terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

MARIA, MÃE DE DEUS

MARIA, MÃE DE DEUS


O calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua divina maternidade, chamada, reconhecida, venerada e verdadeiramente a Mãe de Deus, pois Maria é a Mãe de Jesus Cristo que, tomando a natureza humana não abdicou a sua natureza divina, sendo, portando, homem e Deus, e Maria é a Mãe da Pessoa de Jesus Cristo na sua natureza humana e divina. Esta festa, a de Maria, a Mãe de Deus é a primeira festa que surgiu na Igreja do Oriente, que proclama que Maria é verdadeiramente a Mãe de Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. 
Esta verdade de fé foi proclamada solenemente no Concílio Ecumênico de Éfeso, em 431. 
Nesse Concílio foi dado a Maria o título de “Theotokos”, isto é, geradora de Deus. Deus se fez carne no ventre de Maria, por meio de Maria e começou a fazer parte de um povo, constituiu o centro da história. Maria é o ponto de união entre o céu e a terra. 
Maria, que deu a vida humana ao Filho de Deus, continua a apresentar para as pessoas a vida divina. É por isso que Maria é considerada mãe de cada pessoa que nasce para a vida da graça, a vida de Deus, e mãe de todos. É em nome de Maria, Mãe de Deus e Mãe dos homens, que no dia primeiro de Janeiro, o primeiro dia do calendário anual, se celebra no mundo inteiro “o dia da paz”, aquela paz que Maria, uma de nós, encontrou no abraço infinito do amar divino. 
Aquela paz que Jesus veio trazer às pessoas que creram no amor. Tudo isso começou a mais de dois mil anos.
      Tudo começou com um “Sim”! Uma jovem simples, humilde, de nome Maria, da cidade de Nazaré, aceita o convite de Deus para ser a Mãe do Salvador esperado pelo povo de Israel, anunciado pelos profetas, aguardado pelo povo pobre e marginalizado.
Com a adesão e Maria à vontade de Deus, acontece o milagre da vida: a encarnação do Filho de Deus. Disse o Anjo à Maria: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Disse então Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,31.37). 
Na encarnação, o Filho de Deus une-se em comunhão estreitíssima com Maria. 
É a primeira comunhão de Deus com a criatura, pela qual o Cântico de Maria é o Mais digno agradecimento: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para a humildade de sua serva. De hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo Poderoso realizou em mim grandes obras: seu nome é santo e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração.” (Lc 1,46-50). 
Segundo o Beato Tiago Alberione, “quem encontra Maria, encontra Jesus. A Igreja e os Santos, guiados pelo Espírito de Deus, jamais separam Jesus Cristo de Maria. Os pastores e os magos encontraram o Menino com Maria, sua Mãe. Maria é a haste, Jesus é a flor; Maria é a planta, Jesus o fruto”. Maria é aquela criatura dócil e humilde, mas, sobretudo, confiante em Deus que nos trouxe a vida nova: Jesus Cristo. Maria viveu em vista de Jesus e exprime essa verdade com  as palavras: “O Todo Poderoso fez em mim grandes coisas” (Lc 1,49). A vida de Maria se resumia àquilo que deve ser o ideal de todo cristão: tudo por Jesus, tudo com Jesus, tudo em Jesus. Sigamos os passos de Maria que, incansavelmente, acompanhou Jesus de Belém até o Calvário, até o sepulcro. Caso contrário, aprendemos o que os outros ensinam, saberemos falar, saberemos até indicar aos outros o caminho, mas nós mesmos, mas nós mesmos não trilharemos o caminho. Não sejamos dos que somente ensinam aos outros o caminho; sejamos os primeiros a percorrê-lo e digamos depois aos outros: “Venham e sigam-me”. Maria leva-nos a conhecer Jesus de acordo com o tempo, a situação e as ocupações”. (do livro “Um mês em companhia de Nossa Senhora” do padre Antonio Lúcio, ssp). 
ORAÇÃO: - Ò Deus, que pela virgindade fecunda de Maria, destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário