terça-feira, 29 de março de 2016

TODOS TEMOS UMA VOCAÇÃO. QUAL É A SUA?

VOCAÇÃO... PARA QUAL DELAS VOCÊ FOI CHAMADO?


A todos nós, o Senhor Nosso Deus nos chama para uma vocação especial. Cada um de nós, em particular, é chamado para uma vocação específica. 
E, para qualquer tipo de vocação a que somos chamados, a finalidade primordial é para servir e adorar ao Senhor Nosso Deus e amar e servir o irmão para melhor chegarmos até Deus. 
Qualquer vocação aceita e vivida com responsabilidade,  é para a maior glória de Deus. Para a maior parte do seu povo o Senhor Nosso Deus chama para a vocação da vida matrimonial, para o casamento, para, de acordo com a lei do Senhor, em casamento, em matrimônio, se unir a uma outra pessoa, do outro sexo, e os dois se tornarem um através do amor, o que Deus uniu o homem não pode desunir. 
Aos que são chamados para a vocação do matrimônio, o Senhor lhes transmite a missão de gerar filhos, de educar para o Senhor novos herdeiros para o Reino dos Céus.  
As vocações religiosas, sacerdotais e matrimoniais, poderíamos dizer, são as vocações fundamentais na vida do povo cristão, porque, ou somos religiosos, ou somos sacerdotes ou nos casamos, constituindo família. 
A outros o Senhor nosso Deus chama para a vocação da vida religiosa, para servir a Deus, através dos irmãos, em conventos  ou nas comunidades distantes onde falta uma assistência religiosa, por menor que seja. São os irmãos e irmãs que se tornam religiosos e religiosas e que deixam suas famílias, abandonam o mundo, e se dedicam inteiramente ao serviço do Senhor indo servir a Deus na pessoa do irmão de uma maneira mais dedicada e com muito mais amor.
        A muitos outros o Senhor chama para a vocação de ministor ordenados. São os nossos diáconos, sacerdotes, bispos, os nossos pastores, que Deus escolhe nas próprias famílias para serem continuadores da missão de Jesus Cristo neste mundo, para serem os propagadores e anunciadores das mensagens evangélicas que nos foi deixada pelo Senhor Jesus. Os sacerdotes administram os santos sacramentos e dão assistência religiosa integral ao povo de Deus.
 A outros, ainda, o Senhor chama para a vocação da vida celibatária ou virginal, homens e mulheres que não são chamados para a vida religiosa em conventos e nem para a vida sacerdotal, mas que permanecem neste mundo como leigos e leigas, vivendo integralmente os mandamentos e as determinações do Senhor, permanecendo solteiros e castos, que não constituem família própria para auxiliar a cuidar da família de Deus, que é o povo cristão. 
Mas, a vocação mais importante, que está acima de todas as vocações fundamentais, é a vocação do cristão. A todos nós o Senhor Nosso Deus nos chama, em primeiríssimo lugar, para sermos cristãos. E, para sermos cristãos, é fundamental e indispensável que sejamos batizados. 
E todos nós, cristãos, fomos batizados. Para ser cristão é necessário ser batizado. Desde o Papa, que é o chefe visível da nossa santa Igreja, até o mais humilde dos humildes dos cristãos, somos todos batizados, senão não poderíamos pertencer e nem pertenceríamos à Igreja de Jesus Cristo. E ser cristão não quer dizer apenas ser batizado, porque, temos muitos irmãos que são batizados, se autodenominam cristãos mas não vivem a vida de cristão. 
Para ser cristão verdadeiro, antes de mais nada é necessário viver o batismo. E, para viver o batismo, se faz necessário conhecer o que o Senhor Jesus quer de cada um de nós; é necessário conhecer a sua mensagem, os seus mandamentos, a sua vida, o seu amor por todos os homens, e não somente conhecer, mas colocar em prática os seus ensinamentos e os seus mandamentos. 
O religioso, para ser um santo religioso, é necessário que, antes de mais nada ele seja um bom e santo cristão. O ministro, ordenado, para ser um ministro ordenado (diácono, padre, bispo) santo, antes de mais nada tem que ser um bom e santo cristão. 
O homem e a mulher para receberem o sacramento do matrimônio, antes de mais nada precisam ser bons e santos cristãos. Todos, religiosos, ministros ordenados e leigos, casados ou não, precisam conhecer a vocação para a qual o Senhor Nosso Deus os está chamando. 
Todos nós, indistintamente, somos chamados para uma vocação, mas, para cumprirmos bem a vocação para a qual fomos chamados, para respondermos um “sim” consciente e responsável ao chamamento de Deus, antes de mais nada, precisamos ser cristãos, bons e santos cristãos, não somente cristãos porque fomos e somos batizados, mas principalmente cristãos porque somos batizados e nos interessamos incondicionalmente pelas coisas do Senhor Jesus e da sua Igreja. 
Os casados que estão realmente vivendo a vocação de cristão e a vocação para o matrimônio, são realmente representantes de Deus no lar, diante dos filhos, junto com os  vizinhos e toda a comunidade? Vivem realmente o cristianismo onde quer que estejam? É o momento de conferir como estamos vivendo a vocação paa a qual o Senhor chamou a cada um: não importando se religiosos, sacerdotes ou casados. Todos são importante para Deus. Todos são amados por Deus. 
Foi para todos que Jesus veio até nós, porque “Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seuFilho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus” (Jo 3,16-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário