segunda-feira, 2 de junho de 2014

“OLHAI AS AVES DO CÉU...”

“OLHAI  AS   AVES  DO  CÉU...”


            Não pode existir coisa mais bela, mais calma, mais tranquila e reconfortante do que um passeio pelos campos, pelos vales, pelas margens de rios e represas onde tudo nos fala de Deus e faz com que sintamos a sua presença.
            Ouvir o canto dos pássaros, o ruído dos grilos, o coaxar dos sapos e rãs nas lagoas,  o ciciar das folhas ao mais leve toque do vento; ver o esvoaçar dos insetos e o vôo tranquilo dos pássaros e contemplar a variedade das flores, árvores  e plantas.
            Não pode existir coisa mais reconfortante do que contemplar as águas do riacho correrem límpidas e frias entre pedras e juncos à busca do seu verdadeiro destino.
            Passaríamos horas e horas observando pássaros de todos os tipos, tamanhos  e cores da mais deslumbrante beleza esvoaçando de árvore em árvore, de galho em galho, buscando seus alimentos, cuidando de seus filhotes.                        
As formigas, ordeiras e disciplinadas, indo e voltando em fila indiana por entre matos, gravetos secos e gramas, num trabalho interminável, sem cansaço e sem descanso.  
E nenhuma dessas criaturas silvestres se preocupa com o que vai comer ou com o que vai se vestir; não se preocupa com o daqui-à-pouco,  e com o dia de amanhã.
“Olhai as aves do céu, que não semeiam , nem ceifam, nem fazem provisões nos celeiros, e contudo vosso Pai Celeste as sustenta.” (Mt 6,26).
               Nenhum desses animais, aves ou insetos, se preocupa com o seu alimento ou seu vestuário. Onde quer que eles andem, voem ou estejam, encontram o seu alimento e as suas vestimentas, diga-se, as mais belas que lhes são dadas pelo Senhor Deus Criador de todas as coisas.
            Os animais, as aves, os insetos, não se preocupam com nada e nada lhes falta; têm o espaço para voarem, o chão para caminharem, as árvores para pousarem, as flores, frutos e folhas para se alimentarem, os galhos e folhas para se agasalharem, a água pura e limpa do riacho para lhes saciar a sede, enfim, o mundo é deles, o infinito lhes pertence.                    
E eles não se preocupam com o que vão se vestir ou comer  e nem fazem previsões ou ajuntam alimentos para o dia de amanhã, no entanto, o Pai Celeste jamais se esquece de um pássaro sequer, ou de uma formiga, ou de um pequenino inseto.
            “Portanto digo para vocês: não se preocupem, nem com a vida de vocês, acerca do que haverão de comer, nem com o corpo, acerca do que haverão de vestir.  Porventura não vale mais a vida do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido?” [...] “Porque vocês se inqueitam com o vestido? Considerem como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam. Digo a vocês, todavia, que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se pois Deus veste assim uma erva do campo que hoje existe, e amanhã é lançada  no forno, quanto mais a vocês, homens de pouca fé.  Não se aflijem pois, dizendo: “Que comeremos? que beberemos? Com que nos vestiremos?” Os gentios é que procuram todas essas coisas. O Pai de vocês  sabe se covês têm necessidade  de todas elas.” (Mt 6,25.28-32).
É o próprio Senhor Jesus quem nos chama a atenção para essas comparações da natureza e a despreocupação que devemos ter como as aves do céu sobre o que havemos de comer ou nos vestir, porque, para o Pai Celeste nós valemos muito mais do que qualquer animal ou ave ou inseto e, se o Pai os sustenta, será que nos abandonaria à nossa própria sorte? Se o Pai Celeste faz tudo isso para o menor dos menores e para o humilde dos mais humildes insetos, que não fará por nós que fomos criados por ele à sua própria imagem e semelhança?
E o Senhor Jesus continua a nos chamar a atenção sobre o grande amor que Deus Pai tem por todos e por cada um de nós em particular e nos dá a chave de como podemos abrir e sensibilizar o coração de Deus Pai e conseguirmos dele tudo o que necessitamos para uma vida feliz, nos dizendo: “Busquem, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.” (Mt 6,33).  
Se entendêssemos verdadeiramente isso todos seríamos mais felizes; os homens seriam mais felizes que as aves do céu e se vestiriam mais majestosamente que os lírios do campo que “...nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.” (Mt 6,29).  
Se entendêssemos realmente isso, tudo seria repartido fraternalmente, não faltaria alimento em nenhuma mesa, não se jogaria alimentos fora e nem os queimaria para valorizar mais o seu preço no mercado em detrimento dos necessitados, e não haveria ninguém morrendo à mingua em parte alguma do globo.
O Evangelho de Jesus Cristo ainda não alcançou e nem tocou o coração de todos os homens e, interessante, todos se dizem cristãos.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário