quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CASAMENTO FELIZ

09 DE JANEIRO
CASAMENTO FELIZ


Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do Chefe, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo.
- Amamo-nos... e queremos casar - disse o jovem.
- Sim!... nós amamo-nos tanto, que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã... qualquer coisa que nos garanta que vamos ficar sempre juntos... que nos assegure que estaremos sempre um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?...
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por um sinal, disse:
- Há uma coisa a fazer..., mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada...
Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia, e apenas com uma rede e tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia e tu, Touro Bravo - continuou o feiticeiro - deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!
       Os jovens abraçaram-se com ternura, e logo partiram para cumprir a missão recomendada... no dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam, ansiosos, cada um com a sua ave dentro de um saco. De imediato, o velho sábio pediu que, com cuidado, as tirassem dos sacos... (eram verdadeiramente grandes e lindos exemplares).
- E agora o que fazemos? - perguntou o jovem - matamo-las e depois bebemos a honra de seu sangue?
- Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne? - propôs a jovem.
- Não! - disse o feiticeiro. Peguem nas aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com estas fitas de couro. Quando as tiverem bem amarradas, soltem-nas para que voem livres! O guerreiro e a jovem assim fizeram e soltaram as majestosas aves. A águia e o falcão permaneceram bem juntos e amarrados, tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, as aves irritadas pela incapacidade do vôo, arremessavam-se e começaram a lutar entre si, ferindo-se mutuamente com os bicos, e quase se  matavam! E o velho sábio disse:
 - Jamais esqueçam o que estão a ver. Este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, mais cedo ou mais tarde, começarão por se magoar gravemente um ao outro!
- Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, livremente, jamais amarrados.

São comemorados neste dia: Santo André Corsini, Santa Apolinária do Egito (virgem), São Celso de Antioquia (mártir), São Marcelino de Ancona (bispo), Santo Adriano de Cantuária (abade).

Um comentário: