quinta-feira, 3 de abril de 2014

MÃE DE MISERICÓRDIA

MÃE DE MISERICÓRDIA


Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, doçura da vida, esperança nossa, salve...
Com muita justiça, a nossa santa Igreja chama Maria de Mãe de Misericórdia, porque Maria é a Mãe de Jesus, e Jesus é a Misericórdia de Deus personificada, encarnada no seio puríssimo da Virgem Maria. Maria é a Mãe de  Misericórdia, porque a misericórdia de Deus se manifestou esplendorosamente nela quando o Senhor Nosso Deus enviou seu mensageiro até Nazaré para consultar a Virgem Pura e Bela para perguntar-lhe se ela aceitaria ser a Mãe do Filho do Altíssimo.
Mãe de Misericórdia, porque a misericórdia de Deus se fez carne e veio habitar entre nós, ``O Verbo se fez carne e habitou entre nós`` (Jo 1, 14), se tornando ``no bendito fruto do sacrossanto e virginal ventre de Maria.  Maria, tão privilegiada por Deus, escolhida entre as demais mulheres, merece toda a nossa veneração. É opinião de santo Anselmo e de muitos outros santos que criatura alguma, em tempo algum, alcançou tão alta dignidade como Maria Santíssima, sendo a Mãe do Altíssimo, (e, por conseguinte, Mãe de Misericórdia.)   Como Mãe de Jesus Cristo, (a Misericórdia de Deus encarnada), Maria está acima de todos os Anjos e Santos do céu (e da terra) que nela reconhecem e veneram sua gloriosa Rainha (a Mãe de Misericórdia). (Itálico do livro - Na Luz Perpétua, pg. 186).
            Por meio de Maria se realizaram todas as promessas do Altíssimo no sentido de fazer o homem retornar ao seu verdadeiro destino.
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas escolheu outros caminhos, se afastando da perfeição e da santidade.      
O Senhor prometera a salvação que viria por meio de uma mulher que pisaria a cabeça da serpente, o símbolo do mal, e os profetas anunciaram que essa mulher, muito embora sendo mãe, continuaria virgem, e tudo isso se realizou em Maria, e, por isso, Maria é o Vaso Espiritual, Vaso Honorífico, Vaso Insigne de Devoção, Vaso Puro, Vaso Santo em que o Senhor Nosso Deus manifestou a sua misericórdia, fazendo com que, de Maria nos viesse a salvação prometida desde o início dos tempos.
Maria é a Mãe de Misericórdia porque é a Mãe de Jesus Cristo, Mãe da Divina Graça, Mãe do Bom Conselho, Mãe do Criador, Mãe do Salvador.
Maria é Mãe de Misericórdia porque é a Saúde dos Enfermos,. Auxílio dos Cristãos, Refúgio dos Pecadores, Consoladora dos Aflitos.
No dizer de são Bernardo, ``jamais se ouviu dizer que pessoa alguma que tivesse recorrido à proteção da Virgem Santíssima tivesse sido por ela desamparado.``
Maria não desampara o seu devoto.
Maria não desampara o seu filho que põe em suas mãos maternais toda a sua confiança, toda a sua vida, toda a sua esperança.
A misericórdia de Deus se manifesta através de Maria.
E por ser a Mãe de Misericórdia, Maria é a doçura da nossa vida, nossa esperança.
Quando somos tocados pela misericórdia de Deus que nos em através de Maria, sentimos na alma aquele mesmo conforto que levou Maria a entoar um hino de louvor ao Criador de todas as coisas, quando disse - ``Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito  exulta em Deus meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva,  e, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor.`` (Lc 46-49). Todos os dias, em todos os momentos, não poderíamos deixar de repetir sempre e sem cessar - ``Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, doçura da vida, esperança nossa, salve... Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo...`` e possamos receber, ainda que indignamente, por vossas mãos maternais, a Misericórdia de Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário