sábado, 18 de janeiro de 2014

“EIS O CORDEIRO DE DEUS, AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”.

SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Is 49,3.5-6; Salmo 39(40); 1Cor 1,1-3; Jo 1,29-34.

“EIS O CORDEIRO DE DEUS, AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”. (Jo 1,29).


Diácono Milton Restivo

No primeiro domingo do Tempo Comum a Igreja comemorou a recordação do batismo de Jesus por João Batista. Neste segundo domingo João torna pública a identidade de Jesus no seu ministério: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29).
Em toda santa Missa que participamos, durante a fração do pão eucarístico, ouvimos o presidente da celebração dizer: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” e respondemos convictos e compungidos: “Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada. Mas dizei uma palavra e serei salvo (a)”. Esta aclamação foi introduzida na santa missa pelo Papa Sérgio II (687-701). Quando Jesus é chamado de Cordeiro de Deus no Evangelho segundo João em 1,29 e 1,36, é uma referência ao fato de que ele é o sacrifício perfeito e definitivo pelo pecado do mundo e de todos os homens. Para podermos compreender quem Jesus era e o que fez, precisamos voltar ao Velho Testamento onde encontramos as profecias sobre a vinda do Messias como expiação do pecado, principalmente no livro de Isaias: “No entanto, Yahweh queria esmagá-lo com o sofrimento: se ele entrega a sua vida em reparação pelos pecados, então conhecerá os seus descendentes, prolongará a sua existência e, por meio dele, o projeto de Yahweh triunfará”. (Is 53,10); “Mas ele estava sendo transpassado por causa de nossas revoltas, esmagado por nossos crimes. Caiu sobre ele o castigo que nos deixaria quites; e por suas feridas é que veio a cura para nós.” (Is 53,5; 2Cor 5,21; Rm 4,25; Gl 3,13).
          O termo Cordeiro de Deus” é uma  expressão que aparece no Novo Testamento, no Evangelho de João, onde João Batista diz de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29; 1,36). Quando João Batista aponta para Jesus e o chama de Cordeiro de Deus, ele está dizendo que Jesus veio para morrer a nossa morte; que Jesus veio nos aspergir com o seu sangue e nos trazer a salvação; que Jesus veio para levar consigo o nosso sofrimento, a nossa dor e o nosso pecado; que Jesus veio para imolar a sua vida no altar do Pai, mas, acima de tudo, veio para triunfar sobre todos os poderes inimigos que tentam subjugar os seus discípulos, por isso ele é “o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”.
Nas Sagradas Escrituras a primeira menção sobre sacrificar um cordeiro em lugar de alguém que estava destinado à morte aparece no livro do Gênesis, 22,1-18, quando Yahweh submete Abraão à grande prova da fé. Para Abrahão provar a sua fé a Yahweh teria de sacrificar o seu próprio e único filho Isaac, imolando-o e queimando-o numa pira de lenha, como era costume para os sacrifícios de animais, conforme Yahweh lhe havia determinado: “Abraão, tome seu filho, seu único filho Isaac, a quem você ama, vá à terra de Moriá e ofereça-o ai em holocausto, sobre uma montanha, que eu vou lhe mostrar”. (Gn 22,2). No caminho, Isaac, sabendo que iam fazer um holocausto a Yahweh e vendo que não levavam a vítima, pergunta ao seu pai: “’Pai, aqui estão o fogo e a lenha. Mas onde está o cordeiro para o holocausto? ’ Abraão respondeu: ‘Deus providenciará o cordeiro para o holocausto, meu filho’”. (Gn 22,6-8).
Porém, quando Abraão ia consumar a ordem de Yahweh, um anjo interveio e impediu que Abraão sacrificasse seu filho Isaac: “Não estenda a mão contra o menino! Não lhe faça nenhum mal! Agora sei que você teme a Deus, pois não me recusou seu filho único.” (Gn 22,12).
Mas o holocausto deveria ser realizado de qualquer forma e “Abraão ergueu os olhos e viu um cordeiro preso pelos chifres num arbusto; pegou o cordeiro e o ofereceu em holocausto no lugar do seu filho.” (Gn 22,13). Isaac é substituído por um cordeiro que é sacrificado em seu lugar.
Foi o primeiro prenúncio de Jesus, o Messias, como o Cordeiro de Deus que deveria ser sacrificado para que, como Isaac, os homens todos não fossem sacrificados pelos seus pecados: “Foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; tal como cordeiro ele foi levado para o matadouro; como ovelha muda diante do tosquiador, ele não abriu a boca.” (Is 53,7; Mt 26,63; 1Pd 2,23; At 8,32-33; Jo 1,29). E Jesus ficou calado diante de seus torturadores: “Pilatos entrou outra vez no palácio e perguntou a Jesus: ‘Donde és tu?’ Jesus ficou calado”. (Jo 19,9).
Isaias não para por ai: “Todavia, eram as nossas doenças que ele carregava, eram as nossas dores que ele levava em suas costas. E nós achávamos que ele era um homem castigado, um homem ferido por Deus e humilhado. Mas ele estava sendo transpassado por causa de nossas revoltas, esmagado por nossos crimes. Caiu sobre ele o castigo que nos deixaria quites; e por suas feridas é que veio a cura para nós.” (Is 53,4-5; 2Cor 5,21; Rm 4,25; Gl 3,13).
Mas, existe um fato de suma importância no início dessa passagem do teste de Yahweh para com Abraão que se repetiu no chamamento de Moisés, que não podemos deixar passar desapercebido: a maneira como Yahweh chamou Abraão e Moisés, pessoas de importância vital para o povo israelita, e a mesma resposta que eles deram ao chamamento de Yahweh.
Para Abraão Yahweh chamou o seu nome por duas vezes (Gn 22,1), o mesmo acontecendo com Moisés, tendo o seu nome repetido por Yahweh por duas vezes (Ex 3,4), e a resposta de ambos foi a mesma: “Eis-me aqui” (Gn 22,1; Ex 3,4). O Senhor chama o seu escolhido repetindo o seu nome por duas vezes e aquele que está aberto ao chamamento de Yahweh responde prontamente: “Eis-me aqui”. A partir dai Yahweh determina o motivo de seu chamamento: A Abraão o teste de sua fé; a Moisés, a libertação de seu povo. Qual tem sido a nossa resposta ao Senhor nosso Deus quando ele nos chama pelo nosso nome? Na missão de Moisés, como foi na de Abraão, também aparece um cordeiro para livrar todos os primogênitos dos hebreus da morte no Egito (Ex 12,1-14). Yahweh determina a Moisés que o cordeiro a ser sacrificado deveria ser macho, sem defeito, de um ano, isto é, sem ter sido usado, ainda, para a procriação (Ex 12,5).
No livro do Deuteronômio Yahweh determina que o cordeiro seja um primogênito, ou seja, o primeiro, aquele que abriu o ventre de sua mãe, e que não tenha defeitos (Dt 15,21).
Na fuga dos hebreus do Egito o sangue do cordeiro imolado deveria ser passado sobre as portas das casas dos hebreus, e isso os livararia do anjo da morte: “Pegarão o sangue e o passarão sobre os dois batentes e sobre a travessa da porta, nas casas onde comerem o animal. [...] Nessa noite, eu passarei pela terra do Egito, matarei todos os primogênitos egípcios, desde os homens até os animais. [...] O sangue nas casas será um sinal de que vocês estão dentro dela: ao ver o sangue, eu passarei adiante. E o flagelo destruidor não atingirá vocês, quando eu ferir o Egito. Esse dia será para vocês um memorial, pois nele celebrarão uma festa de Yahweh. Vocês o celebrarão como um rito permanente, de geração em geração”. (Ex 12,7.12.13-14). Observemos a última frase: “Vocês o celebrarão como um rito permanente, de geração em geração”. Quando Jesus anuncia a Nova Aliança no seu sangue, ele determina que isso seja feito em memória dele de geração em geração: “Do mesmo modo, após a Ceia, tomou também o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue: todas as vezes que vocês beberem dele, façam isso em memória de mim’” (1Cor 11,25), da mesma maneira que Moisés falara quando aspergia o sangue dos cordeiros imolados sobre o povo: “Este é o sangue da Aliança que Yahweh faz com vocês”. (Ex 24,8).
Como o sangue do cordeiro salvou os primogênitos dos hebreus da morte no Egito, o sangue do Cordeiro de Deus imolado no Calvário e que tingiu a cruz, salva a todos os que aderirem ao seu batismo e às suas recomendações evangélicas.
A Carta aos Hebreus atribui a Jesus, o Messias, o símbolo do cordeiro que era sacrificado pelos sacerdotes no Antigo Testamento (Ex 29,1-37), quando afirma: De fato, depois que o sumo sacerdote oferece o sangue no santuário pelos pecados do povo, os corpos dos animais oferecidos em sacrifício são queimados fora do recinto sagrado. Por esse motivo também Jesus sofreu sua paixão fora de Jerusalém quando purificou o povo com o seu próprio sangue”. (Hb 13,11-12).
Isaias atribui a Jesus a figura profética do cordeiro: “Foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; tal como cordeiro, ele foi levado para o matadouro; como ovelha muda diante do tosquiador, ele não abriu a boca.” (Is 53,7). O sistema de sacrifícios estabelecido por Deus no Antigo Testamento preparou o terreno para a vinda de Jesus, o Cristo, o perfeito sacrifício que Deus providenciou como expiação pelos pecados de seu povo: “Deus tornou possível aquilo que para a Lei era impossível, porque os instintos egoístas a tornaram impotente. Ele enviou o seu próprio Filho numa condição semelhante à do pecado, em vista do pecado, e assim condenou o pecado na sua carne mortal”. (Rm 8,3); “Irmãos, com toda segurança podemos entrar no santuário, por meio do sangue de Jesus. Ele inaugurou para nós esse caminho novo e vivo, através da cortina, isso é, da sua própria carne”. (Hb 10,19-20). O cordeiro é o símbolo mais antigo da salvação de um povo e da Páscoa desse povo. Hoje o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” é a realidade mais nova da Nova Aliança, a Aliança inaugurada no sangue de Jesus derramado no Calvário.
No Novo Testamento Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos. No Antigo Testamento a Páscoa era celebrada com os pães sem fermento, os pães ázimos e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito.
Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.
Hoje, na Eucaristia, o povo de Deus se alimenta do pão que lhe é oferecido por Jesus: “A seguir, Jesus tomou o pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: ‘Isto é meu corpo, que é dado por vocês. Façam isso em memória de mim’”. (Lc 22,19).
Para os cristãos o centro da fé será sempre o Cristo que morreu e ressuscitou para mostrar que o Reino de Deus pregado por ele está presente e vivo entre os homens.
O livro das Sagradas Escrituras que mais descreve Jesus como o Cordeiro, é o Apocalipse. Mais de vinte e oito vezes no último livro da Bíblia, Jesus é identificado como o Cordeiro.
O Cordeiro no Apocalipse é uma figura com poder absoluto, é um Cordeiro vitorioso. O papel dele de sacrifício é central, mas ele se apresenta como o Cordeiro que foi morto, mas agora vive.
Pelo seu sangue, ele dá a vitória aos fiéis e lava as vestiduras deles: “Um dos Anciãos tomou a palavra e me perguntou: ‘Você sabe quem são e de onde vieram esses que estão vestidos com roupas brancas?’ Eu respondi: ‘Não sei não, Senhor! O Senhor é quem sabe.’ Ele então me explicou: ‘São os que vêm chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro’”. (Apo 7,13-14). O Cordeiro, também descrito como o Leão de Judá, é o único digno de abrir os selos do livro para revelar e executar a vontade de Deus: “Um dos anciãos me consolou: ‘Pare de chorar! O Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi venceu! Ele é capaz de romper os selos e abrir o livro!”(Apo 5,5). Ele é digno, também, de receber a adoração de todas as criaturas no céu e na terra: “O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor”. (Apo 5,12).  O Cordeiro aparece no monte Sião com os fiéis da terra: “O Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião. Com ele os cento e quarenta e quatro mil que traziam a fronte marcada com o nome dele e o nome de seu Pai”.  (Apo 14,1).
Um dos fatos mais impressionantes sobre o Cordeiro do Apocalipse é que ele é um guerreiro vitorioso. Apesar da imagem comum de cordeiros como animais mansos e inofensivos, o Cordeiro de Deus é um forte vencedor, garantindo a vitória dos fiéis que estejam com ele: “Todos juntos farão guerra contra o Cordeiro. Mas o Cordeiro os vencerá, porque o Cordeiro é Senhor dos senhores e Rei dos reis. E com ele, vencerão também os chamados, os escolhidos e os fieis”. (Apo 17,14). Por outro lado, aqueles que rejeitam o Cordeiro são punidos diante dele: “Se alguém adora a Besta e a imagem dela, e recebe a sua marca na fronte ou na mão, esse também vai beber o vinho do furor de Deus, derramado sem mistura na taça de sua ira. Será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos Anjos e diante do Cordeiro”.  (Apo 14,9-10). No final do livro do Apocalipse os discípulos são chamados às bodas do Cordeiro, quando ele recebe sua noiva, que é a Igreja: “Vamos ficar alegres e contentes, vamos dar glória a Deus, porque chegou o tempo do casamento do Cordeiro, e sua esposa já está pronta: concederam que ela se vestisse de linho puro e brilhante, - pois o linho representa o comportamento justo dos santos. Logo em seguida o Anjo me disse: ‘Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro”. (Apo 19,7-9).
Através dos séculos o cordeiro tem chamado a atenção por sua natureza de mansidão.  Em seu espírito de humildade, Jesus personifica o cordeiro.  Vinte e oito vezes no livro de Apocalipse, João usa a palavra que descreve Jesus como Cordeiro.  Se tivesse ficado com desejo de vingança, quando no momento de sua prisão, Jesus poderia ter mandado descer dos céus doze legiões de anjos para destruírem seus inimigos: “Ou você pensa que eu não poderia pedir socorro ao meu Pai? Ele me mandaria logo mais de doze legiões de anjos”. (Mt 26,53).  Pedro, mais tarde, diria na sua carta: “quando insultado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava. Antes, depositava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Através dos ferimentos dele é que fomos curados, pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora retornaram ao seu Pastor e Guardião”. (1Pd 2,23-25).
Por isso, Jesus é o “cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29.36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário