sábado, 15 de dezembro de 2012

BEM-AVENTURADO CARLOS STEEB - 1773-1856



15 DE DEZEMBRO
BEM-AVENTURADO CARLOS STEEB - 1773-1856

Fundou o Instituto das Irmãs da Misericórdia.
Carlo nasceu na antiga cidade alemã de Tubinga aos 18 de dezembro de 1773, numa família de luteranos convictos e praticantes. O pai era um administrador de empresas conceituado e muito competente, gerenciava os bens do duque de Wurttenberg, de quem a cidade herdou o nome atual.
A família lhe deu uma sólida instrução, numa boa e tradicional escola da cidade. Depois a completaram sua formação profissional com duas viagens ao exterior.
Aos dezesseis anos foi para Paris, aprender francês. Após dois anos, seguiu para Verona, onde aprendeu italiano e prática comercial. Carlo era um rapaz reservado, amadurecido para a idade, que se dedicava totalmente aos estudos e ao trabalho. Era um protestante devoto e praticante como todos na família, mas aos poucos foi apreciando as conversas profundas que mantinha com os sacerdotes e leigos católicos. Aprofundou-se na doutrina e se converteu, em 1792.
Quatro anos depois recebeu a ordenação sacerdotal, mas foi deserdado pela família.
Desde então, se dedicou com fé inabalável à Virgem Maria, no auxilio aos católicos enfermos vitimados durante a guerra que ocorria naquele tempo. Organizou grupos missonários à população, exercícios espirituais aos irmãos leigos e sacerdotes e centros catequizadores. Assumiu com zelo a tarefa de reconduzir para a Igreja Católica os que seguiam em outras doutrinas.
Dedicou sua vida aliviando o sofrimento dos enfermos, sendo sempre encontrado no hospital, ou no asilo, onde residia com eles. Foi exatamente no Hospital dos Militares que Padre Carlo teve a inspiração para fundar uma Congregação de religiosas, destinadas a servir nos hospitais.
Em 1840, contraiu o tifo. Nessa época havia recuperado toda a herança paterna, com a morte de sua irmã Guilhermina, assim resolveu fazer seu testamento. Depois se recuperou, segundo ele, pela generosa intercessão da Virgem Maria. Naquele mesmo ano, fundou a Congregação das Irmãs da Misericórdia, destinada ao atendimento de qualquer tipo de doenças do físico e da alma, em hospitais e casas de saúde.
A Obra começou com apenas dois quartos, sustentada por ele com seu capital, e com o auxílio de Luisa Poloni, depois Irmã Vincenza, de quem Padre Carlo era confessor. Aliás, ele era o confessor de todos os habitantes de Verona, que o amavam como se fosse a "mãe dos doentes". Depois a Congregação se espalhou por quase toda a Europa, América Latina e África. Padre Carlo morreu em 15 de dezembro de 1856. Foi sepultado na igreja da casa mãe da Congregação, em Verona, Itália.
O Papa Paulo VI proclamou Beato Carlo Steeb, em 1975, sendo homenageado no dia de sua morte.
São celebrados também, neste dia: Santa Nina ou Cristina, Bem-aventurada Maria Vitória de Fornari Strata e Santa Virginia Centurione Bracelli.
São celebrados também, neste dia: Santa Nina ou Cristina, Bem-aventurada Maria Vitória de Fornari Strata, Santa Virgínia Centurione Bracelli, Santa Cristina da Geórgia (apóstola leiga), Santo Estevão de Suroz (bispo), São Folcuíno de Thérouanne (bispo), Santa Júlia d’Arezzo (monja camaldulense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário