quarta-feira, 30 de março de 2016

AGRADAMOS A JESUS AMANDO SUA MÃE, MARIA

AGRADAMOS A JESUS AMANDO SUA MÃE, MARIA


São Luiz Maria Grignon  de Montfort como um grande devoto de Maria, no livro que ele escreveu sobre Maria chamado “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, queixa-se, amorosamente a Jesus pelos cristãos desconhecerem a íntima  ligação que existe entre Jesus e Maria. 
E, nesse livro, ele escreve o seguinte: “Neste ponto, dirijo-me a vós, um instante,  ò meu amável Jesus, para queixar-me amorosamente à Vossa Majestade de que a maior parte dos cristãos e até os mais ilustrados não sabem da união necessária que existe entre vós e vossa Mãe Santíssima. Estais sempre com Maria, ó meu Senhor, e Maria está sempre convosco e não pode estar sem vós; de outro modo deixaria de ser o que é; Maria está de tal forma transformada em vós pela graça que não vive mais, não existe mais; sois vós, unicamente, meu Jesus, que nela viveis e reinais, mais perfeitamente que todos os Anjos ou bem-aventurados. Ah! Se os homens conhecessem a glória e o amor que nessa admirável criatura recebeis, bem diversos seriam os seus sentimentos a vosso respeito e a respeito de Maria. Maria vos está tão intimamente unida, que seria mais fácil separar a luz do sol e o calor do fogo; digo mais, seria mais fácil separar de vós todos os anjos e santos que a pura Maria; porquanto ela vos ama mais ardentemente, vos glorifica mais perfeitamente que todas as outras criaturas juntas.
Isso dito, meu amável Jesus, não é verdade que causa espanto e compaixão ver a ignorância e as trevas de todas as criaturas deste mundo em relação à vossa Mãe Santíssima? Quantos cristãos católicos que fazem promessa de ensinar aos outros a verdade, e que, entretanto, não vos conhece a vós e a  Vossa Mãe Santíssima senão de um modo especulativo, seco, estéril e indiferente. Esses cristãos pouco falam de vossa Santa Mãe e da devoção que lhe é devida, porque temem, dizem eles, abusar ou vos injuriar honrando demasiadamente à Vossa Mãe Santíssima. Se vêem ou ouvem algum devoto da Santíssima Virgem  falar frequentemente  da devoção a esse boa mãe, de um modo terno, forte e persuasivo, como de um meio seguro e sem ilusão, de um caminho curto e sem perigo de uma senda imaculada e sem imperfeição, e de um segredo maravilhoso para achar-vos e amar-vos perfeitamente, clamam contra ele e apresentam mil falsas razões para provar-lhe que não deve falar tanto assim da Santíssima Virgem, que existem grandes abusos nessa devoção, que se deve trabalhar para destruí-los e antes falar em vós que incitar os povos à devoção à Santíssima Virgem que eles já dizem amar suficientemente... Ò meu amável Jesus, possui essa gente, por acaso, o vosso espírito? Será que eles vos contentam agindo dessa maneira? Será que eles vos agradam não empregando todos os esforços para agradar a vossa mãe, com medo de desagradar-vos? A devoção à vossa Santíssima Mãe impedirá a vossa? Preservai-me, Senhor, preservai-me desses sentimentos e dessas práticas e concedei-me a graça  de partilhar os sentimentos de gratidão, de estima, de respeito e de amor que consagrais à vossa Mãe Santíssima, a fim de que tanto mais vos ame e glorifique quanto mais de perto vos imitar e seguir. Como se até agora nada mais tivesse dito em honra de vossa Mãe Santíssima, fazei-me a graça de louvá-la dignamente apesar de todos os seus inimigos que são também os vossos, e permiti que eu lhes diga com os santos:- NÃO PODE ESPERAR A MISERICÓRDIA DE DEUS QUEM OFENDE A SUA MÃE!”Isso que acabamos de ler são escritos de São Luiz Maria Grignon de Montfort. Este santo é um dos maiores devotos de Maria e um dos maiores propagadores da devoção à Santíssima Virgem, e, pelos seus escritos, aprendemos muito com ele como devemos amar Maria, e como devemos amar Jesus através de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário