sábado, 25 de março de 2017

FESTA DA ANUNCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA.

FESTA DA ANUNCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA.

Resultado de imagem para FESTA DA ANUNCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA.
Adicionar legenda
Estava nos planos de Deus que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade salvasse o gênero humano e, para isso, tomasse a natureza humana.
Tendo chegado o momento escolhido desde toda a eternidade para a realização desse grande mistério, o Arcanjo São Gabriel foi incumbido da missão de comunicá-lo à Santíssima Virgem Maria, santa jovem que residia em Nazaré e que era descendente do rei Davi. Maria estava prometida em casamento a José, homem justo que era descendente do rei Davi. 
Entre todas as criaturas a Santíssima Trindade havia escolhido Maria para ser a mãe do Messias prometido e, por esse motivo, não resta dúvidas, a Santíssima Trindade enriqueceu Maria de tantos privilégios e graças que, em santidade, a elevara acima de todas as criaturas. 
A Virgem Maria achava-se em oração em sua pobre e humilde casa de Nazaré quando o Anjo Gabriel entrou em seu aposento. O Anjo saudou Maria com estas palavras: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.”     
Maria, ao ver a presença do Anjo e ao ouvir essa saudação, com certeza, assustou-se.
      O Anjo, porém, continuou na sua mensagem, dizendo: “Não tenhais medo, Maria! Achastes graças diante de Deus. Eis que concebereis e dareis à luz um filho a quem poreis o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo e Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e ele reinará eternamente na casa de Davi e seu reino não terá fim.” 
O que se passou na alma da Santíssima Virgem Maria ao ouvir essas palavras, mortal nenhum tem condições de exprimir. A partir daí Maria não mais se perturbou, e perguntou ao Anjo: “Como se fará isso se não conheço homem?” Maria não estava colocando dúvidas nas palavras de Deus que eram ditas pelo Anjo; apenas ela não estava entendendo como ela poderia ser mãe se era ainda virgem, “se ainda não conhecia homem”, e, por isso, Maria não estava entendendo como poderia conciliar a maternidade com a sua virgindade. 
O Anjo Gabriel  a esclareceu prontamente nesse ponto, mostrando-lhe que ela seria Mãe sem macular o seu estado de virgindade, dizendo: “O Espirito Santo virá sobre vós e a virtude do Altíssimo vos cobrirá com a sua sombra.”. Ao ouvir essa declaração do Anjo a Santíssima Virgem, com toda a humildade, se sujeitou à vontade divina, e disse ao Anjo: Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a vossa palavra.” 
Nesse preciso momento realizou-se a obra da Encarnação do Verbo de Deus que se fez carne; o grande mistério da Encarnação. O Verbo de Deus se fez carne, e a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o verdadeiro Filho de Deus tomou a nossa natureza humana no seio virginal de Maria. Maria Santíssima veio a ser Mãe de Deus sem perder, por isso, a sua virgindade. Maria, tão privilegiada por Deus, escolhida entre todas as mulheres, merece, de uma maneira muito especial, a nossa veneração. 
Os grandes santos devotos da Santíssima Virgem Maria dizem que nenhuma criatura, em tempo algum, alcançou tão alta dignidade como Maria Santíssima ao se tornar Mãe do Altíssimo. 
Como Mãe de Jesus Cristo Maria está acima de todos os anjos e de todos os santos do céu e da terra que nela reconhecem e a veneram como sendo sua Rainha. Como bons cristãos católicos devemos ser sempre  filhos gratos e devotos da Santíssima Virgem Maria. A partir do momento em que Maria foi elevada à dignidade de Mãe de Deus, Maria ficou sendo também a Nossa Mãe porque, pela encarnação, Jesus Cristo se dignou ser nosso irmão. 
À Maria, portanto, devemos nos dirigir como filhos à Mãe com muito amor, confiança e gratidão.     Nunca se ouviu dizer que Maria tivesse abandonado aqueles que, confiantes, a invocaram em suas necessidades. (do livro “Na Luz Perpétua” - pgs 185 a 187.) 
São comemorados, também, neste dia: Santos Barôncio e Desidério (monges de Lonrey), São Dimas (citado em Lc 23,39-42), Santa Dula, a Eslava (virgem e máritr), Santo Irineu de Sirmium (bispo e mártir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário