domingo, 6 de outubro de 2013

MARIA, RAINHA DAS VOCAÇÕES

06 DE OUTUBRO
MARIA, RAINHA DAS VOCAÇÕES

Maria é a Rainha da vocações, de todas as vocações cristãs a que somos chamados.  
Maria é a mãe dos vocacionados.    A todos nós, o Senhor Nosso Deus nos chama para uma vocação especial. Cada um de nós, em particular, é chamado para uma vocação específica. E, para qualquer tipo de vocação a que somos chamados, a finalidade primordial é para servir e adorar ao Senhor Nosso Deus e amar e servir o irmão para melhor chegarmos até Deus. 
           Qualquer vocação aceita e vivida  é para a maior glória de Deus. A uns, o Senhor Nosso Deus chama para a vida religiosa, para servir a Deus, através dos irmãos, em conventos  ou nas comunidades distantes onde falta uma assistência religiosa, por menor que seja. São os irmãos e irmãs que deixam suas famílias, abandonam o mundo e se dedicam inteiramente ao serviço do Senhor e vão servir a Deus na pessoa do irmão de uma maneira mais dedicada e com muito mais amor. A muitos outros o Senhor Nosso Deus chama para a vocação sacerdotal. 
São os nossos sacerdotes, os nossos padres que Deus escolhe nas próprias famílias para serem continuadores da missão de Jesus Cristo neste mundo, para serem os propagadores e anunciadores das mensagens evangélicas nos deixada pelo Senhor Jesus. Os sacerdotes administram os santos sacramentos e dão assistência religiosa integral ao povo de Deus. A outros o Senhor chama para a vida celibatária ou virginal, homens e mulheres que não são chamados para a vida religiosa em conventos e nem para a vida sacerdotal, mas que permanecem neste mundo como leigos, vivendo integralmente os mandamentos e as determinações do Senhor, permanecendo solteiros e castos, que não constituem família própria para auxiliar a cuidar da família de Deus, que é o povo cristão.   
Para a maior parte do seu povo o Senhor Nosso Deus chama para a vida matrimonial, para o casamento, para, de acordo com a lei do Senhor, em casamento, em matrimônio, se unir a uma outra pessoa, do outro sexo, e os dois se tornarem um através do amor. Aos que são chamados para a vocação do matrimônio, o Senhor lhes transmite a missão de gera novos filhos, de educar para o Senhor novos herdeiros para o Reino dos Céus.   As vocações religiosas, sacerdotais e matrimoniais, poderíamos dizer que são as vocações fundamentais na vida do povo cristão, porque, ou somos religiosos, ou somos sacerdotes ou nos casamos, constituindo família.  Mas, a vocação mais importante, que está acima dessas três vocações fundamentais, é a vocação do cristão. A todos nós o Senhor Nosso Deus nos chama para sermos, em primeiríssimo lugar, para sermos cristãos. E, para sermos cristãos, é fundamental e indispensável que sejamos batizados. E todos nós, cristãos, somos batizados.  
Quem não é batizado não é cristão. Desde o Papa, que é o chefe visível da nossa santa Igreja, até o mais humilde dos humildes dos cristãos, somos todos batizados, senão não poderíamos pertencer e nem pertenceríamos à Igreja de Jesus Cristo. E ser cristão não quer dizer apenas ser batizado, porque, temos muitos irmãos que são batizados e não vivem a vida de cristão. Para ser cristão verdadeiro, antes de mais nada é necessário viver o batismo. E, para viver o batismo, se faz necessário conhecer o que o Senhor Jesus quer de cada um de nós; é necessário conhecer a sua mensagem, os seus mandamentos, a sua vida, o seu amor por todos os homens, e não somente conhecer, mas colocar em prática os seus ensinamentos e os seus mandamentos. O religioso, para ser um santo religioso, é necessário que, antes de mais nada ele seja um bom e santo cristão. O padre, para pensar em ser padre e para ser um padre santo, antes de mais nada ele tem que ser um bom e santo cristão.      
O homem e a mulher para receberem o sacramento do matrimônio, antes de mais nada eles precisam ser bons e santos cristãos. Todos, religiosos, sacerdotes e leigos, casados ou não, precisam conhecer a vocação para a qual o Senhor Nosso Deus os estão chamando. Todos nós, indistintamente, somos chamados para uma vocação, mas, para cumprirmos bem a vocação para a qual fomos chamados, para respondermos um “sim” consciente ao chamamento de Deus, antes de mais nada, precisamos ser cristãos, bons e santos cristãos, não somente cristãos porque fomos e somos batizados, mas principalmente cristãos porque somos batizados e nos interessamos incondicionalmente pelas coisas do Senhor Jesus e da sua Igreja.   Nós, os casados, como estamos vivendo a nossa vocação de cristão e a nossa vocação para o matrimônio? Somos realmente representantes de Deus no nosso lar, diante de nossos filhos, junto com nossos vizinhos? Vivemos realmente o nosso cristianismo onde quer que estejamos? É o momento de conferirmos como estamos vivendo a nossa vocação de cristãos e de casados.
São comemorados também nesta data: São Bruno, Santa Maria Francisca, Santa Erotides, Santa Alberta de Agen (mártir), São Barto de Vaison (bispo), Santos Marcelo, Casto, Saturnino (mártires de Cápua).



Nenhum comentário:

Postar um comentário