sábado, 21 de maio de 2016

MARIA E A SANTÍSSIMA TRINDADE

MARIA E A SANTÍSSIMA TRINDADE


Os israelitas adoravam o Deus Verdadeiro, acreditavam no Deus Verdadeiro, amavam o Deus Verdadeiro, serviam ao Deus Verdadeiro, obedeciam ao Deus Verdadeiro, mas o Deus Verdadeiro não havia se manifestado a eles na sua intimidade da maneira como se manifesta a nós, hoje, a partir do batismo do Senhor Jesus: Deus Uno em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 
Esta foi a terceira manifestação do Senhor Jesus antes de sua vida pública, antes de iniciar a sua missão de transmitir as verdades eternas e dar poder aos apóstolos e discípulos de evangelizar todos os homens: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. O que crer e for batizado, será salvo; o que, porém, não crer, será condenado.” (Mc 16,15). 
Esta, além de ser a terceira manifestação pública de Jesus antes de começar o seu ministério foi, também, uma manifestação pública da Santíssima Trindade.
     Mas, trinta anos antes, no silêncio de uma pobre e humilde casa de Nazaré, a Santíssima Trindade já havia se manifestado, já havia se revelado em silêncio a uma jovenzinha virgem chamada Maria, quando Gabriel, o Anjo Mensageiro, lhe veio anunciar o nascimento do Messias: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso mesmo o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,35).
Segundo as Escrituras essa foi a primeira manifestação da Santíssima Trindade na simplicidade, na pobreza, no silêncio e no clima de oração que reinava na humilde e pobre casa de uma humilde, pobre, pura e virgem jovenzinha de Nazaré. 
O que aconteceu em Maria na sua concepção, foi obra do Espírito Santo, conforme disse o Anjo em sonhos a José: “José, filho de Davi, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa, porque o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo.” (Mt 1,20).
O Filho, Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, se fez homem  no ventre sacrossanto de Maria por obra do Espírito Santo e sob o beneplácito de Deus Pai.
Quando falamos de Santíssima Trindade dizemos que “é um mistério”.  
Mas, antes de ser um mistério é um segredo: o segredo do amor que tem como centro um Deus-Comunidade, um Deus-Família que se ama infinitamente e esse amor transborda e é despejado sobre todos os homens. 
Se não é possível desvendar esse mistério, pelo menos é possível descobrir um segredo, mesmo porque, o segredo do grande amor  que Deus tem por nós se faz presente nos corações dos homens de boa vontade... 
A nossa alegria, a nossa salvação consiste em crer  nesse amor, descobri-lo dentro de nós, retribuí-lo, revelá-lo e distribuí-lo a todos os irmãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário