SANTO
TOMÁS DE AQUINO
Era, sem
dúvida, a hora sazonada para as grandes sínteses: a síntese artística que é a
catedral gótica; síntese poética da Divina Comédia; a síntese política do
regime representativo - "Rex et regnum" - , que então nascia com as
Cortes e os Parlamentos; e a síntese teológico-filosófica das grandes
"summas".
Na revolução intelectual, havia o precedente do
"renascimento científico" do século XII - um dos muitos renascimentos
que de século em século precederam ao denominado Renascimento, Isto não quer
dizer que o ambiente para a grande obra de Tomás de Aquino fosse propício, nem
sequer pacífico.
As mais acerbas controvérsias acompanharam constantemente seu
labor de magistério e de pesquisador. Podemos lembrar, como exemplo, a violenta
polêmica entre regulares e seculares que marcou seus primeiros anos de
professorado na universidade de Paris, e, sobretudo, a mortal oposição de
averroístas e antiaverroístas. A curta vida de Santo Tomás (1225-1274) não foi,
de modo algum, tranqüila, como poderia faze-nos pensar a magnitude de sua obra.
Viajou continuamente e desempenhou variadas funções: professor universitário,
consultor de sua ordem junto à corte pontifícia para assuntos de governo e
disciplina, pregador oficial...
Em meio a essas viagens e ocupações, lia
meditava e redigia suas obras: Comentários à Sagrada Escritura, Comentários ao
Mestre das Sentenças, De Trinitate e De Veritate, Summa contra gentes,
Quaestiones Disputatae etc. e, sobretudo, a Summa Theologica, uma das obras
fundamentais do pensamento humano, que marcou o rumo da orientação
filosófico-teológica da Igreja durante meio milênio. Santo Tomás aparece assim
como um dos grandes elaboradores do pensamento cristão.
O esforço realizado
pelos padres, de incorporação de cultura clássica á mensagem cristã, foi
completado por Santo Tomás no campo filosófico enxertando a filosofia recional
de Aristótoles (expressão até esse momento do paganismo irreconciliável com a
fé) em seu sistema teológico. Este mesmo esforço de assimilação cristã de um
pensamento alheio ou hostil é o que tentaria no século XX Teilhard de Chardin
com o pensamento moderno, imbuído da ciência experimental. Pra realizar a união
tão perfeita de atividade e reflexão, o caráter de Santo Tomás foi, como o
qualificou seu primeiro biógrafo, "miro modo contemplativus".
A
inteligência, uma afetividade profunda e a paz interior são as notas mais
marcantes da vida e da obra de Tomás de Aquino. É o padroeiro das faculdades
católicas. O estudo da sabedoria é o mais perfeito, sublime, proveitoso e
alegre de todos os estudos humanos.
Mais perfeito, realmente porque o homem
possui já alguma parte da verdadeira bem-aventurança, na medida em que se
entrega ao estudo da sabedoria. Por isso, diz o sábio: "Feliz o homem que
medita na sabedoria".
Mais sublime, porque principalmente por ele o homem
se assemelha a Deus, que "tudo fez sabiamente"; e porque a
asemelhança é causa do amor, o estudo da sabedoria une especialmente a Deus por
amizade, e assim se dis dela que é "para os homens tesouro inesgotável, e
os que dele se aproveitam tornam-se participantes da amizade divina".
Mais
útil, porque a sabedoria é o caminho para chegar à imortalidade: "O desejo
da sabedoria conduz a reinar para sempre". E mais alegre, finalmente,
"porque não é amarga sua conversação nem dolorosa sua convivência, na
alegria e gozo".
Tomando, pois, confiança na piedade divina para
prosseguir o ofício de sábio, embora exceda às minhas forças, é meu propósito
manifestar, quanto seja possível, a verdade, que professa a fé católica,
eliminando os erros contrários; porque servindo-me das palavras de Santo
Hilário: "Considero como o principal dever de minha vida para com Deus
esforçar-me para que minha língua e todos os meus sentidos falem dele".
São comemorados também, neste dia, São José Freinademtz, Santo Amadeu de
Lausanne (monge e bispo), São Flaviano de Civita Vecchia (mártir), São Jiuliano
de Cuenca (bispo), Santo Odo de Beauvais (monge e bispo).
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