quarta-feira, 11 de maio de 2016

“AQUELE QUE PERMANECE EM MIM E EU NELE PRODUZ MUITO FRUTO; PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER.” (Jo 15,5),

“AQUELE QUE PERMANECE EM MIM E EU NELE PRODUZ MUITO FRUTO; PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER.” (Jo 15,5),          


A responsabilidade dos que aderem totalmente a Jesus Cristo é muito grande. 
A responsabilidade do cristão autêntico pesa-lhe nos ombros porque, onde quer que ele vive, esteja ou ande, existem sempre centenas de olhos críticos e maliciosos a observar  suas ações e atitudes e a verificar se, o que  faz, está em conformidade com aquilo que ele fala e prega. 
Somente  a presença do cristão autêntico incomoda os que não agem direito; somente a presença do cristão verdadeiro incomoda os que não andam de acordo com o modo de agir e pensar do Senhor Jesus, pois como agem de maneira pecaminosa e dúbia não podem se sentir bem na presença de quem irradia luz e verdade, a exemplo do Mestre. 
O cristão consciente reprova as transgressões que os ímpios fazem contra a lei, as normas de boa conduta e o respeito aos irmãos, e, a voz do cristão é sempre uma condenação e acusação contra a imoralidade reinante na sociedade e em todos os lugares onde os maus se fazem presentes; e é por isso que o cristão autêntico está sendo sempre observado por aqueles que não observam as leis do Senhor, porque os maus não toleram os bons que, com o seu modo de vida, de conformidade com os ensinamentos do Mestre, condenam o modo de vida e de procedimento dos maus. 
A responsabilidade dos cristãos autênticos e fieis aos ensinamentos, aos mandamentos e às leis do Senhor, promulgadas através das Sagradas Escrituras e ratificadas pelo Divino Mestre, é muito grande, porque o mundo e os maus estão sempre observando os seus atos, e os maus fazem festas quando o cristão comete falhas, caem, porque assim os maus se sentem mais aliviados e dirão que os cristãos, seguidores do Mestre, não são coerentes com o que falam e pregam.
     Isso não é coisa nova: centenas de anos antes do nascimento de Jesus Cristo, as Sagradas Escrituras já alertavam os fieis a se cuidarem, colocando estas palavras na boca dos maus: “Armemos, pois, laços ao justo, porque nos é molesto, é contrário às nossas obras, lança-nos em rosto as transgressões da lei, desonram-nos, publicando as faltas do nosso procedimento. Afirma que tem a ciência de Deus, e chama-se a si filho de Deus. Censura os nossos pensamentos. Só o vê-lo nos é insuportável; porque a sua vida não é semelhante  à dos outros, e o seu proceder é muito diferente. Considera-nos como pessoas  vãs, abstém-se do nosso modo de viver como duma coisa imunda, prefere o fim dos justos, gloria-se de quem tem a Deus por pai. Vejamos, pois, se os seus discursos são verdadeiros, experimentemos o que lhe sucederá, e veremos qual será o seu fim. [...] Condenemo-lo à morte mais infame, e ver-se-á o resultado das suas palavras.” (Sb 2,12-17.20).
E Jesus, na sua pedagogia divina, alerta seus seguidores de todos os tempos sobre as privações, provocações e tribulações por que iam passar e passarão por seguir seus ensinamentos: “E sereis odiados por todos por causa do meu nome”. (Mt 10,22); “Não existe discípulo superior ao mestre, nem servo superior ao seu senhor. Basta que o discípulo se torne como o mestre e o servo como o seu senhor. Se chamaram de Beelzebu ao chefe da casa, quanto mais chamarão assim os seus familiares.”(Mt 10,25), e encoraja: “Não tenhais medo deles, portanto. Pois nada há de encoberto que não venha a ser revelado. O que vos digo às escuras,  dizei-o à luz do dia: o que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados. Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. [...] Todo aquele, portanto, que se declarar  por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante  de meu Pai que está nos Céus.” (Mt 10,28.32), “Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5),  e tem palavras de conforto: “Aquele, porém, que preservar até o fim, esse será salvo.” (Mt 10,22), e ainda mais: “Eu vos disse tais coisas  para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tenham coragem, eu venci o mundo.” (Jo 16,33). 
Assim o salmista se expressa, se referindo àqueles que seguem as leis do Senhor e os ensinamentos do Divino Mestre: “Feliz o homem que teme a Yahweh e se compraz em seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos restos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza, sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz para os retos, ele é piedade, compaixão e justiça. Feliz quem tem piedade e empresta, e conduz seus negócios com justiça. Eis que ele jamais vacilará, a memória do justo é para sempre! Ele nunca teme as más notícias: seu coração é firme, confiante em Iahweh; seu coração está seguro, nada teme, ele se confronta com seus opressores. Ele distribui aos indigentes com largueza; sua justiça permanece para sempre, sua força se exalta em glória. O ímpio olha e se desgosta, range os dentes e definha. A ambição dos ímpios vai fracassar. (Sl 112 (111). “Sim, Yahweh conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perece.” (Sl 1,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário