terça-feira, 31 de maio de 2016

MARIA VISITA SUA PRIMA ISABEL

MARIA VISITA SUA PRIMA ISABEL


O Anjo Gabriel visitou Maria em sua casinha de Nazaré e lhe na anunciou que seria a mãe do Filho de Deus, tendo Maria aceitado, se colocando inteiramente nas mãos do Senhor, dizendo: “Eis aqui a Escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra.” 
Após esse episódio da anunciação, o Evangelista Lucas nos escreve que Maria, ao tomar conhecimento que sua prima Isabel, já de idade avançada, estava grávida de seis meses, dirige-se apressadamente para uma cidade das montanhas, onde residiam Isabel e seu marido Zacarias. 
O objetivo dessa visita era, em primeiro lugar, ajudar Isabel nos três últimos meses mais difíceis de sua gravides, mas, também tinha por objetivo Maria alegrar-se com Isabel e, juntas, louvarem ao Senhor pela sua misericórdia, pois só podia ser um ato de misericórdia de Deus o fato de Isabel, naquela idade avançada,  ter ficado grávida. Isabel não tinha filhos e nem tinha condições de ter filhos: primeiro por ser estéril e, segundo, por já estar de idade avançada e, bem por isso, deveria estar exultante de alegria, de felicidade. 
Como é bom a gente ter uma alegria interior que é só nossa e das pessoas que nos entendem, mas que o mundo ignora e não compreende, e, para compartilhar dessa alegria, termos perto de nós alguém que nos compreenda e que se sinta feliz com a gente para chorar de alegria e sorrir de felicidade conosco.
        Foi nessa visita a Isabel  que Maria fez um dos mais belos cânticos bíblicos em oração agradecendo a Deus e rendendo-lhe graças por tudo o que estava acontecendo em Maria e como em Isabel, obras maravilhosas do Senhor que se realizaram no silêncio e no mistério longe dos olhos curiosos, indiferentes e indignos do mundo.
Foi, ao ouvir Isabel louvar a fé de Maria e a sua entrega total nas mãos do Senhor que Maria recitou o “Magnificat”, e disse Maria, naquela oportunidade; “Minha alma glorifica ao Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Porque ele olhou para a humildade de sua serva, e por isso desde agora e para sempre todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, porque realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é santo. Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre todos aqueles que o temem. Deus manifestou o poder de seu braço, desconcertou o poder dos soberbos. Derrubou dos tronos os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos, Acolheu a Israel, seu servo, lembrando de sua misericórdia conforme prometera a nossos pais, em favor de Abrahão e sua posteridade para sempre.” (Lc 1,46-55). 
Este foi o hino de agradecimento que Maria, inspirada pelo Espírito Santo, fez, louvando e agradecendo ao Senhor pelas maravilhas que estavam sendo operadas nela, em Isabel e no mundo, sem que ninguém soubesse de coisa alguma, a não ser ela mesma, Maria, e sua prima Isabel. 
Este hino de louvor nos mostra e deixa claro como Maria conhecia as Sagradas Escrituras, Antigo Testamento, porque nesse hino  existem várias referências  do passado de sofrimentos e alegrias do povo de Israel, e Maria os conhecia a todos. 
Lucas, no seu evangelho, nos diz que Maria permaneceu na casa de Isabel pelo espaço de três meses, até o nascimento de seu filho, João Batista. Depois disso voltou para a sua casa na cidade de Nazaré. 
A começar daí começou um período de sofrimento na vida de Maria, principalmente porque, a princípio, José, seu noivo, não entendia o motivo de sua gravidez e sofria calado, pensando até em abandonar Maria para não difamá-la. Maria confiava em Deus, confiava no seu Senhor e sabia que o Senhor daria uma solução para o seu problema, e para isso, bastava apenas confiar. 
E foi o que Maria fez: confiou no Senhor até o fim. 
Neste dia são lembrados também: São Heras da Capadócia (mártir), Lupicínio de Verona (bispo), São Pascácio de Roma (diácono), Santa Petronila de Roma (virgem e mártir), São Câncio, São Félix de Nicósia, Bem-aventurada Camila Batista da Varano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário