SANTÍSSIMA TRINDADE
Ano – C; Cor – Branco; Leituras: Pr 8,22-31; Sl 8; Rm 5,105; Jo
16,12-15.
“SENHOR, QUE É O HOMEM, PARA DELE ASSIM VOS LEMBRARDES E O TRATARDES
COM TANTO CARINHO?” (Sl 8,5).
Diácono
Milton Restivo
“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa
alegria; seguí-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma
tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou.” (Conferência
de Aparecida, 18).
A primeira
leitura desta liturgia é do livro dos Provérbios e fala da sabedoria de Deus.
Sabedoria é prudência, moderação, temperança, reserva, discernimento das coisas
de Deus. Saber é conhecer, ter informação. Saber é o conjunto coerente de
conhecimentos adquiridos em contato com a realidade ou pelo estudo. Para o
cristão a sabedoria é o saber do amor que o Pai lhe tem e é o sabor que
gostosamente degusta das maravilhas que o Senhor opera em sua existência.
A Sabedoria é
transmitida pelo modo de viver, pelos gestos, pela palavra, e Jesus Cristo é a
Sabedoria do Pai, Jesus Cristo é a plenitude do tempo, Jesus Cristo é a Palavra
do Pai: “a Palavra que se fez homem e
habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do
Pai, cheio de amor e fidelidade”. (Jo 1,14).
O Apóstolo Paulo diz que Jesus Cristo é a sabedoria de Deus: “Mas para aqueles que são chamados, tantos
judeus como gregos, ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus”. [...] “Ora, é por iniciativa de Deus que vocês
existem em Jesus Cristo,
o que se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e
libertação, a fim de que, como diz a Escritura: ‘Aquele que se gloria, que se
glorie no Senhor”. (1Cor 1,24.3); “...
a fim de conhecerem o mistério de Deus: Cristo, no qual estão escondidos todos
os tesouros da sabedoria e da ciência”. (Cl 2,3b).
Cristo é o ponto culminante do plano amoroso de Deus iniciado com a criação.
Já no princípio, conforme nos narra a primeira leitura, a Sabedoria de
Deus, Jesus Cristo, foi o protagonista da ação criadora de Deus: Deus usou a
palavra para designar o que deveria ser criado, porque, “no começo, a Palavra já existia, a Palavra estava voltada para Deus, e
a Palavra era Deus”. (Jo 1,1); a Palavra de Deus é Jesus Cristo: “e a Palavra se fez homem e veio habitar
entre nós”. (Jo 1,14).
O evangelho de João diz que Jesus Cristo é a Palavra que realiza o que
significa. Agora, na plenitude dos tempos, continua a ser a Palavra que realiza
o que significa: Deus ama-nos e faz de nós membros da sua família divina. Deus Pai ama-nos como filhos
e Deus Filho nos ama como irmãos. A Palavra realizou este mistério da comunhão
humano-divina vindo a habitar no nosso meio: “A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o
mundo não a conheceu. Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam.
Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a
receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome”. (Jo 1,10-14). Deste
modo a História atinge a plenitude dos tempos, isto é, a fase dos acabamentos
ou divinização do homem.
Jesus Cristo, sendo a Sabedoria do Pai, é também o medianeiro da
Salvação: “Pois há um só Deus e um só
mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou para
resgatar a todos”. (1Tm 2,5). Jesus Cristo, como Sabedoria do Pai é a
imagem perfeita de Deus, e o princípio, o centro e o fim da criação: “Ele é imagem do Deus invisível, o
Primogênito, anterior a qualquer criatura; porque nele foram criadas todas as
coisas, tanto as celestes como as terrestres, as visíveis como as invisíveis:
tronos, soberanias, principados e autoridades. Tudo foi criado por meio dele e
para ele. Ele existe antes de todas as coisas e tudo nele subsiste”. (Cl
1,15-17). A Sabedoria tinha uma função da arquitetura da criação do mundo e dos
homens; é a forma virtual da realidade que viria a ser criada. A Sabedoria
serviu de inspiração para Deus no começo da criação, como vemos na primeira
leitura, que é tão lindo que sinto necessidade de transcrevê-la na íntegra: “Yahweh me produziu como primeiro fruto de
sua obra, no começo de seus feitos mais antigos. Fui estabelecida desde a
eternidade, antes que a terra começasse a existir. Fui gerada quando o oceano
ainda não existia, e antes que existissem as fontes de água. Fui gerada antes
que as montanhas e as colinas fossem implantadas, quando Yahweh ainda não tinha
feito a terra, a erva, nem os primeiros elementos do mundo. Quando ele fixava o
céu e traçava a abóbada sobre o oceano, eu ai estava. Eu me achava presente
quando ele condensava as nuvens no alto e fixava as fontes do oceano; quando
punha um limite para o mar, de modo que as águas não ultrapassassem a praia; e
também quando assentava os fundamentos da terra. Eu estava junto com ele, como
mestre-de-obras. Eu era o seu encanto todos os dias, e brincava o tempo todo em
sua presença; brincava na superfície da terra, e me deliciava com a
humanidade”. (Pr 8,22-31).
Agora a
Sabedoria passa a ser vista como forma primordial e modelo da ação criadora de
Deus. Jesus Cristo, a Sabedoria de Deus, é o primogênito da criação. Por outras
palavras, é o modelo, a causa exemplar e inspiradora do projeto criador de
Deus. Com o acontecimento de Jesus Cristo, a história atingiu a fase da
plenitude, isto é, a humanidade entra na fase dos acabamentos. Jesus Cristo é a
base da nossa união orgânica com a divindade: “Nesse dia vocês compreenderão que eu estou no Pai, vocês em mim e eu
em vocês.” (Jo 14,20).
Na sua oração
após a ceia pascal, Jesus Cristo recorda esta verdade enquanto ora a Deus Pai: “Eu neles, tu em mim, Pai, para que sejam
perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os
amaste a eles, como me amaste a mim” (Jo 17, 23).
E a liturgia
de hoje festeja a Santíssima Trindade. Ao meditar sobre a Santíssima Trindade, devemos
levar em consideração que a palavra “Trindade” não é referenciada uma única vez
nas Escrituras. Trindade é um termo usado numa tentativa de descrever o Deus
tri-uno, três em um, e o fato de haver três pessoas co-existentes e co-eternas
perfazendo um só Deus. Compreenda que de jeito nenhum se sugere aqui que haja
três deuses. A Trindade é um Deus em três pessoas.
Não há nada
errado em usar o termo “Trindade”, mesmo que esta palavra não se encontre na
Bíblia. É mais prático dizer a palavra “Trindade” do que dizer “três pessoas
co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus”.
Há um só Deus:
“Ouça, Israel! Yahweh nosso Deus é o
único Yahweh. Portanto, ame Yahweh seu Deus com todo o seu coração, com toda a
sua alma e com toda a sua força. Que esta palavras que hoje eu lhe ordeno,
estejam em seu coração”. (Dt 6,4-6);
“... não existe outro Deus a não ser o
Deus único” (1Cor 8,4b); “Ora, esse
intermediário não representa uma pessoa só, e Deus é um só”. (Gl 3,20); “Pois há um só Deus e um só mediador entre
Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou para resgatar a todos”. (1Tm
2,5).
A Trindade
consiste de três Pessoas e, muito sutilmente, Yahweh deixa transparecer isso no
Antigo Testamento quando o verbo é colocado no plural: “Então Deus disse: ‘Façamos
o homem à nossa imagem e semelhança”. (Gn 1,26); “Depois Yahweh Deus disse: ‘O homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal”.
(Gn 3,22); “E Yahweh disse [...] ‘Vamos
descer e confundir a língua deles, para que um não entenda a língua do outro”. (Gn
11,7); “Ouvi, então, a voz do Senhor que
dizia: ‘Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa
parte?”. (Is 6,8); “E agora
Yahweh Deus me enviou com o seu espírito”. (Is 48,16); “O Espírito do Senhor Yahweh está sobre mim, porque Yahweh me ungiu”. (Is
61,1).
A Trindade no
Novo Testamento: “O anjo respondeu: ‘O
Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua
sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus”. (Lc
1,34-35); “Depois de ser batizado, Jesus
logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus,
descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: ‘Este
é o meu Filho amado, que muito me agrada”. (Mt 3,16-17; Jo 1,32-34; Is
42,1; Mt 12,18; Mt 17,5); e, nos Evangelhos, a identidade perfeita da Trindade
na despedida de Jesus: “Portanto, vão e
façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu
ordenei a vocês”. (Mt 28,19-20). “Que
a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, e a comunhão do Espírito Santo
estejam com todos vocês”. (1Cor 13,13).
Cada membro da
Trindade é Deus.
O Pai é Deus: “É este alimento que o Filho do Homem dará a
vocês, porque foi ele quem Deus Pai marcou com seu selo”. (Jo 6,27b); “Que a graça e a paz da parte de Deus nosso
Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”. (Rm 1,7); “Vocês foram escolhidos de acordo com a
presciência de Deus Pai e através da santificação do Espírito, para obedecerem
a Jesus Cristo e serem purificados pelo seu sangue. Que a graça e a paz sejam
abundantes para vocês”. (1Pd 1,2); “Há
um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos,
e está presente em todos”. (Ef 4,6).
O Filho é
Deus: “No começo a Palavra já existia: a
Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava
voltada para Deus, e a Palavra era Deus. Tudo foi feito por meio dela, e, de
tudo o que existe, nada foi feito sem ela. Nela estava a vida, e a vida era a
luz dos homens”. (Jo 1,1-4); “É em
Cristo que habita, de modo corporal, toda plenitude da divindade. Em Cristo
vocês têm tudo de modo pleno. Ele é a cabeça de todo principado e de toda
autoridade”. (Cl 2,9); “Sobre o
Filho, porém, afirma: ‘O teu trono, ó Deus, permanece para sempre, e o cetro da
retidão é o cetro do teu reino”. (Hb 1,8); “Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência para
conhecermos o Deus Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, graças a seu
Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna”. (1Jo 5,20); “Porque nasceu para nós um menino, um filho
nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama ‘Conselheiro
Maravilhoso’, ‘Deus Forte’, Pai para sempre’, Príncipe da Paz’. Grande será o
seu domínio, e a paz não terá fim sobre o trono de Davi e seu reino, firmado e
reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo de
Yahweh dos exércitos é quem realizará isso”. (Is 9,5-6).
O Espírito
Santo é Deus: “Porque você está mentindo
para o Espírito Santo, conservando uma parte do preço do terreno? [...] Você não mentiu para os homens, mas para
Deus”. (At 5,3b.4b); “Vocês não sabem
que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?”. (1Cor
3,16); “Uma vez que o Espírito de Deus
habita em vocês, vocês já não estão sob o domínio dos instintos egoístas, mas
sob o Espírito, pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele”. (Rm
8,9); “Ele é o Espírito da Verdade, que o
mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque
ele mora com vocês, e estará com vocês”. (Jo 14,16-17): “Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e
começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que
falassem”. (At 2,4).
A verdade
revelada da Santíssima Trindade está nas origens da fé viva da Igreja,
principalmente através do Batismo. Pela graça do Batismo “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19) somos
chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na terra, mesmo na
obscuridade da fé, e para além da morte, na luz eterna.
Esta é a nossa
magnífica vocação. Na nossa extrema ignorância, ousamos designar tarefas aos
membros individuais da Trindade:
O Pai é a
fonte máxima ou causa do universo: “Contudo,
para nós existe um só Deus: o Pai. Dele tudo procede, e para ele é que
existimos”. (1Cor 8,6a); “Senhor,
nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder. Porque tu
criaste todas as coisas. Pela tua vontade elas começaram a existir e foram
criadas”. (Apo 4,11).
Da revelação
divina: “Esta é a revelação de Jesus
Cristo: Deus a concedeu a Jesus, para ele mostrar aos seus servos as coisas que
devem acontecer muito em
breve. Deus enviou o seu servo João o Anjo, que lhe mostrou
estas coisas através dos sinais”. (Apo 1,1).
Da salvação: “Pois Deus amou de tal forma o mundo, que
entregou seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas
tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para
condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele”. (Jo 3,16-17).
e
Das obras
humanas de Jesus: “Meu Pai continua
trabalhando até agora, e eu também trabalho”. (Jo 5,17); “Você acredita que eu estou no Pai e o Pai
está em mim? As palavras que eu digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o
Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. Acreditem em mim: eu
estou no Pai e o Pai está em
mim. Acreditem nisso, ao menos por causa dessas obras!”. (Jo
14,10-11).
O Filho é o
agente através do qual o Pai faz as seguintes obras:
A criação e
manutenção do universo: “E há um só
Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por meio do qual também nós
existimos”. (1Cor 8,6b); “Tudo foi
feito por meio dela (a Palavra), e,
de tudo o que existe, nada foi feito sem ela”. (Jo 1,3); “Porque nele foram criadas todas as coisas,
tanto as celestes como as terrestres, as visíveis como as invisíveis: tronos,
soberanias, principados e autoridades. Tudo foi criado por meio dele e para
ele. Ele existe antes de todas as coisas e tudo nele subsiste”. (Cl
1,16-17);
Da divina
revelação: “No começo a Palavra já
existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo
ela estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. Tudo foi feito por meio
dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela”. (Jo 1,1-3); “Não tenha medo, cidade de Sião. Eis que o
seu rei está chegando, montado num jumentinho”. (Jo,12-15); “Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém
conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho, e
aquele a quem o Filho quiser revelar”. (Mt 11,27); “Esta é a revelação de Jesus Cristo: Deus a concedeu a Jesus, para ele
mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer muito em breve”. (Apo
1,1); e
Da salvação: “Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o
nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. (Mt 1,21);
“E diziam à mulher (a samaritana): ‘Já não acreditamos por causa do que você
disse. Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, de fato, o salvador do
mundo”. (Jo 4,42).
O Espírito
Santo é o meio pelo qual o Pai faz as seguintes obras:
A criação e
manutenção do universo: “Ora, a terra
estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus (o
Espírito de Deus) pairava sobre as
águas”. (Gn 1,20); “O seu sopro
clareou os céus...”. (Jó 26,13a); “Envia
o teu sopro e eles serão criados, e assim renovas a face da terra”. (Sl 104,30);
Divina
revelação: “Ainda tenho muitas coisas
para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier o
Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o
Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará
para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a
minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu e o interpretará para
vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o
Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês”. (Jo
16,12-15); “Deus não manifestou esse
mistério para as gerações passadas da mesma forma com que o revelou agora, pelo
Espírito, aos seus santos, apóstolos e profetas: em Jesus Cristo por meio
do Evangelho, os pagãos são chamados a participar da mesma herança, a formar o
mesmo corpo e a participar da mesma promessa”. (Ef 3,5); “Antes de mais nada, saibam disto: nenhuma profecia
da Escritura provém de interpretação particular, pois a profecia jamais veio
por vontade humana. Pelo contrário, impelidos pelo Espírito Santo, os homens
falaram como porta-vozes de Deus”. (2Pd 1,20-21);
Salvação: “Quem nasce da carne, é carne, quem nasce do
Espírito, é espírito. Não se espante se eu digo que é preciso vocês nascerem do
alto”. (Jo 3,6-7); “Ele nos salvou
não por causa dos atos justos que tivemos praticado, mas porque fomos lavados
por sua misericórdia através do poder regenerador do Espírito Santo. Deus
derramou abundantemente o Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso
Salvador, para que, justificados por sua graça, nós nos tornássemos herdeiros
da esperança da vida eterna”. (Tt 3,4b-7);
“Vocês foram escolhidos de acordo com a
presciência de Deus Pai e através da santificação do Espírito, para obedecerem
a Jesus Cristo e serem purificados pelo seu sangue. Que a graça e a paz sejam
abundantes para vocês”. (1Pd 1,2); e
Feitos de
Jesus: “O Espírito do Senhor Yahweh está
sobre mim, porque Yahweh me ungiu”. (Is 61,1; Lc 4,18; At 10,38).
A verdade não
se impõe, mas é preciso buscá-la e nessa busca o Espírito oferece sua ajuda,
sem a qual jamais chegaremos a encontrá-la. É a verdade total, pois parte dessa
verdade, da qual Jesus forma a totalidade, pode ser encontrada por outras
pessoas fora do círculo religioso dos discípulos. Porém a verdade total sobre
Jesus, o Cristo e Filho de Deus, só é possível vê-la através da iluminação
recebida pelo Espírito da Verdade, sobrenome com o qual Jesus o designa.
O Mistério da
Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus
pode-se dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.
“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de
Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês” (2Cor 13,13;
cf. 1Cor 12,4-6; Ef 4,4-6).
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