vontade de Deus: “Porque toda a Lei está contida numa só palavra: Amarás o teu próximo com a ti mesmo”. (Gl 5,14).
A vontade de Deus é a Lei do amor, E Jesus nos deixa um novo mandamento, o mandamento da vontade de Deus: “Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns pelos outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos. [...] O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida por seus amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando”. (Jo 13,34-35; 15,12-14).
O amor suplanta todos os demais mandamentos, porque, quem ama, ama a Deus sobre todas as coisas, não toma o santo nome de Deus em vão, não deseja o que é do próximo, respeita a vida do próximo, respeita os bens do próximo e, assim sendo, não mataria, não roubaria, não cometeria adultério, não desejaria nada que fosse do próximo, respeitaria pai e mãe. Essa é a vontade de Deus.
Os dez mandamentos da Lei de Moisés estão resumidos no novo mandamento de Jesus Cristo; quem cumpre o novo mandamento com responsabilidade, amor e dedicação, está cumprindo, sem ter que se preocupar, os mandamentos da lei mosaica.
Quando rezamos: “seja feita a vossa vontade...”, é isso que pedimos: que a vontade de Deus, que é a realização plena do amor, seja levada a efeito entre os homens. E o livro da Sabedoria complementa: “Quem poderá conhecer o teu projeto, se tu não lhe deres sabedoria, enviando do alto o teu espírito santo?” (Sb 9,17). Pelo Espírito Santo do Pai, que nos foi enviado por Jesus, temos conhecimento qual seja a vontade de Deus. O que é necessário agora é colocá-la em prática.
O Salmo responsorial é uma oração coletiva de súplica diante da fragilidade e brevidade da vida humana: “Tu reduzes o homem ao pó... [...] Tu o semeias ano por ano, como erva que se renova: de manhã ela germina e brota, de tarde a cortam e ela seca. [...] Nossos dias passaram sob a tua cólera, e como suspiro nossos anos se acabaram. Setenta anos é o tempo de nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa. E a maior parte deles é fadiga inútil, pois passam depressa, e nós voamos. [...] Ensina-nos a contar os nossos anos, para que tenhamos coração sensato”. (Sl 90 (89),3a.5.9-10.12). O que é a vida humana diante da eternidade de Deus?
Deus ultrapassa as gerações humanas e toda a criação. O salmista afirma: “O homem é como um sopro; os seus dias como sombra que passa”. (Sl 144 (143),4). E o profeta Isaias declara: “Todo ser humano é erva e toda a sua beleza é como a flor do campo: a erva seca e a flor murcha, quando sobre ela sopra o vento de Iahweh; a erva seca e a flor murcha, mas a palavra de nosso Deus se realiza sempre” (Is 40,6-8; 1Pd 1,24-25). Enquanto isso, o homem vive brevemente e acaba morrendo. E nisso tudo, a vontade de Deus vai se realizando.
A segunda leitura é da carta de Paulo a Filemon. É a mais breve e a mais pessoal das cartas, mas não é uma carta privada, é aberta à comunidade. Esta carta tem uma particularidade: de tão breve que é, não tem capítulos, só tem versículos. É mais um bilhete do que uma carta. Foi escrita de próprio punho por Paulo “Eu, Paulo, escrevo com minha própria mão” (19). É uma das cartas chamada de “epístolas do cativeiro”, considerando que, por três vezes Paulo recorda à Filemon sua situação de prisioneiro (1.9.13).
Nesta carta Paulo dirige-se, também, à Igreja que se reúne na casa de Filemon. Tudo indica que Filemon fora convertido ao cristianismo por Paulo. Filemon possuía um escravo: Onésimo, que não era batizado, não era cristão. O escravo Onésimo fugiu do seu dono e procurou abrigo junto de Paulo, que estava no cativeiro. Paulo converte Onésimo, batiza-o, tornando-o irmão na fé e o devolve a Filemon “não mais como escravo, e sim, mas muito mais do que escravo: você o terá como irmão querido; ele é querido por mim, e o será muito mais por você, seja como homem, seja como cristão” (16), como irmão na fé; “portanto, se você me considera como irmão na fé, recebe-o como se fosse eu mesmo” (17).
No Evangelho Jesus diz que a fé de quem deseja seguí-lo, deve ser radical: não tem meios termos. Este texto é composto por duas parábolas. A primeira parábola é a do construtor que constrói uma torre: “De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre não se senta primeiro a calcular a despesa para ver se tem o suficiente para terminar? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não seja capaz de concluí-la e então todos os que olhem comecem a fazer troça, dizendo: ‘Este homem começou a edificar, mas não foi capaz de concluir!” (Lc 14,28-30).
A segunda parábola é do rei que se prepara para ir à guerra: “E qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para ver se é capaz de se opor, com dez mil soldados, a quem vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, enquanto o outro ainda vem longe, manda-lhe uma delegação a pedir as condições de paz”. (Lc 14,31-32).
Tudo isso para nos dizer que, quando o cristão toma a iniciativa de seguir Jesus, deve ter consciência da responsabilidade que assumiu para que a torre que começou a construir não caia e a guerra que planejou contra o mal não tenha fins desastrosos.
O que constrói a torre reflete bem primeiro sobre os custos e os riscos que a construção vai lhe trazer e tem que estudar para ver se tem condições de sustentar todas as despesas necessárias e superar todos os contratempos. Da mesma forma o rei que pretende travar uma batalha: calcula, em primeiro lugar, a consistência das suas forças e as possibilidades que tem de chegar à vitória, senão é loucura começar a guerra.
Seguir a Jesus é uma empreitada dura e custosa. Por isso, aquele que decide ser cristão deve calcular muito bem as forças, os deveres que assume e os riscos que vai correr.
Jesus inicia a sua chamada de atenção com palavras fortes, contundentes e que chocam e que, para os menos avisados, chega às raias do absurdo: “Se alguém vem a mim, e não dá preferência mais a mim que ao seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo”. (Lc 14,26).
Jesus não passa a mão na cabeça de ninguém: é taxativo e radical, não tem meios termos e não usa meias palavras. Não se pode colocar os pés em duas barcas ou acender uma vela para Deus e outra para o diabo. Poderia existir amor maior do que a dedicação pela família? Ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs?
Será que Jesus está sendo tão egoísta que está enciumado pelo amor que devemos aos nossos familiares? Não, não é isso. Amar ao pai e à mãe é um preceito forte deixado por Deus ao povo do Antigo Testamento e a todos os homens de todos os tempos. É isso que Jesus quer. Quem ama a Deus em primeiro lugar e segue seus mandamentos, amará e respeitará mais pai, mai esposa, filhos, irmãos, irmãs... Quem ama a Deus em primeiro lugar, ama seu próximo com mais intensidade.
Poderia haver maior preocupação do que a de se conservar a própria vida? É por isso que Jesus chega à radicalidade. Em primeira instância, Jesus nos dá prova do que seja um grande amor, de um imenso amor, de um amor que, conforme ele mesmo diz, não existe maior prova: “Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos”. (Jo 15,13), e isso ele não somente falou, mas fez. Jesus mostra o tamanho do amor do Pai, e mostra a todos que, se existe um amor que se pode chamar de louco, é o amor do Pai: “Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou seu Filho único, para que, o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16).
O amor que o Pai tem pelos homens é um amor que não tem tamanho: é maior que a mais alta das montanhas e mais profundo que o mais obscuro dos abismos. Pode um pai dar a vida de seu filho único para que outros possam ter vida? Você pai, você mãe, faria isso? O filho que é a razão do seu viver, da sua alegria, da sua esperança e no qual você coloca todo o seu amor? Não foi isso que o Pai falou a respeito do seu Filho amado? “Este é meu Filho amado, em quem coloco todo o meu amor”. (Mt 3,17; 17,5). É desta maneira que o Pai revela o seu amor aos homens. Primeiro, o Pai nos dá a prova do seu amor, entregando o seu Filho único para a salvação de todos. Segundo, o Filho dá prova de seu amor se entregando à morte por todos e por cada um de nós.
Será que o que ele está nos pedindo nesta oportunidade é muito? Mas, então, porque ele colocou no coração do homem e da mulher a vocação para o matrimônio? Para serem marido e mulher, serem pais, terem filhos e viver uma vida harmoniosa com os seus pais e irmãos? Para depois tirar tudo isso para que ficasse provado o amor que deveriam ter para com ele? Não! Jesus jamais nos pediria isso! O que ele pede é que seja cumprido o primeiro e o maior de todos os mandamentos, independente de qualquer outra coisa, como Yahweh já havia dito para o povo israelita que caminhava pelo deserto à busca da terra prometida: “Ame a Yahweh seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força”. (Dt 6,5). Nos seus ensinamentos Jesus ratifica esse mandamento e o revigora, anexando a ele um segundo mandamento: “Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo”. (Mt 22,37-39; Lc 10,27; Mc 29-31).
O amor a Deus deve estar sobre e acima de tudo o mais que possamos querer nesta vida. Tudo o que temos e somos recebemos das mãos de Deus: a terra que pisamos, o ar que respiramos, os pássaros que cantam, as flores que embelezam e perfumam, o sol que ilumina e aquece, a chuva que faz reviver a planta ressequida, as estrelas que fulguram no infinito. E não somente isso. Recebemos a graça de termos um corpo perfeito com movimentos claros e precisos, saúde, disponibilidade, com inteligência e percepção para as coisas. Recebemos mais: os pais que temos, os irmãos, enfim, uma família que se ama e se ajuda mutuamente. Recebemos mais: a esposa, o marido, os filhos... Então, chegamos à conclusão que tudo o que temos e somos, recebemos das mãos de Deus numa manifestação plena do seu amor. O que Jesus nos pede é que não amemos mais o presente que recebemos do que aquele que nos presenteou. O Pai nos deu tudo; a ele devemos adoração, agradecimento e glória. Não se ama mais o presente do que quem o deu. E amando quem nos presenteou, vamos amar ainda mais o presente recebido. Amando a Deus, vamos amar e respeitar mais nossos pais, nossos irmãos e irmãs, nossas esposas, esposos, filhos... Jesus jamais nos pediria que os deixássemos; apenas quer que os amemos com o amor que vem de Deus e, para isso, precisamos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com toda a nossa força, com todo o nosso entendimento. Essa é a radicalidade do ensinamento de Jesus: só amamos verdadeiramente os nossos se colocarmos o amor a Deus sobre e acima de todas as coisas.
E Jesus termina dizendo que, se não colocarmos o amor a Deus sobre e acima de todas as coisas, não podemos ser seus discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário