segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SÃO MELQUÍADES, PAPA, MÁRTIR


10 DE DEZEMBRO


Hoje a Igreja nos propõe à veneração São Melquíades, papa, de origem africana. Fazia parte do clero romano, quando por morte do papa Eusébio, em 310, foi eleito seu sucessor.  "Verdadeiro filho da paz, verdadeiro pai dos cristãos" (segundo Santo Agostinho)
A Igreja estava vivendo ainda os tristes dias da perseguição. Na disputa pelo Império Romano achavam-se dois grandes chefes: Constantino Magno e Maxêncio, quando em 312, na histórica batalha na ponte Mílvia sobre o rio Tibre, em Roma, Constantino saiu vitorioso. Com o imperador Constantino, oficialmente cessou a perseguição contra a Igreja, pois ele atribuiu a sua vitória, à proteção do Deus dos cristãos.  Editou então, o famoso decreto de Milão que dava liberdade e proteção à Igreja.
O papa Melquíades passou a ser o papa da liberdade da Igreja, que saindo da opressão, ganhava respeito e prestígio. Melquíades reorganizou as sedes paroquiais em Roma, conseguiu a devolução dos bens e edifícios eclesiais que haviam sido confiscados durante a perseguição, iniciou a construção da Basílica Lateranense, a primeira igreja construída em Roma, chefe e mestra de todas as catedrais da Cristandade. 
Lutou contra as heresias e tomou atitudes enérgicas contra o cisma de Donato, que na África contestava a legitimidade da eleição dos ministros de Deus e fanaticamente se substituía a qualquer autoridade. Este cisma, de grandes proporções, por todo o século se infiltraria na Igreja na África. 
Para entendermos um pouco: No início da era cristã o norte da África fazia parte do Império Romano, sendo uma região muito habitada e próspera, tendo o cristianismo lá entrado já no primeiro século, tornando-se próspero, ativo e fecundo. Muitos bispos, escritores eclesiásticos e santos, vieram daquela região. Havia uma forte emigração da África para a Itália, principalmente Roma, capital do Império Romano. Muitos cristãos da África passaram para Roma, tendo alguns até feito parte do clero romano, chegando a sumo pontífices, como Vítor, Melquíades, Gelásio.  A decadência do Cristianismo aconteceu com o surgimento do islamismo, que nos séculos VIII-IX, arrasou os cristãos com seu fanatismo.
São comemorados também neste dia: Santa Júlia de Mérida (mártir), São Lucério de Farfa (abade), São João Roberts, Santos Menas, Hermógenes e êugrafo (mártires de Alexandria, no Egito), São Gregório III e São Gemelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário