domingo, 7 de setembro de 2014

MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR

MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR


Maria era uma pessoa da amizade de Deus. Era uma pessoa íntima do Senhor e isso nós vemos pela maneira com que o Anjo a cumprimentou com muita intimidade, quando disse: “Ave Martia, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28).
E nós, todas as vezes que repetimos a oração da Ave Maria, cumprimentamos Maria com uma saudação toda especial vinda do céu, da parte do Senhor Nosso Deus.
Todas as vezes que repetimos: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo”, dizemos: “eu te saúdo, Maria, porque és a criatura preferida de Deus que te encheu de presentes, graça e santidade, e, por isso, mereceste ser escolhida a mãe do Salvador, a mãe do Filho de Deus, a mãe de Deus, e Deus está por todo o sempre contigo.”
Assim como Jesus Cristo, o Filho de Deus, Deus portanto, é filho de Maria, nós também  deveríamos  nos esforçar para sermos também filhos de Maria, irmãos de Jesus Cristo.
Assim como Jesus, como filho, amou Maria como mãe, nós também, a exemplo de Jesus deveríamos amar Maria;  será que Jesus, como filho legítimo de Maria que é, não ficaria contente e feliz por ver sua mãe amada por todos aqueles que dizem que o amam também???  
Mas o amor, a devoção que consagramos à Maria é fraca, escassa, mesquinha, deturpada pela nossa ignorância religiosa que muitas vezes chega às raias da heresia.
         Como gostaria de mostrar a todos os cristãos, adoradores de Jesus Cristo Deus, como Maria realmente foi: sem tronos e sem coroas, sem mantos, apenas uma mulher simples, uma simples dona de casa, de avental, cabelos em desalinho pelo trabalho doméstico e quotidiano e olhos lacrimejantes pela fumaça ardida da lenha que arde no fogão. Gostaria de mostrar uma Maria tão pequena e humilde que todos os que chegássemos a ela, sentíssemo-nos à vontade junto dela.   
Infelizmente a nossa ignorância tira de Maria todo o esplendor de sua humildade.  
E é por essa razão que Jesus Cristo não é tão amado como deveria ser: é por não amarmos Maria como deveríamos amá-la que os homens não se convertem; por não conhecer Maria como ela foi na realidade de sua pobreza na pobre casa de Nazaré, e de sua humildade suprema, fazendo-se  “...escrava do Senhor” (Lc 1,38). Enfeitamos demais a figura de Maria quando, na realidade, ela quer ser somente o caminho mais curto que nos leva até Jesus, seu Filho.
O Senhor Nosso Deus a escolheu pobre e humilde e, dentro de sua pobreza e humildade ela não se engrandeceu por ter sido escolhida a mãe do Filho de Deus, muito pelo contrário, se auto-proclamou  “...escrava do Senhor”. (Lc 1,38).
E, consciente da sua responsabilidade perante o universo, Maria eleva ao Senhor um dos mais belos cânticos já feito, em forma de oração e agradecimento ao Senhor, quando diz: Minha alma glorifica o senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Porque lançou os olhos para a humildade de sua serva; portanto, eis que de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo Poderoso fez em mim grandes coisas, o seu nome é santo. E sua glória perdura de geração em geração, para aqueles que o temem. Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso, depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou, cumulou de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias, socorreu Israel, seu servo, lembrando de sua misericórdia, - conforme prometera a nossos pais -  em favor de Abrahão e de sua descendência para sempre”. (Lc 1,46-55).

Nenhum comentário:

Postar um comentário