quarta-feira, 3 de setembro de 2014

“...QUEM SE HUMILHA SERÁ EXALTADO...” (Lc 14,11).

“...QUEM SE HUMILHA SERÁ EXALTADO...” (Lc 14,11).


“Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te coloques no primeiro lugar; não aconteça que alguém mais digno do que tu tenha sido convidado por ele, e quem convidou a ti e a ele venha a te dizer: “Cede-lhe o lugar.” Deverás, então, todo envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, ocupa o último lugar de modo que, ao chegar quem te convidou, te diga: “Amigo, vem mais para cima”. E isso será para ti uma glória em presença de todos os convivas. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” (Lc 14, 8-11).
Hoje em dia vivemos em um mundo de competição.  Cada qual quer se destacar mais que o outro.  Em qualquer lugar onde existe mais de uma pessoa, uma quer se destacar mais que a outra, quer ser melhor, mais importante e ocupar o melhor lugar, ainda que isso implica em pisar na outra pessoa. Isso acontece na família, na sociedade, no trabalho, no comércio, nas entidades desportivas ou de classe. 
         As pessoas querem sempre aparecer. Querem sempre se destacar das demais. Se praticam um esporte, querem sobrepujar os demais. Se vão a uma festa, querem se apresentar sempre melhores vestidos e ocuparem os melhores lugares e serem notados por todos. Se vão a uma reunião, querem ocupar lugares de destaque. No trabalho tudo fazem para que o patrão note seus esforços, não importando se, para serem promovidos, pisem e maltratem seus colegas de trabalho, tenham de falar mal ou desprestigiar o trabalho dos outros. Todos querem ocupar o primeiro lugar. Todos querem ser notados. Mas isso somente para as coisas do mundo.
No tempo de Jesus Cristo não era diferente, como nunca foi diferente na história da humanidade.           Mas, a doutrina de Jesus Cristo contraria o modo de pensar do mundo. Os ensinamentos de Jesus Cristo são frontalmente contrários ao modo de proceder dos homens que valorizam mais as coisas materiais do que as preciosidades de Deus.
O mundo incita que se ocupe os primeiros lugares onde quer que se esteja, e os Apóstolos de Jesus Cristo, inebriados com as coisas do mundo e julgando que no céu seria a mesma coisa, perguntam ao Mestre: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” (Mt 18,1).
Jesus, conhecedor profundo dos corações orgulhosos dos homens, não se irrita com essa pergunta e nem chama a atenção dos que a fizeram e, simplesmente, “...chamou perto de si uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. Aquele, portanto, que se tornar pequenino como essa criança, esse é o maior no Reino dos Céus.” (Mt 18,2-4).
O mundo deixa claro que só é importante aqueles que ocupam os primeiros lugares, e vem Jesus Cristo e diz: Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.” (Marcos, 9, 35). O mundo prega a ganância, o orgulho, a vaidade; Jesus Cristo prega a humildade, a simplicidade, a caridade, o amor.
Nada se faz nesse mundo que não se objetive lucros ou retribuições; tudo o que se faz é por interesse, e muitas vezes, escusos, e, por isso, Jesus Cristo adverte: “Ao dares um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem os vizinhos ricos; para que não te convidem por sua vez e te retribuam do mesmo modo. Pelo contrário, quando deres uma festa, chama pobres, estropiados, coxos, cegos; feliz serás, então, porque eles não tem como te retribuir. Serás, porém, recompensado na ressurreição dos justos.” (Lc 14, 12-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário