MARIA, OBRA PRIMA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
Quantos já
escreveram sobre ti, Maria. Quantos já escreveram de ti, ó Imaculada.
Todos, porém,
confessaram humildemente que nada conseguiram escrever que correspondesse à sua
dignidade. O único consolo para todos os escritores que escreveram sobre ti foi
esta convicção que tu mesma sabes falar às almas, a teu jeito, e sabes ensinar
os humildes e puros muito melhor do que eles próprios o entendiam, escrevendo.
Dignai-me louvar-te, ò Virgem Santíssima, apesar de eu saber que nem sou digno
de escrever de ti, nem a inteligência humana é capaz de entender a tua glória.
Tu és o
Refúgio dos pecadores, Auxílio dos fiéis, Rainha dos apóstolos, dos mártires,
dos confessores, de todos os santos e até dos anjos; Mãe de Cristo, Mãe do
Salvador, Mãe do Redentor, verdadeira Mãe de Deus. Aqui para a inteligência
humana incapaz de compreender o infinito de Deus e, consequentemente, a
dignidade da Mãe de Deus.
Deus é amor. Na plenitude deste amor, o Pai gera
o Filho e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Sendo que Deus amou todas as suas semelhanças limitadas, a algumas
delas deu uma existência verdadeira. Estas criaturas, pela força da reação,
aperfeiçoam-se voltando-se, assim, para Deus, de quem procedem. Os homens,
dotados de vontade livre, tendem assim a Deus, mesmo que muito imperfeitamente,
distante da perfeita vontade de Deus.
Deus, porém,
previu, desde os séculos, uma criatura que nem no mínimo lhe contrariasse, não
perdesse graça nenhuma, não se apropriasse de nada que dele recebesse.
Desde o
primeiro momento em que começou a existir, habitou na alma dessa criatura
privilegiada o Doador das graças, o Espírito Santo, possuindo-a tão plenamente
que o nome da esposa do Espírito Santo responde apenas imperfeitamente, mesmo
que de verdade, à sombra daquela união perfeita.
O Espírito
Santo não deixou que essa criatura fosse manchada pela mácula do pecado
original, e essa criatura foi concebida sem mácula, e ela é a Imaculada
Conceição.
Na cidade de
Lourdes, a Virgem Imaculada, às repetidas perguntas de Bernadete que lhe
perguntava qual era o seu nome, respondeu: “Eu
sou a Imaculada Conceição.” Com estas palavras exprimiu claramente que não
é somente Imaculada Concebida, e sim a própria Imaculada Conceição. Uma coisa é
branco, outra é brancura; uma coisa é perfeito, outra é perfeição. Deus,
falando à Moisés, disse: “Eu sou o que
sou quem sou.” (Ex. 3, 14), e isso quer dizer: “A minha essência pertence para
que eu tenha a minha natureza em mim mesmo, sempre, sem início.”
A Virgem
Imaculada recebe a sua existência de Deus, é criatura, é conceição, porém, é
Conceição Imaculada. Que profundos mistérios encerram essas palavras.
E, como no
nível natural e sobrenatural, tudo vem do Pai e desce pelo Filho e Espírito
Santo até as criaturas, assim também todas as criaturas sobem pelo Espírito
Santo e Filho até o Pai.
A mais
perfeita, porém, das criaturas, a Virgem Maria Imaculada, eleva-se acima de
todas as criaturas e é toda de Deus.
O Filho de
Deus desceu do Pai através do Espírito Santo e habitou em Maria, encarnou-se em
Maria, até que Maria tornou-se Mãe do Deus-Homem, Mãe de Jesus. Desde este momento, toda graça do Pai,
através do encarnado Filho, Jesus, é distribuída pela Imaculada. Assim, também,
todo ato de amor das criaturas purificado das imperfeições, pela Imaculada e
por Jesus sublimado até o valor infinito, é digno da Majestade do Pai Celeste,
e vai ate a face do Pai.
A união do
Espírito Santo com a Virgem Imaculada é tão perfeita que, o Espírito Santo, penetrando
na alma da Imaculada, somente por meio dela atua em outras almas.
Por isso Maria Imaculada torna-se
Medianeira de todas as graças; por isso Maria Imaculada se tornou verdadeira
mãe da Divina Graça, Rainha dos Anjos e Santos, Auxílio dos fiéis e Refúgio dos
pecadores. Como tão pouco ainda é conhecida Maria, a Virgem Imaculada. Quando
será que as almas vão amar o Coração da Imaculada, o Coração de Jesus e,
através deles, o Pai do Céu?
(escritos de São Maximiliano
Maria Kolbe - Cavaleiro da Imaculada - Junho 81 - nr 6-30).
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