quinta-feira, 14 de abril de 2016

MÃES, PRESENÇA DE MARIA NA FAMÍLIA

MÃES, PRESENÇA DE MARIA NA FAMÍLIA


Maria é virgem e mãe. Única na história da humanidade a ter essa dignidade. Única escolhida por Deus para uma missão específica: a de ser virgem e, ao mesmo tempo, ser mãe do Filho de Deus.
O Pai, que escolheu Maria para essa missão divina, continua a convidar todas as mulheres para essa missão: a vocação da maternidade. 
Para a vocação da maternidade o Pai não faz acepção de mulheres: são mães as mulheres ricas e as mulheres pobres; são mães as mulheres que moram nos palacetes e as mulheres que moram nas favelas. São mães as mulheres de todas as raças, cores, credos. 
Faz parte do divino ser mãe. Um poeta já disse: “ser mãe é padecer no paraíso”. Concordo em parte com esse poeta porque, ser mãe é sempre padecer, mas nem sempre no paraíso, porque um coração de mãe está sempre apreensivo pela educação, bem estar e segurança de seu filho, assim como esteve o coração de Maria desde a concepção de Jesus no seu ventre virginal, depois por toda a vida, até a sua morte na cruz. 
Lembramos hoje das mães que estão esperando os seus bebês, numa expectativa alegre e emocionante de poder, por uma primeira vez, dar à luz a alguém e depois dar a vida por esse alguém que nascerá do seu ventre. 
Quando vejo uma mulher grávida eu me lembro de Maria esperando o seu Menino Jesus já, com o ventre bastante crescido e acariciando o seu ventre como que acariciando aquele que viria para a salvação do mundo. Cada criança que nasce é mais uma esperança que o Pai nos dá de que o mundo pode ser modificado para melhor. 
      Enquanto mulheres estiverem dando  à luz seus filhos, é uma certeza de que Deus não se esqueceu dos homens. Todas as mulheres são vocacionadas para a maternidade. 
Talvez fosse o momento de pedirmos a Maria pelas mães solteiras, essas mulheres que foram e são valentes e corajosas e, na maioria das vezes, abandonadas pelo homem que amou, pela família, e condenada pela sociedade, respeitaram a vida e conservaram no seu ventre o fruto de um amor frustrado e que em momento algum pediu para ser gerado. 
Apesar dos pesares respeitaram a vida e suportaram em seus ombros e em suas almas a dor do abandono e a tristeza da incompreensão da família, co companheiro e da sociedade. São solteiras, sim, mas são mães como todas as mães, em toda a extensão da palavra. 
Vamos pedir a Maria pelas mães que se casaram pensando em uma vida de paz e felicidade no seu lar, mas que facilmente se desiludiram ao sofrerem a incompreensão do marido e ao sentir que em determinado momento foi jogada sobre os seus ombros a responsabilidade de, sozinhas, terem que cuidar e educar seus filhos. 
Peçamos à Maria pelas mães abandonadas pelos seus maridos, mulheres valentes e corajosas que, mesmo com o abandono do marido, assumem sozinhas o papel que deveria ser dos dois, marido e mulher, os cuidados e a educação dos filhos. 
Peçamos a Maria por todas as mães que têm os seus lares bem estruturados e formados, bem constituídos e que vivem felizes com seus maridos e filhos. Como Maria, todas são mães e, como mães, todas merecem a nossa veneração, o nosso respeito e consideração, o nosso amor. 
Peçamos à Maria que coloque no coração de cada um de nós o respeito por todas as mães que são a face feminina de Deus no nosso meio. 
Peçamos à Maria pelas mães das mães, que são as avós, que já cumpriram com sua missão de mãe e agora vêem o fruto de seus trabalhos se realizarem no nascimento de seus netos. 
Peçamos, de uma maneira especial, pelas mães falecidas, por aquelas que deram a sua vida por seus filhos, por aquelas que já cumpriram a sua missão nesta terra e agora, junto com Maria, no Reino dos Céus, recebem o merecido prêmio pela doação total de suas vidas pelos seus filhos. Só o fato de uma mulher ser mãe dá a essa mulher o direito de um lugar privilegiado junto de Deus e em companhia de Maria. 
Peçamos à Maria que abençoe todas as mães e a todas dê a alegria íntima de que a salvação de todos os homens depende delas, assim como dependeu de Maria que foi a mãe de nosso Salvador e Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário