SANTO
TOMÁS DE AQUINO
Era, sem
dúvida, a hora sazonada para as grandes sínteses: a síntese artística que é a
catedral gótica; síntese poética da Divina Comédia; a síntese política do
regime representativo - "Rex et regnum" - , que então nascia com as
Cortes e os Parlamentos; e a síntese teológico-filosófica das grandes
"summas". Na revolução intelectual, havia o precedente do
"renascimento científico" do século XII - um dos muitos renascimentos
que de século em século precederam ao denominado Renascimento, Isto não quer
dizer que o ambiente para a grande obra de Tomás de Aquino fosse propício, nem
sequer pacífico. As mais acerbas controvérsias acompanharam constantemente seu
labor de magistério e de pesquisador.
Podemos
lembrar, como exemplo, a violenta polêmica entre regulares e seculares que
marcou seus primeiros anos de professorado na universidade de Paris, e,
sobretudo, a mortal oposição de averroístas e antiaverroístas. A curta vida de
Santo Tomás (1225-1274) não foi, de modo algum, tranquila, como poderia
faze-nos pensar a magnitude de sua obra. Viajou continuamente e desempenhou
variadas funções: professor universitário, consultor de sua ordem junto à corte
pontifícia para assuntos de governo e disciplina, pregador oficial...
Em meio a
essas viagens e ocupações, lia meditava e redigia suas obras: Comentários à
Sagrada Escritura, Comentários ao Mestre das Sentenças, De Trinitate e De
Veritate, Summa contra gentes, Quaestiones Disputatae etc. e, sobretudo, a
Summa Theologica, uma das obras fundamentais do pensamento humano, que marcou o
rumo da orientação filosófico-teológica da Igreja durante meio milênio. Santo
Tomás aparece assim como um dos grandes elaboradores do pensamento cristão. O
esforço realizado pelos padres, de incorporação de cultura clássica á mensagem
cristã, foi completado por Santo Tomás no campo filosófico enxertando a
filosofia recional de Aristótoles (expressão até esse momento do paganismo irreconciliável
com a fé) em seu sistema teológico.
Este mesmo
esforço de assimilação cristã de um pensamento alheio ou hostil é o que
tentaria no século XX Teilhard de Chardin com o pensamento moderno, imbuído da
ciência experimental. Pra realizar a união tão perfeita de atividade e
reflexão, o caráter de Santo Tomás foi, como o qualificou seu primeiro
biógrafo, "miro modo contemplativus". A inteligência, uma afetividade
profunda e a paz interior são as notas mais marcantes da vida e da obra de
Tomás de Aquino. É o padroeiro das faculdades católicas. O estudo da sabedoria
é o mais perfeito, sublime, proveitoso e alegre de todos os estudos humanos.
Mais perfeito, realmente porque o homem possui já alguma parte da verdadeira
bem-aventurança, na medida em que se entrega ao estudo da sabedoria. Por isso,
diz o sábio: "Feliz o homem que medita na sabedoria".
Mais sublime,
porque principalmente por ele o homem se assemelha a Deus, que "tudo fez
sabiamente"; e porque a asemelhança é causa do amor, o estudo da sabedoria
une especialmente a Deus por amizade, e assim se dis dela que é "para os
homens tesouro inesgotável, e os que dele se aproveitam tornam-se participantes
da amizade divina". Mais útil, porque a sabedoria é o caminho para chegar
à imortalidade: "O desejo da sabedoria conduz a reinar para sempre".
E mais alegre, finalmente, "porque não é amarga sua conversação nem
dolorosa sua convivência, na alegria e gozo". Tomando, pois, confiança na
piedade divina para prosseguir o ofício de sábio, embora exceda às minhas
forças, é meu propósito manifestar, quanto seja possível, a verdade, que
professa a fé católica, eliminando os erros contrários; porque servindo-me das
palavras de Santo Hilário: "Considero como o principal dever de minha vida
para com Deus esforçar-me para que minha língua e todos os meus sentidos falem
dele".
São comemorados
também, neste dia, São José Freinademtz, Santo Amadeu de Lausanne (monge e
bispo), São Flaviano de Civita Vecchia (mártir), São Jiuliano de Cuenca
(bispo), Santo Odo de Beauvais (monge e bispo).
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