segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

07 DE OUTUBRO
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


Mês de outubro, mês do rosário, mês em que comemoramos as festas de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora do Rosário e da última aparição de Nossa Senhora de Fátima lá na cova da Iria, em Fátima, Portugal.
Neste mês de outubro “muitas famílias se reúnem no aconchego da mãe do Senhor” para louvá-la com mais amor e mais devoção rezando todos os dias o santo terço. “O verdadeiro rosário, o verdadeiro terço,  é como um Pentecostes de luz, de graça, senão vejamos: Os Apóstolos permaneciam em oração, com Maria, a mãe de Jesus, quando veio sobre eles os Espírito Santo”. (At 1, 14; 2, 1-4). “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a anunciar as maravilhas de Deus.” (At 2, 4.42-47).         
A partir daí, “nascia então a Igreja no convívio materno da Virgem Maria. E o que é o rosário,  o que é o terço senão este permanecer em oração com Maria, a Mãe de Jesus? E o que é o rosário,  o que é o terço  senão este aprender com Maria as coisas de Deus, acolher a Deus, ,fazer a vontade de Deus? E quem pode fazer a vontade de Deus se não for possuído pelo Espírito de Deus? E quem  será possuído pelo Espírito do Senhor se não tiver humildade? E com quem vamos aprender  a simplicidade e a humildade? Será que aprendemos a simplicidade e a humildade com os homens pretensiosos, soberbos, orgulhosos, desejosos do ter, do poder e do prazer?
             Todos sabemos que não. A verdadeira escola de oração é Nazaré, é a família de Nazaré. Esta é uma escola de vida, onde  se educa para o tempo e para a eternidade. Uma escola onde a autoridade é a palavra de Deus. Uma escola de convivência fraterna, compreensão afetuosa e diálogo constante. Uma escola de humildade, doçura e mansidão, condescendência e firmeza, preferência pelos mais necessitados. Maria é mãe. É ela a maior educadora dos filhos de Deus. Maria nos educa para a maturidade da fé, da esperança e da caridade, por uma consciência viva da “verdade sobre Jesus Cristo, da verdade sobre a Igreja e da verdade do homem.”  Cf  Puebla  994-997). Isto é o rosário,  isto é o terço. Os filhos junto da mãe, aprendendo a felicidade  maior é viver o Evangelho do Senhor do jeito de Maria, alicerçados no único fundamento que já foi colocado: o Cristo Jesus, “plenitude de todo o ser.”  (Col 1, 19; 2, 9-10).
Os apóstolos permaneceram em oração juntamente com Maria, até que lhes veio o Espírito Santo. Quando rezamos o terço permanecemos em oração com Maria e o Espírito Santo permanece em nós. A Igreja nasceu no convívio materno de Maria; a Igreja permanece sob a proteção materna de Maria, a mãe de Jesus e nossa mãe. Todos os que amam verdadeiramente Maria, a mãe de Jesus, devem permanecer em oração permanente com ela, e a oração que ela mais gosta e nos pede com insistência é a reza do terço. Todos os que tem Maria por mãe devem permanecer em oração com Maria, principalmente na reza do terço todos os dias.
(itálico - Irmão José Milson - Marista - Unda Brasil).
São celebrados também, nesta data: Nossa Senhora do Rosário, Santa Osita, Santo Helano, São Mateus de Mântua, Santo Augusto de Bourges (abade), Santa Júlia (martir de Augusta do Eufrates), Santa Justina de Pádua (virgem e mártir), Santos Marcelo e Apuleu (mártires de Roma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário