sexta-feira, 23 de junho de 2017

CORAÇÃO DE JESUS - REFÚGIO DOS PECADORES.

CORAÇÃO DE JESUS - REFÚGIO DOS PECADORES.
Resultado de imagem para CORAÇÃO DE JESUS - REFÚGIO DOS PECADORES.


Há uma data entre os cristãos que, como tantas outras de relevo, merece destaque especial: é a Festa Anual do Sagrado Coração de Jesus. 
Ela é celebrada, liturgicamente, normalmente no mês de junho, oito dias após a festa de Corpus Christi e a participação da Eucaristia neste dia deve ser compromisso de todos. 
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é tão antiga quanto a Igreja, pois começou na Cruz, onde o Coração do Crucificado, traspassado pelo ferro da lança, tornou-se símbolo da fonte maior do amor.
Outro momento forte do evangelho sinaliza para essa amorosa fonte: o gesto de João, o discípulo amado, encostando a sua cabeça no peito de Jesus durante a última ceia. 
No seu Evangelho, (Jo 19,34), João diz que um dos soldados abriu o lado de Jesus crucificado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. (símbolo místico da origem dos sacramentos da Igreja).  
Esta passagem exemplifica também a profunda união mística do Coração de Jesus com o Coração de Maria na obra da Redenção. Essa união começou quando, pelo poder do Espírito Santo, Maria concebeu o Coração de Jesus em seu próprio Coração. Esse Sagrado Coração começou a pulsar no ventre de Maria, como eco às batidas de Seu Coração Imaculado. 
O Coração de Jesus existe pelo consentimento da Virgem Santíssima na Anunciação. Foi o sangue de Maria que alimentou esse Coração Sagrado do Filho de Deus feito homem.  Essa união de amor inefável é consumada quando, ao mesmo tempo, esses dois Corações são imolados por nossa salvação. Quando o Coração de Jesus foi traspassado pela lança do soldado, (Jo 19,34), o Coração de Maria foi traspassado espiritualmente, cumprindo a profecia do velho Simeão (Lc 2,35b).
     Todas essas passagens indicam claramente a admirável Aliança desses dois Corações (como já citou João Paulo II), que trabalharam pela salvação do mundo: o Coração de Jesus, que sofreu a ponto de ser traspassado para derramar-se sobre todos os que nele crerem; e o Coração de Maria, sempre se voltando ao Seu Divino Filho, Coração predestinado por Deus a sofrer com Jesus pela salvação da humanidade (Missal Romano).
A festa litúrgica, porém, foi consagrada pelo Papa Clemente XIII, em 16 de junho de 1675, introduzindo a missa com ofícios próprios, inspirado nas revelações feitas de 1673 a 1675 a uma freira chamada Margarida Maria Alacoque, (1647-1690), a quem Jesus teria dito: “Eis aqui este Coração que amou tanto aos homens, que não omitiu nada até esgotar-se e consumir-se para manifestar-lhes seu amor, e por todo reconhecimento, não recebe da maior parte mais que ingratidão, desprezo, irreverências e tibieza que têm para mim neste sacramento de amor”.
Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração... quando saiu sangue e água" (Jo 7,37; 19,35).  
O querido e saudoso João Paulo II sempre cultivou esta devoção, e a incentivou a todos que desejassem crescer na amizade com Jesus. Em 1980, no dia do Sagrado Coração, João Paulo II afirmou: “Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo. Quero, hoje, dirigir, juntamente convosco, o olhar dos nossos corações para o ministério desse Coração. Ele falou-me desde a minha juventude. Cada ano volto a este mistério no ritmo litúrgico do tempo da Igreja.” 
Importantíssimo, todavia, é o estado espiritual dos cristãos ao participar da celebração.
A participação é um compromisso alegre e não deve ser feita simplesmente “por obrigação” ou “por dever”, mas por devoção (ação de dedicar-se por meio de voto) e gratidão, pois Jesus pediu que a festa devesse ter o propósito de honrá-lo para reparar as injustiças que recebe. Assim, é preciso envolver-se, deleitar-se, ter gosto e, neste clima, render-Lhe glórias com nossos louvores e nossa gratidão, de todo coração e de toda alma.
“Hei de deleitar-me em vossas leis; e jamais esquecerei vossas palavras” (Salmo 119 (118),16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário