quarta-feira, 15 de maio de 2013

QUEM NÃO AMA MARIA, NÃO AMA JESUS...

15 DE MAIO
QUEM NÃO AMA MARIA, NÃO AMA JESUS...

http://santuariosjb.com.br/wp-content/uploads/2011/04/maria.jpg

Como é gostoso a gente falar de quem amamos de verdade. Maria é a nossa mãe, o nosso modelo, a mãe do Senhor Nosso Deus. Amamos  Jesus porque amamos Maria. Se amamos realmente Maria, chegamos com mais facilidade até Jesus, porque Maria é o meio mais seguro para chegarmos ao Senhor Jesus.A devoção que temos por Maria deve, cada vez mais, nos levar até Jesus.
São Luiz Maria Grignon de Montfort escreveu no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”: “Se a devoção que temos a Maria Santíssima nos afastasse  de Jesus Cristo, esta devoção deveria ser rejeitada como ilusão do demônio. Mas o que acontece é justamente o contrário; a devoção à Maria é necessária principalmente por acharmos Jesus, por nos encontrarmos com o Filho muito amado de Deus e de Maria, para estarmos com Jesus Cristo perfeitamente, amá-lo com ternura e servi-lo com fidelidade. Mas, a maior parte dos cristãos, até aqueles que dizem entender bem as coisas de Deus não sabem da união necessária que existe entre Jesus Cristo e sua Mãe Santíssima. Jesus está sempre com Maria, assim como Maria está com Jesus, e nem poderia estar sem Jesus, porque, se fosse de outra maneira, Maria não seria o que é; Maria está de tal maneira transformada em Jesus pela graça que não vive mais, não existe mais se não for por meio do Senhor Jesus que nela vive e reina mais profundamente do que em todos os anjos e bem-aventurados.
Maria está tão intimamente unida a Jesus, que seria mais fácil separar a luz do sol (do que separar Maria de Jesus); seria mais fácil separar o calor do fogo (do que separar Jesus de Maria), e ainda mais: seria mais fácil separar de Jesus Cristo todos os anjos e santos do que separar de Jesus a Divina Maria, porque ela, Maria, ama Jesus mais ardentemente, glorifica a Jesus mais perfeitamente que todas as criaturas de Deus juntas.     É verdade que causa espanto e compaixão ver a ignorância e as trevas de todas as criaturas deste mundo em relação à Mãe Santíssima do Filho de Deus. E isso acontece entre os próprios católicos que fazem promessa de ensinar aos outros a verdade e que, no entanto, não conhecem a Maria Santíssima. Esses cristãos pouco falam de Maria e da devoção que lhe é devida, porque muitos dizem que temem que, falando de Maria, poderiam ofuscar a luz que vem de Jesus. Maria é o meio seguro e sem ilusão, é um caminho curto e sem perigo, é uma estrada imaculada e sem imperfeição, é um segredo maravilhoso para achar a Jesus Cristo e amá-lo perfeitamente. Muitos cristãos combatem a devoção à Maria, à Nossa Senhora. Muitos cristãos consideram o rosário, o escapulário, o terço, como devoções próprias de espíritos acanhados e ignorantes.       Teriam essa gente, por acaso, o espirito de Jesus Cristo?  Será que Jesus fica contente de ver que, mesmo no seu rebanho, existem pessoas que não ligam para a sua Mãe Santíssima? Será que a devoção à Maria impede a devoção a Jesus?”
E, nessa altura, neste momento repito a oração de São Luiz Maria Grignon de Montfort, contida nesse mesmo livro: “Preservai-me, Senhor, preservai-me desses sentimentos e dessas práticas, e concedei-me a graça de partilhar os sentimentos de gratidão, de estima, de respeito e de amor que o Senhor consagra à vossa Mãe Santíssima, a fim de que eu tanto mais vos ame e glorifique quanto mais de perto vos imitar e seguir.     Como se até agora nada ainda tivesse dito em honra de sua Mãe Santíssima, dai-me a graça de louvá-la dignamente apesar de todos os seus inimigos que são também vossos, e permiti que eu lhes diga com todos os santos: “Não pensem vocês em receber a misericórdia de Deus se vocês ofendem sua santa Mãe.”
(itálico do livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luiz Grignion de Montefort, partes da páginas de 64 a 69, art. 1, cap II).

Neste dia são celebrados: Santo Ubaldo, São João Nepomuceno, Santo Honorato, Santo André Bobola, Santo Audas da Pérsia (bispo e mártir), São Brendano, o Viajante (abade), São Fidolo de Aumont (abade), Santo Hilário de Pavia (bispo), Santo Honório de Amiens (bispo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário