quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

SÓ OS VALENTES TEM PAZ VERDADEIRA

SÓ OS VALENTES TEM PAZ VERDADEIRA

Resultado de imagem para SÓ OS VALENTES TEM PAZ VERDADEIRA

Paz.   Como necessitamos de paz. Como procuramos a paz. Como desejamos a paz.
Paz interior. Paz de espírito. Paz na família. Mas como procuramos a paz nos locais mais errados, nos lugares onde ela não está. E, nessa busca louca e desenfreada de paz, mais nos confundimos, mais nos desesperamos. 
A paz não é somente ausência de guerra. Paz também não é sinônimo de tranquilidade.           
Paz é você estar de bem com você e com Deus, mesmo que tudo à sua volta seja guerra e confusão. A paz verdadeira vem de Deus, aquela paz que vem de Jesus, o filho de Maria, quando ele mesmo disse aos seus apóstolos e discípulos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se perturbe nem se intimide vosso coração.” (Jo 14, 27).
A paz verdadeira vem de Deus, somente de Deus; paz interior, paz de consciência.
Eu disse que paz não é sinônimo  de tranquilidade, mesmo contrariando a definição de paz que nos dão os dicionários da língua portuguesa.     
            
Realmente, a paz que vem de Deus não pode ser sinônimo de tranquilidade porque, por um paradoxo, Deus nos dá a sua paz exatamente para não nos deixar tranquilos, porque, quem tem a paz que vem de Deus não pode ficar tranquilo ao ver tantas injustiças, tantas mentiras, tantas falsidades, tantos interesses escusos que existem entre as pessoas, entre as famílias, e isso no mundo todo. Quem tem a paz que vem de Deus não pode se acomodar, não pode se tranquilizar, não pode se omitir ao ver a injustiça imperar nos lugares que deveriam ser santos, não pode concordar ao ver que aqueles que deveriam falar em defesa dos oprimidos se calarem covardemente; não pode ter repouso ao presenciar as agressões covardes contra aqueles que não podem se defender, isso tanto física, como moral e psicologicamente.      
Por isso que digo que paz não pode e nem deve ser sinônimo de tranquilidade.
Deus nos dá a paz, mas não nos deixa em paz.                 
A paz que vem de Deus nos desaloja do nosso comodismo, assim como aconteceu com Maria que após receber a paz personificada no Filho de Deus  em seu ventre não se acomodou e partiu para uma longa viagem ao saber que sua prima Isabel, já de idade avançada, necessitava de sua presença para a auxiliar nos últimos meses de sua gravides temporã.           
Só os valentes tem essa paz verdadeira; os valentes que assumem de corpo e alma os preceitos de Deus e se sintonizam com a vontade divina para servirem de instrumentos  nas mãos do Pai, para dar continuidade ao plano de salvação iniciado por Jesus Cristo,  e que se prolonga na luta do dia a dia  da sua Igreja.
E o resultado dessa paz nem sempre é uma velhice tranquila ou uma aposentadoria calma e abastada; o resultado dessa paz é, muitas vezes, a incompreensão do mundo, é uma coroa de espinhos, são flagelos, chacotas que muitas vezes terminam por se ver o mundo do alto, mas do alto de um cruz. Não foi assim que aconteceu com o filho de Maria? E a prova disso vemos na paz que Jesus Cristo transmitiu aos seus apóstolos, quando disse: “Eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz.” (Jo 14,27).  
Jesus deu a paz, transmitiu a sua paz aos seus discípulos e apóstolos, e, todos os apóstolos, em gozo pleno dessa paz, foram perseguidos, caluniados, flagelados, assassinados, martirizados, mortos em nome da fé e da paz.
Mas, que tipo de paz é essa que, para gozá-la plenamente temos de passar por todas essas privações? É a paz que vem de Deus que nos dá plena segurança de que vale a pena ser perseguido pelo mundo, ser incompreendido pelos homens desde que permaneçamos fieis à observância das mensagens evangélicas de Jesus Cristo.
A paz que vem de Deus traz alegria interior. A paz que o mundo oferece, transforma-se em remorso. O Senhor fez bem-aventurados todos aqueles que vivem na sua paz e, as bem-aventuranças evangélicas nada mais são do que o conforto que Deus dá aos que vivem na sua paz e, bem por isso, são: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino de Deus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os artífices da paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que padecem perseguição pela justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês, quando forem insultados e perseguidos, e com mentira falarem contra vocês todo gênero de mal por minha causa. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande será a sua recompensa.” (Mt, 5, 3-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário