domingo, 18 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADA SALOMÉ DE CRACÓVIA (1211-1268)

18 DE NOVEMBRO
BEM-AVENTURADA SALOMÉ DE CRACÓVIA (1211-1268)

http://www.clarissasmontereal.com/salomecra.jpg

Salomé, filha família real do príncipe Lescon V, e irmã de Boleslau, o Casto, esposo de Santa Cunegundes (Kinga). Nasceu em Cracóvia na Polônia em 1211. Com apenas três anos foi dada em casamento a Colomano, rei da Hungria e príncipe da Halícia, com o qual viveu em perfeita virgindade. Era irmã de Santa Isabel da Turíngia, por quem foi enviada à corte do rei André II, para ser educada conforme os princípios de família e da região, em vista do casamento.
Quando se casaram ela e seu esposo Colomano de comum acordo fizeram o voto de castidade. O piedoso casal crescia na prática da penitência e piedade. Ela entrou na Ordem Terceira Franciscana e recebeu o hábito da penitência. Muitas de suas amigas quiseram segui-la. O palácio parecia um convento. Quando seu esposo se fez Rei da Halícia, ambos deviam ser coroados reis. Salomé preferiu uma coroa de penitência. O rei Colomano foi morto na batalha contra os tártaros em 1255.
Salomé, após a morte do esposo resolveu consagrar-se a Deus e empregou seus numerosos bens em benefício dos pobres e na construção de igrejas. Em 1245 entrou no Mosteiro de Clarissas por ela fundado em Zawichost; aí se distinguiu por sua grande obediência e humildade. Um ano após seu ingresso o Mosteiro foi ferozmente devastado pelos tártaros, que martirizaram todas as irmãs: sessenta monjas clarissas, tendo à sua frente a abadessa, Irmã Inês Yastrzebska.
O convento foi depois transferido para Skala, para livrar-se das investidas dos tártaros, passando a denominar-se de Mosteiro de Santa Maria das Estrelas.
Finalmente foi transferido para Cracóvia em 1245. Salomé continuou sua vida de Clarissa em Cracóvia por vinte e oito anos, brilhando como espelho de virtudes para suas irmãs. Foi eleita abadessa numa época bastante difícil. Faleceu aos sessenta e sete anos, durante uma Missa como havia predito. Admoestou antes suas Irmãs à prática da caridade e fiel observância da Regra de Santa Clara.
Era o dia 17 de novembro de 1268, e havia sido favorecida favorecida com uma aparição da Virgem com o Menino Jesus. No momento de sua morte uma estrela brilhante foi vista sair de seus lábios. Sete meses depois seu corpo foi encontrado intacto e perfumado. Foi sepultada junto ao seu esposo na Igreja dos Franciscanos em Cracóvia. Sua festa é celebrada no dia 18 de novembro.
Salomé, ao lado de Santa Inês de Praga, é a grande propagadora da Ordem de Santa Clara nas Províncias eslavas, tchecas e polonesas. Sua festa é celebrada no dia 18 de novembro.
São comemorados também neste dia: Santo Hesíquio de Antioquia (mártir), Santa Hida de Whity (abadessa), Santo Odon de Cluny (abade), São Rículo e seus companheiros (mártires de Senuc), São Pátroclo (eremita), São Frediano e São Maudez.

Um comentário:

  1. Há alguns erros históricos ai. O marido de Salomé de Cracóvia, Koloman, não era o rei da Hungria na época da invasão mongólica, em 1241/1242. O rei era Béla IV (reinou de 1235 a 1270), irmão de Koloman e cunhado de Salomé. Koloman era príncipe da Galícia entre 1216 a 1219 e a partir de 1226 duque da Eslavônia, uma região no leste da Croácia (na época a Croácia era parte do reino da Hungria). E o enfrentamento em que Koloman veio a falecer (na verdade faleceu alguns dias após em decorrência das feridas da batalha), a batalha de Mohi, também conhecida como a batalha do rio Sajo (leia-se Xaio, pois no húngaro a partícula s tem valor de x e o j tem valor de i, assim como em outros idiomas europeus como o polonês, o alemão, o holandês, o dinamarquês e o norueguês), aconteceu em 1241 e não em 1255. Houve duas invasões mongólicas a Hungria: a primeira em 1241/1242, liderada por Batu Khan e o general Subotai, e a segunda em 1284/1285. Consta também que Salomé ingressou no mosteiro da Ordem das Clarissas em Zawichost (leia-se Zavirrost, pois no polonês a partícula ch tem valor de rr, assim como no alemão) em 1245, e um ano depois (ou seja, 1246) sofreu um ataque tártaro-mongol. Só que naquele ano não houve invasão mongol a Polônia. Houve ao todo três invasões mongóis a Polônia: a primeira em 1240/1241, a segunda em 1259/1260 e a terceira em 1287/1288. Em outro blog sobre a ordem das Irmãs Clarissas, li que Aneska Yastrzebska e suas companheiras morreram em Zawichost foram martirizadas nas mãos dos invasores tártaro-mongóis em 1269. Só que em 1269 não houve invasão em 1269. Houve invasão sim em 1259, ou seja 10 anos antes. Tal invasão foi marcada por, entre outras coisas, o martírio do beato Sadok e seus companheiros dominicanos em Sandomierz e uma tentativa infrutífera do papa Alexandre IV de fazer uma cruzada contra a Horda Dourada (o khanato mongol que dominava grande parte das atuais Rússia, Ucrânia, Cazaquistão e norte do Cáucaso).

    ResponderExcluir