terça-feira, 30 de agosto de 2016

``NÃO VIM PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR``.

``NÃO VIM PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR``.

Resultado de imagem para ``NÃO VIM PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR``.

Maria é a nossa mãe e o nosso modelo. Diante do Anjo Gabriel Maria se declarou ``a serva do Senhor`` = ``Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra. (Lc 1, 38). 
Toda a vida de Maria seria um longo serviço como tinha sido até aquele momento, mas, a partir do momento da anunciação, Maria iria servir a Deus e aos homens de maneira diferente. 
A partir da anunciação e do nascimento do Senhor Jesus, naquela casa pobre, mas cheia de Deus, Maria iria servir a Jesus, seu filho, e a José, seu esposo. 
Mais tarde Jesus diria - ``Não vim para ser servido, mas para servir``. (Mt 20,28), colocando nessa afirmativa, sem dúvida, o modo de proceder de Maria que, em toda a sua vida não fizera outra coisa senão servir, servir a Deus e ao próximo. 
A dedicação de Maria não se limitava em dispensar atenção apenas a Jesus, seu filho e José, seu esposo. A dedicação de Maria estendia-se mais longe, estendia-se a todos os habitantes de Nazaré, e depois, a todos os que Maria encontraria até o fim de sua existência nesta terra. Tudo o que interessava a Jesus, seu filho, interessava a Maria. 
E, aos poucos, Maria foi observando, inspirada pelo Espírito Santo, de que o mundo inteiro ficaria aos seus cuidados de Mãe.
        O Anjo Gabriel já fizera de Maria  a guarda viva do Filho de Deus, que tomaria a forma humana no seu ventre e, em conseqüência , seria também o seu filho. E o Anjo Gabriel comunica também à Maria que sua prima Isabel, mulher já de idade avançada, estava no terceiro mês de gravides.
Maria sentiu que Isabel necessitava de sua presença, de seu auxílio. Lucas, em seu evangelho nos diz que ``...Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel...`` (Lc 1, 39-40). 
O Evangelho não entra em detalhes quanto a esta viagem. Poderíamos até imaginar que, para dar assistência à sua prima Isabel, Maria saiu de uma porta e entrou em outra. Mas não foi assim. De Nazaré, cidade onde morava Maria, até a região montanhosa, onde morava Isabel, a distância era de, aproximadamente, cento e trinta quilômetros. 
E, naquele tempo não havia conduções rápidas e confortáveis, com existem hoje. Para servir e ser útil a uma pessoa necessitada, Maria não mediu distância e não levou em consideração o tempo que iria gastar e nem os riscos que correria ao passar por regiões desabitadas que estavam repletas de animais selvagens e ladrões. 
Isabel era idosa, estava grávida, já no terceiro mês de gravides, e precisava da presença e da ajuda de Maria, e Maria não pensa duas vezes que ir ao encontro de Isabel, pessoa necessitada que precisava dela. E Maria, sem que ninguém soubesse, a não ser ela mesma, já estava grávida de Jesus. 
E, nesse encontro de Maria e Isabel, encontraram-se, pela primeira vez,  Jesus e João Batista. Esse foi o encontro mais importante da história da humanidade, e ninguém ficou sabendo, a não ser Isabel e Maria, que sentiram seus filhos se mexerem  em seus ventres, manifestando assim, uma alegria do primeiro encontro entre o Salvador e aquele que deveria anunciar a sua vinda.            
Na alegria divina desse encontro memorável, Isabel sentindo que Maria trazia no seu ventre o Salvador do Mundo, completa a saudação do Anjo Gabriel, dizendo - ``Bendita és tu entre as  mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre.`` (Lc 1, 42). 
 Da visita que Maria fez a Isabel, queremos hoje aprender  e aperfeiçarmos-nos no dever de servir, como Maria serviu.

Um comentário: