segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

“UMA VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO...” (Is 7,14)


“UMA VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO...” (Is 7,14)



Antes de sua vida pública, conforme nos narram os Evangelistas, o Senhor Jesus se manifestou , de uma maneira especial e maravilhosa, por três vezes e em situações diferentes. 
A sua primeira manifestação foi na noite do seu nascimento, quando aconteceram coisas maravilhosas e que, anteriormente, já haviam sido anunciadas  pelos Profetas do Antigo Testamento. 
O Profeta Isaías, setecentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo, já profetizava: “Levanta-te, recebe a luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Porque eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti nascerá o Senhor, e a sua glória se verá em ti. As nações caminharão à tua luz, e os reis, ao resplendor da tua aurora.” (Is 60,1-3). 
Não somente isso; o Profeta Isaías ainda adianta o nome e o que seria o Salvador no nosso meio: “Emanuel”, nome simbólico dado ao Senhor Jesus e que significa “Deus Conosco”, e quem foi Jesus no nosso meio senão “Deus Conosco”??? 
Assim se expressa Isaías: “Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho e seu nome será Emanuel.” (Is 7,14).
     Lucas, o mais detalhista dentre os quatro Evangelistas a respeito do nascimento de Jesus, narra com pormenores esse acontecimento a começar pela Anunciação desse maravilhoso fato à jovem e virgem Maria citada por Isaías: “...uma virgem conceberá...” (Is 7,14), e o Mensageiro do Senhor para essa Boa Nova não foi outro senão o Anjo Gabriel. Assim Lucas narra como aconteceu: “No sexto mês o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, o nome da Virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo.”  Ela ao ouvir essas palavras perturbou-se e discorria pensativa que saudação seria esta.  O Anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.  Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará sobre a casa de Jacó eternamente, e o seu reino não terá fim.”  Maria disse ao Anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?” Respondendo o Anjo, disse-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso mesmo o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,26-35).
O Profeta Isaías, referindo-se à divindade e majestade do filho que nasceria da virgem, assim diz: “Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado e foi posto o principado sobre o seu ombro; e será chamado Admirável, Conselheiro, Deus forte, Pai do século futuro, Príncipe da paz. O seu império se estenderá cada vez mais e a paz não terá fim; sentar-se-á sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o firmar e fortalecer pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre; fará isso o zelo do Senhor dos exércitos” (Is 9,6-7). 
Mas, em que lugar nasceria essa maravilha? E é o Profeta Miquéias quem nos responde: “E tu, Belém, Éfrata, tu és pequenina entre os milhares de Judá; mas de ti é que me há de sair aquele que há de reinar em Israel, e cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade.” (Mq 5,1-2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário