SÃO JOÃO BATISTA
Esta data, 24 de junho, comemora o
nascimento de João Batista.
No dia 29 de agosto é lembrada,
liturgicamente, a sua morte por decaptação ordenada pelo rei Herodes. João
nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, a cerca de seis quilômetros
lineares de distância a oeste de Jerusalém.
Segundo interpretações do Evangelho de
Lucas, João Barista era um nazireu de nascimento, insto é, consagrado a Yahweh
que não podia tomar bebidas fermentadas e nem cortar o cabelo e nem tocar em
mortos, conforme vemos no livro dos
Números, 6,1-21. Outros documentos defendem que pertencia à facção
nazarita de Israel, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um
homem consagrado.
De acordo com a cronologia neste
artigo, João teria nascido no ano 7 aC; os historiadores religiosos tendem a
aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 2 aC. Como era prática ritual
entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimônia da circunsição,
ao oitavo dia de vida do menino.
A sua educação foi grandemente
influenciada pelas ações religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu
pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "as
filhas de Araão", as quais cumpriam com determinados procedimentos
importantes na sociedade religiosa da altura.
Aos 6 anos de idade, de acordo com a
educação sistemática judaica, todos os meninos deveriam iniciar a sua
aprendizagem "escolar".
Em Judá não existia uma escola, pelo
que terá sido o seu pai e a sua mãe a ensiná-lo a ler e a escrever, e a
instruí-lo nas atividades regulares. Aos 14 anos há uma mudança no ensino.
Os meninos, graduados nas escolas da
sinagoga, iniciam um novo ciclo na sua educação. Como não existia uma escola em
Judá, os seus pais terão decidido levar João a Engedi (atual Qunram) com o fito
de este ser iniciado na educação nazarista.
Engedi era a sede ao sul da irmandade
nazarita, situava-se perto do Mar Morto e era liderada por um homem,
reconhecido, de nome "Ebner". João terá efetuado os votos de nazarita
que incluíam abster-se de bebidas intoxicantes, o deixar o cabelo crescer, e o
não tocar nos mortos. As ofertas que faziam parte do ritual foram entregues em
frente ao templo de Jerusalém como caracterizava o ritual.
Segundo o relato bíblico (Mt 3,4),
João também trajava veste simples (de pelos de camelo, um cinto de couro em
torno de seus lombos) e alimentava-se de "gafanhotos e mel
silvestre", não obstante, devido ao termo "gafanhoto" se referir
também à alfarrobeira (Ceratonia siliqua), uma árvore de fruto adocicado
comestível, nativa da região mediterrânica, onde provavelmente vivia o
personagem bíblico, seja provável que usasse alfarrobas com mel, conhecida ainda como Pão-de-João ou Pão-de-São-João, figueira-de-pitágoras
e figueira-do-egipto.
O pai de João, Zacarias, terá morrido
no ano 12 dC. João teria entre 18 e 19
anos de idade, e terá sido um esforço manter o seu voto de não tocar nos
mortos. Com a morte do seu pai, Isabel ficaria dependente de João para o seu
sustento.
Era normal ser o filho mais velho a
sustentar a família com a morte do pai. João seria filho único. Para se poder
manter próximo de Engedi e ajudar a sua mãe, eles terão se mudado, de Judá para
Hebrom (o deserto da Judeia).
Ali João terá iniciado uma vida de
pastor, juntando-se às dezenas de grupos ascetas que deambulavam por aquela região,
e que se juntavam amigavelmente e conviviam com os nazaritas de Engedi.
Isabel terá morrido no ano 22 dC e foi
sepultada em Hebrom. João ofereceu todos os seus bens de família à irmandade
nazarita e aliviou-se de todas as responsabilidades sociais, iniciando a sua
preparação para aquele que se tornou um “objetivo de vida” - pregar aos gentios
e admoestar os judeus, anunciando a proximidade de um “Messias” que
estabeleceria o “Reino do Céu”.
De acordo com um médico da Antioquia,
que residia em Písia, de nome Lucas, João terá iniciado o seu trabalho de
pregador no 15º ano do reinado de Tibério. Lucas foi um discípulo de Paulo, e
morreu no ano 90.
A sua herança escrita, narrada no
"Evangelho segundo Lucas" e "Atos dos Apóstolos" foram
compiladas em acordo com os seus apontamentos dos conhecimentos de Paulo e de
algumas testemunhas que ele considerou.
Este 15º ano do reinado de Tibério
César terá marcado, então, o início da pregação pública de João e a sua
angariação de discípulos por toda a Judeia em acordo com o Novo Testamento.
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