quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A FORÇA DO CRISTÃO ESTÁ NA CARIDADE, NA HUMILDADE.

A FORÇA DO CRISTÃO ESTÁ NA CARIDADE, NA HUMILDADE.


É no trabalho e no serviço aos irmãos que o cristão encontra sentido para a vida. Quantas pessoas caminham pela vida desiludidas, descrentes e sem motivações alguma para continuar a sua jornada; pessoas que se preocupam somente consigo mesmas; pessoas que têm dó de si mesmas e vivem reclamando por não terem uma vida que julgam seria melhor, a vida que elas gostariam de ter. Pessoas egoístas que se trancam dentro de si próprias e não têm tempo para olhar à sua volta para socorrer as necessidades do irmão mais carente que elas, e só se preocupam em cuidar das coisas que apenas lhe trazem conforto e vantagens.
Pessoas orgulhosas como o pavão que, quando exibe sua plumagem enche-se de orgulho e vaidade, como se isso fosse a coisa mais bonita e importante do mundo mas que nada produzem de útil, esquecendo-se que quando levanta as penas deixa aparecer ridiculamente as horríveis pernas e pés; pessoas que só querem aparecer às custas e com o sacrifício das pessoas que as rodeiam.
O Reino de Deus não foi feito para essas pessoas. O Reino de Deus não foi feito para os que querem ser os primeiros nas coisas do mundo, para os que querem se sobressair, ainda que, para isso, tenham que massacrar o irmão, levantar falsos testemunhos, fazer a sua própria verdade.
         Jesus chama a atenção a respeito disso. Quem quiser ser o maior no reino dos Céus deve ser o primeiro a servir os irmãos, a valorizar os irmãos, a respeitar os irmãos, se colocar ao serviço dos irmãos, porque, no dizer de Jesus Cristo, “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.” (Mc 9,35).
O mundo leva todos os homens a lutar por uma vida melhor, mais comodidade, mais dinheiro, mais conforto, mais estabilidade, mais segurança, porque, para o mundo, ser o primeiro significa ter muitos bens, dinheiro, diversão e a ânsia de ganhar mais, ter mais e viver de maneira estável, e isso aumenta a cada dia que passa e nunca será totalmente satisfeito, porque o mundo não satisfaz ninguém.
Os gananciosos nunca se contentam com o que tem; os poderosos chegam a roubar e matar, se for preciso, para satisfazerem seus caprichos de serem os primeiros, terem mais. O mundo jamais saciará aqueles que atendem o seu convite de serem importantes aos olhos dos homens.          
A doutrina de Jesus Cristo é exatamente ao contrário do que ensina o mundo. O mundo diz: “Se você quer ser o primeiro não se preocupe em espezinhar o outro, a mentir, a levantar falso testemunho, a ser infiel, não dê chances às pessoas que você não gosta e que você julga ser seu inimigo; não se preocupe com a opinião dos outros, o importante é você ser o primeiro em tudo a qualquer custo.” Jesus Cristo diz: “...se quiser ser o primeiro, seja o último e o servo de todos.” (Mc 9,35). “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo  amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.” (Mt 5,43-44). “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam. A quem te ferir numa face, oferece a outra...” (Lc 6,27-29). “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13,34-35).
O mundo diz: “Seja sempre o primeiro, lute sempre para enriquecer cada vez mais, goze a vida, mesmo que seja às custas das lágrimas dos outros.”       Jesus Cristo diz: “...vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois vem e segue-me.” (Mt 19,21); “Bem-aventurados os pobres em espírito,, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5,3); “Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não fiquem velhas, um tesouro inesgotável nos céus, onde o ladrão não chega nem a traça rói. Pois onde está teu tesouro, ai estará também o vosso coração.” (Lc 12,33-34).
O mundo leva o homem à competição com os demais a ter uma casa melhor, carro, e tudo o mais que faz com que o homem se acomoda, se fecha dentro de si próprio e se isola, esquecendo-se dos irmãos. Jesus Cristo, ao contrário, ensina que o cristão deve se esquecer de si próprio para se preocupar com o irmão: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,13); “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem  continuadamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10); “... cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos  mais pequeninos, a mim o fizestes.” (Mt 25,40); “E quem der, nem que seja um copo d’água fria a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo que não perderá sua recompensa.” (Mt 10,42).
Jesus Cristo veio chamar os humildes e pequeninos para pertencerem ao reino dos Céus, e declara isso agradecendo em oração ao Pai: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultastes estas coisas  aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos.” (Mt 11,25).
Jesus Cristo veio chamar os puros de coração “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8), e os homens continuam a ignorar a pureza do coração e dos costumes, se entregando a toda natureza de torpeza.
Jesus Cristo veio para perdoar os pecados dos corações arrependidos:  ”Por essa razão, eu te digo, seus numerosos pecados lhe estão perdoados, porque demonstrou muito amor... Teus pecados estão perdoados... Tua fé te salvou; vai em paz.” (LC 7,47-50); “Ninguém te condenou?” Disse ela: “Ninguém, Senhor.” Disse, então, Jesus: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.” (Jo 8,10-11), e os homens só pensam em julgar, criticar e condenar o irmão.    Jesus Cristo veio tratar dos doentes, socorrer desamparados e confortar os aflitos: “Não são os que tem saúde  que precisam de médico, mas sim os doentes... Com efeito, eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mt 9,12-13); “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.” (Mt 5,5), e os homens continuam com a sua pouca disponibilidade, só pensando em si mesmos.
Se quisermos ser o primeiro no Reino de Deus, sejamos o último e o servo de todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário