terça-feira, 2 de setembro de 2014

MARIA E A BÍBLIA

MARIA E A  BÍBLIA


Maria tinha um profundo conhecimento da Bíblia. Isto Maria demonstrou quando recitou o “Magnifcat”, por ocasião de sua visita à sua prima Isabel, e esse cântico do Magnificat é repleto de frases e citações do Antigo Testamento das Sagradas Escrituras. Maria meditava a palavra de Deus com muita assiduidade. Ela devia falar de Abrahão, de Moisés, de Davi, e dos profetas com muita familiaridade. Devia também conhecer claramente o Plano de Deus e, consequentemente, rezava muito pela vinda breve do Salvador prometido desde o início dos tempos.
Maria não só ouvia e meditava a Palavra de Deus mas, sobretudo, procurava vivê-la e a vivia com a maior autenticidade possível. Ouvir, meditar e viver a palavra de Deus: a vida de Maria se resumia nisso. Tudo isso ressalta aos olhos de quem faz uma análise mais profunda do cântico do Magnificat. Cada frase desse maravilhoso cântico é um compêndio de reminiscências bíblicas.
               “Rezando o Magnificat estamos meditando quase toda a Sagrada Escritura.” (Padre Martins Terra, SJ). “É nesta atenção constante à palavra de Deus, na Bíblia e na vida, que está a causa da grandeza de Maria.” (Padre Carlos Mester). Certa vez, quando o Senhor Jesus estava falando ao povo, uma mulher ouvinte não se conteve, e, em voz alta, elogiou a mãe de Jesus, dizendo: “Bem aventurado o ventre que te trouxe os peitos que amamentaste.” (Lc 11, 27).
Mas Jesus achou pouco demais esse elogio para a sua mãe e não concordou com aquela mulher maravilhada com a sua mensagem, e fez outro elogio à sua mãe, respondendo àquela mulher: “Antes, bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lc 11, 28). O motivo da grandeza de Maria não estava no fato  de ela ser a mãe de Jesus Cristo, e de tê-lo carregado em seu seio virginal, e de tê-lo amamentado em seus seios. Isso foi apenas consequência.
A causa da grandeza de Maria estava no fato de ela ter ouvido a palavra de Deus  e tê-la colocado em prática. Por causa dessa obediência à palavra de Deus, Maria disse ao Anjo: “Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc, 1, 38), e foi por Maria se colocar à disposição da palavra de Deus que ela se tornou Mãe do Filho de Deus.
E é bem oportuno lembrar que Jesus jamais disse: “Felizes os que lêem a Bíblia e a põem em prática”, mas disse: Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática.” (Lc 11, 28).
Escutar a palavra de Deus é necessário e colocá-la em prática é fundamental. Em verdade, saber ouvir ou escutar não é coisa tão fácil. Na maioria das vezes ouvimos para aumentar o nosso conhecimento, outras vezes por curiosidade ou com espírito de crítica  ou de comparação, ou ainda, para aprendermos alguma coisa nova e podermos transmitir aos outros.
E muito difícil saber escutar. Para escutar com proveito é preciso sermos pobres em espírito, humildes para aceitar o que a Palavra de Deus quer nos dizer de importante para a vida.
A nós, que nos dizemos cristãos e seguidores de Jesus Cristo, compete ouvir e aceitar a Palavra de Deus com simplicidade e sem rodeios. Devemos, para isso, fazer de Maria o nosso modelo de vida cristã. Assim como fez Maria, devemos procurar conhecer, meditar e viver a palavra de Deus contida na Bíblia nos acontecimentos de nossa vida.
O ideal seria, sob a proteção de Maria, lermos diariamente as Sagradas Escrituras em nosso lar juntamente  com os nossos familiares, ler e meditar a palavra de Deus nas reuniões comunitárias  e com os nossos vizinhos, participar mais ativamente das celebrações Eucarísticas, aproveitando todos os momentos capazes de nos tornar mais ricos da presença de Deus.
E assim, de uma maneira muito simples e prática, a Palavra de Deus irá penetrando suavemente em nossos corações transformando-os inteiramente, fazendo de nós criaturas novas, dispostas a fazer em tudo a vontade de Deus.
(Monsenhor Virgílio - Mensageiro do S. Coração de Jesus - Jun. 82 - pg 40/41).

Nenhum comentário:

Postar um comentário