SANTO TOMÁS DE AQUINO
Era, sem dúvida, a hora sazonada para
as grandes sínteses: a síntese artística que é a catedral gótica; síntese
poética da Divina Comédia; a síntese política do regime representativo -
"Rex et regnum" - , que então nascia com as Cortes e os Parlamentos;
e a síntese teológico-filosófica das grandes "summas". Na revolução
intelectual, havia o precedente do "renascimento científico" do
século XII - um dos muitos renascimentos que de século em século precederam ao
denominado Renascimento, Isto não quer dizer que o ambiente para a grande obra
de Tomás de Aquino fosse propício, nem sequer pacífico. As mais acerbas
controvérsias acompanharam constantemente seu labor de magistério e de
pesquisador.
Podemos lembrar, como exemplo, a
violenta polêmica entre regulares e seculares que marcou seus primeiros anos de
professorado na universidade de Paris, e, sobretudo, a mortal oposição de
averroístas e antiaverroístas. A curta vida de Santo Tomás (1225-1274) não foi,
de modo algum, tranqüila, como poderia faze-nos pensar a magnitude de sua obra.
Viajou continuamente e desempenhou variadas funções: professor universitário,
consultor de sua ordem junto à corte pontifícia para assuntos de governo e
disciplina, pregador oficial...
Em meio a essas viagens e ocupações,
lia meditava e redigia suas obras: Comentários à Sagrada Escritura, Comentários
ao Mestre das Sentenças, De Trinitate e De Veritate, Summa contra gentes,
Quaestiones Disputatae etc. e, sobretudo, a Summa Theologica, uma das obras
fundamentais do pensamento humano, que marcou o rumo da orientação
filosófico-teológica da Igreja durante meio milênio. Santo Tomás aparece assim
como um dos grandes elaboradores do pensamento cristão. O esforço realizado
pelos padres, de incorporação de cultura clássica á mensagem cristã, foi
completado por Santo Tomás no campo filosófico enxertando a filosofia recional
de Aristótoles (expressão até esse momento do paganismo irreconciliável com a
fé) em seu sistema teológico.
Este mesmo esforço de assimilação
cristã de um pensamento alheio ou hostil é o que tentaria no século XX Teilhard
de Chardin com o pensamento moderno, imbuído da ciência experimental. Pra
realizar a união tão perfeita de atividade e reflexão, o caráter de Santo
Tomás foi, como o qualificou seu primeiro biógrafo, "miro modo
contemplativus". A inteligência, uma afetividade profunda e a paz interior
são as notas mais marcantes da vida e da obra de Tomás de Aquino. É o padroeiro
das faculdades católicas. O estudo da sabedoria é o mais perfeito, sublime,
proveitoso e alegre de todos os estudos humanos. Mais perfeito, realmente
porque o homem possui já alguma parte da verdadeira bem-aventurança, na medida
em que se entrega ao estudo da sabedoria. Por isso, diz o sábio: "Feliz o
homem que medita na sabedoria".
Mais sublime, porque principalmente
por ele o homem se assemelha a Deus, que "tudo fez sabiamente"; e
porque a asemelhança é causa do amor, o estudo da sabedoria une especialmente a
Deus por amizade, e assim se dis dela que é "para os homens tesouro
inesgotável, e os que dele se aproveitam tornam-se participantes da amizade
divina". Mais útil, porque a sabedoria é o caminho para chegar à
imortalidade: "O desejo da sabedoria conduz a reinar para sempre". E
mais alegre, finalmente, "porque não é amarga sua conversação nem dolorosa
sua convivência, na alegria e gozo". Tomando, pois, confiança na piedade
divina para prosseguir o ofício de sábio, embora exceda às minhas forças, é meu
propósito manifestar, quanto seja possível, a verdade, que professa a fé
católica, eliminando os erros contrários; porque servindo-me das palavras de
Santo Hilário: "Considero como o principal dever de minha vida para com
Deus esforçar-me para que minha língua e todos os meus sentidos falem
dele".
São comemorados também, neste dia, São
José Freinademtz, Santo Amadeu de Lausanne (monge e bispo), São Flaviano de
Civita Vecchia (mártir), São Jiuliano de Cuenca (bispo), Santo Odo de Beauvais
(monge e bispo).
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