terça-feira, 10 de junho de 2014

EU SOU AQUELE QUE É

EU SOU AQUELE QUE É


O Senhor Nosso Deus é o que é, faz o que faz, e tudo o que faz é perfeito, perfeitíssimo.
Assim o Senhor se identificou a Moisés quando, Moisés, na sua dúvida e na descrença humana natural, antevendo o que aconteceria por parte do povo israelita quando daria início à sua missão de libertador que lhe estava sendo outorgada por parte do Altíssimo, perguntou ao Senhor: “... Quando eu for aos filhos de Israel e disser: “O Deus de vossos pais me enviou até vocês”; e me perguntarem: qual é o seu nome?, que direi?” Disse Deus a Moisés: ‘EU SOU AQUELE QUE É”. Disse mais: “Assim dirás aos filhos de Israel:EU SOU me enviou até vós”. (Ex, 3,13-14).
O Senhor Nosso Deus “É AQUELE QUE É” e sua vontade primeira  é que todos os homens se amem, sejam irmãos e felizes, sejam livres e vençam a morte, a morte do corpo, a morte espiritual.
           O Senhor criou o homem perfeito, superior a todas as outras criaturas e coisas, reinando sobre todos os animais e aves, feito para dominar tudo que o existisse sobre a terra: “Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem como nossa semelhança, e que eles dominem  sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra.” Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra  e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu  e todos os animais que rastejam  sobre a terra.” (Gn 1,26-28).
O homem não se contentou com esse estado das coisas, e quis mais. Não se contentou em ser uma criatura que habitava os pensamentos do Criador desde toda a eternidade e, no momento certo, feito “... à imagem de Deus.” (Gn 1,26.27).
O homem quis ser igual a Deus... Deus fez o homem perfeito, mas, veio o pecado e deformou, e destorceu a semelhança que o homem  tem com o seu Criador (Gn 3).
Apesar de o homem ter pecado e virado as costas a todos os privilégios que o Criador lhe havia outorgado, o Senhor não o abandonou: envia a todos a sua graça que, como água cristalina e pura, lava, transformando a nossa aparência espiritual e nos incentivando à busca da perfeição: “Sejam pois perfeitos, como o Pai celestial de vocês é perfeito.” (Mt 5,48).
Pecamos tanto que, infelizmente, perdemos o caminho da perfeição, da verdade que nos ampara e da vida que nos motiva.
Da Comunidade Una e Trina nos é enviado  o Filho, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, para se vestir da nossa carne, da nossa miséria, tomando a nossa natureza humana, sendo um dos nossos, em tudo igual a nós: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória, glória como de Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.” (Jo 1,14), e, tudo isso, para nos reconduzir ao caminho da felicidade, à vida da graça e à verdade que vem de Deus, somente de Deus, que é de Deus e somente a Deus pertence. O Senhor Jesus, na sua natureza humana, é em tudo igual a nós, menos no pecado: “Quem dentre vós, me acusa de pecado?” (Jo 8,48).
E, assim como o Senhor Nosso Deus se identificou a Moisés dizendo: ”EU SOU” (Gn 3,14), assim também o Senhor Jesus se auto denomina, quando afirma: “Quando tiverem elevado o Filho do Homem,  então saberão que EU SOU.” (Jo 8,27), e mais; “Vocês são daqui de baixo e eu sou do alto. Vocês são deste mundo, e eu não sou deste mundo. Disse a vocês que morrerão em seus pecados, porque se não crerem que EU SOU, morrerão em seus pecados.” (Jo 8,23-24), e, para completar e confirmar a sua divindade, Jesus afirma: “Em verdade, em verdade eu digo a vocês: antes que Abraão existisse, EU SOU.”  (Jo 8,58).
Alguma dúvida, ainda, sobre a natureza divina de Jesus Cristo? Ouçamos novamente Jesus Cristo, afirmando a sua divindade: “Eu e o Pai somos um.” (Jo 10,30), e, “... o Pai está em mim e eu no Pai.” (Jo 10,38).
            Tudo o que Deus faz é perfeito, perfeitíssimo, tamanha perfeição  que foge à nossa mesquinha e insignificante inteligência e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário