sábado, 8 de dezembro de 2012

IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

08 DE DEZEMBRO – FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
Ano C – Cor: Branco – Leituras: Gn 3,9-15.20; Sl 97; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38.;

“POREI INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER, ENTRE A TUA DESCENDÊNCIA E A DELA. ELA TE FERIRÁ A CABEÇA E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR”. (Gn 3,15).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbs9pobzfXpurKqTlgaq5r6LSk41t3v5D_D1_NgYfqADEO5lSSQNjWY6ONJvPJuAMjpu6rzhCFaYkvajGar14xZGlWh1lA_xvSO_cdW4UxSbepi1wvAmc1m3vkCS6K7PCRyWARy_PlYRYr/s1600/imaculada_conceicao-1.jpg


Maria foi escolhida por Deus para ser a Mãe do seu Filho desde o início dos tempos, a criação do mundo, a queda do homem motivada pelo pecado. Nas primeiras palavras das Sagradas Escrituras, quando da expulsão do homem que pecara no paraíso, o Senhor Nosso Deus se dirige à serpente, dizendo - ``Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre  a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça e tu armarás traições ao se calcanhar. `` (Gn 3, 15).
O homem comete o primeiro pecado e é expulso do paraíso, mas Deus, (Gn 3,9-15) pelo seu imenso amor, de imediato, prepara novas condições para que o homem se regenere e volte às boas com o seu Criador.  E, desde o início da história do homem, aparece a figura de uma mulher poderosa que vai esmagar pela cabeça o mal que aflige todos os homens.
Dessa mulher nasce o homem por excelência, o homem que o Criador havia projetado para que todos os homens fossem iguais a ele, o Emanuel, o Cristo.
E, a partir desse homem que ordenou aos seus discípulos que fizessem de todos os povos discípulos seus (cf Mt 28,19-20), a descendência dessa mulher, da qual o protótipo foi o seu primeiro Filho, lutará por todo o sempre contra o mal, combaterá até as últimas conseqüências o mal que passou dominar todos os homens.
E, a partir desse momento, Maria é escolhida por Deus como sendo aquela que pisará a cabeça da serpente do mal, vindo, através dela, a salvação para todos os homens.
A figura de Maria, a partir de então, começa a participar da história da salvação desde o seu início.
Estava decretado - a salvação viria por meio de uma mulher - e essa mulher pisaria a cabeça da serpente e a serpente do mal procuraria sempre morder o seu calcanhar.
O Criador quis precisar de uma sua criatura para que a salvação viesse para todos os homens.
Mas a serpente jamais atingiria sequer o calcanhar dessa mulher, porque o Senhor, desde o início dos tempos, a preservou de todos os pecados.
Desde a sua conceição imaculada, Maria é isenta de qualquer mancha de pecado.         
E por isso que sempre repetimos – “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós’ -, porque acreditamos que Maria, por ser escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, jamais, em tempo algum poderia ter estado sujeita ao poder do pecado.
Com as palavras “Maria Concebida Sem Pecado” confessamos que Maria, por uma exceção especial, em virtude dos futuros merecimentos de Cristo, desde o primeiro instante de sua vida ficou isenta do pecado original e revestida foi da graça santificante.   
Maria foi concebida sem pecado original porque, desde o início dos tempos já estava sendo preparada para ser a Mãe do Salvador de todos os homens.
Maria é Imaculada porque o Santo dos Santos viria a este mundo por meio dela, e não seria justo para o Deus que se faria homem habitar por nove meses o ventre de uma mulher que já estivesse sido contaminada pelo pecado, que, pelo menos por um segundo de sua vida, estivesse tido subjugada pelo pecado, estivesse sido submetida ao poder do espírito do mal, e bem por isso, Maria foi concebida sem pecado, é a Imaculada Conceição.
A figura de Maria aparece muitas vezes no Antigo Testamento das Sagradas Escrituras, e a sua presença se faz sentir em todos os tempos do povo judeu.
O Profeta Isaias é um dos primeiros a afirmar que aquela mulher, da qual nasceria o Salvador, apesar de ser mãe, permaneceria sempre virgem: “O Senhor vos dará este sinal - Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel.” (Is 7,14).
O Evangelista Mateus, ao narrar a anunciação do Anjo e a dúvida de José quanto a honestidade e fidelidade da Virgem Maria que havia concebido na sua virgindade, diz que o Anjo, em sonhos, disse a José - ``Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta, que diz - ``Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porão o nome de Emanuel, que quer dizer - Deus Conosco -``. (Mt 1, 23).           
Maria é aquela mulher citada pelo Criador quando o homem é expulso do paraíso.
Maria é aquela mulher que pisaria a cabeça da serpente.
Maria é aquela virgem citada pelo profeta Isaias e depois pelos Evangelistas Lucas e Mateus que, mesmo sendo virgem, conceberia, ficaria grávida, e dela nasceria a salvação, o Emanuel, Deus Conosco, Jesus Cristo. 
Quando rezamos o terço, no primeiro mistério gozoso dizemos - ``Contemplamos a anunciação do Anjo e a encarnação do Verbo``, confirmamos uma das grandes verdades da nossa fé: “a encarnação do Verbo”, como disse Santo Agostinho: “Um Deus que se fez homem para que todos os homens se tornassem filhos de Deus”, e isso aconteceu no ventre sacrossanto de Maria, a Imaculada Conceição.
Por trás dessa afirmativa está toda a nossa história da salvação, está a Imaculada Conceição de Maria, está Maria isenta de todo pecado, de toda mácula, está Maria que, mesmo sendo mãe, permaneceu virgem, está Maria, a escolhida por Deus e preservada de toda mancha pecaminosa para receber em seu santíssimo ventre Jesus Cristo,  ``O Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós``. (Jo 1, 14).

ORAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II DIANTE DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA
NA "PIAZZA DI SPAGNA"
Solenidade da Imaculada Conceição - 8 de Dezembro de 2003

"Ó Mãe, dá-nos a Paz! Rainha da Paz, roga por nós! Na festa da tua Imaculada Conceição volto a venerar-te, ó Maria, aos pés desta imagem, que da "Piazza di Spagna" permite ao teu olhar materno, contemplar esta antiga cidade de Roma, que me é tão querida. Nesta tarde, venho prestar-te a homenagem da minha devoção sincera. É um gesto, em que se unem a mim, nesta Praça, incontáveis romanos, cujo afeto sempre me acompanhou em todos os anos do meu serviço à Sé de Pedro. Estou aqui com eles para iniciar o caminho rumo ao sesquicentenário do dogma, que hoje celebramos com alegria filial. Rainha da Paz, roga por nós! O nosso olhar volta-se para Ti com emoção mais forte, recorremos a Ti com confiança cada vez maior nestes tempos assinalados por não poucas incertezas e temores pela sorte do presente e do futuro do nosso Planeta. A Ti, primícia da humanidade redimida por Cristo finalmente libertada da escravidão do mal e do pecado elevamos juntos uma súplica premente e confiante:  escuta o grito de dor das vítimas das guerras e de tantas formas de violência que ensanguentam a Terra. Dissipa as trevas da tristeza e da solidão do ódio e da vingança. Abre a mente e o coração de todos à confiança e ao perdão! Rainha da paz, roga por nós! Mãe de misericórdia e de esperança, obtém para os homens e as mulheres do terceiro milênio, o dom precioso da paz:  paz nos corações e nas famílias, nas comunidades e entre os povos; paz sobretudo para as nações onde em cada dia se continua a combater e a morrer. Faz com que cada ser humano, de todas as raças e culturas, encontre e acolha Jesus, vindo sobre a Terra no mistério do Natal, para nos dar a "sua" paz. Maria, Rainha da Paz, dá-nos Cristo, verdadeira paz do mundo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário