domingo, 23 de dezembro de 2012

BERÇO DO MENINO DEUS


23 DE DEZEMBRO
BERÇO DO MENINO DEUS

Estamos vivendo na esperança do encontro com Jesus Cristo.

E a melhor preparação para esse encontro é viver o amor autêntico entre os irmãos; esse é o melhor berço que podemos  preparar para receber o Menino Deus que vai nascer da Virgem. Temos que preparar um berço feito com a madeira do entusiasmo, com os pregos da união, com a cola da sinceridade e com o verniz da humildade.
Depois de pronto, nesse berço devemos colocar as molas da perseverança e sobre essas molas o colchão da caridade, o lençol da pureza, o travesseiro da doação total, a colcha da fé e o cobertor do amor pleno. Esse berço deve ter o suave aroma das boas ações e as flores de nossa  vida totalmente voltada para Deus e para o próximo.
O berço deve ser colocado no quarto das nossas orações, no cantinho dos nossos sacrifícios e próximo da janela de nossa entrega total nas mãos de Deus.
E esse quarto, onde deve ser colocado  o berço do Menino Deus, deve ter uma fechadura que abre somente por dentro. Esse quarto deve ter o calor da renúncia, o aconchego da esperança e a tranquilidade da missão cumprida. 
E esse quarto não pode  ser outro senão o nosso coração.
É ai que  devemos receber o Menino Deus e sua mãe Virgem que deve repousar da longa caminhada das injustiças dos homens, do caminho cheio de pedras do desamor entre os homens, do sol causticante do deserto do ódio e da violência que paira no mundo, da água poluída do riacho do desrespeito dos direitos humanos.
É assim que deve ser o quarto, que é o nosso coração que deve receber o Menino Deus e sua Virgem Mãe para que eles repousem de sua longa caminhada por entre as ingratidões, falta de amor, e corações duros e impenitentes.
E nesse quarto do nosso coração que tem na sua porta uma fechadura que abre somente por dentro e que somente nós mesmos podemos abrir a porta do nosso coração para receber o Menino Deus.        Ninguém mais pode abrir o nosso coração, somente nós mesmos.
Maria e José chegarão e baterão na porta do nosso coração pedindo pousada, pedindo um cantinho onde possa nascer o Menino Deus, e somente nós podemos abrir o nosso coração, ninguém mais.        E o nosso coração deve estar preparado para receber esse casal cuja esposa traz dentro de si o germe da vida, o Rei do Universo, o Salvador do mundo.
E se abrirmos o nosso coração para receber a José e Maria, ali dentro nascerá Jesus que será colocado no berço que está preparado para recebê-lo.      
E depois que Jesus Cristo nascer nos nossos corações, a partir daí ficará para cada um de nós a missão dos Anjos, que, cantando.
Anunciaram aos pobres e humildes que o Salvador do mundo havia nascido; ai seremos nós que levaremos o Cristo nascido em nossos corações a todos os pobres, humildes, aos de coração puro, e distribuiremos Cristo a todos, porque, depois de nascido, Cristo já não caberá mais em nossos corações e teremos necessidade de reparti-lo com todos os irmãos; Jesus Cristo jamais sairá  dos nossos corações, se quisermos, mas  também morará nos corações dos irmãos atingidos por nosso amor. E Maria e José já estão ai, batendo à nossa porta.
Já fizemos o berço para o Menino Jesus? Já limpamos o quarto do nosso coração com orações, penitência e uma santa confissão? 
Se ainda não fizemos isso, meus irmãos, minhas irmãs, ainda há tempo.
Não vamos  deixar José e Maria batendo à porta do nosso coração, essa porta que tem fechadura somente por dentro, e somente nós podemos abrir; não vamos deixar esse casal sagrado pelo lado de fora por muito tempo.
Vamos nos preparar santamente para esse natal, ou será que o Menino Deus vai ter que nascer novamente num curral entre animais?
Isso vai depender da maneira como estamos nos preparando para recebê-lo.
São comemorados neste dia: São Sérvulo de Roma (era um paralítico), Santos Teódulo, Saturnino e comanheiros (mártires de Creta), São Thorlakur Thorhallsson (bispo de Skalholt), São Euniciano e São Mardônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário