segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL DE JESUS – ANO “C”


NATAL DE JESUS – ANO “C”
Cor: Branca – Leituras: Is 52,7-10; Sl 97; Hb 1,1-6; Jo,1-18

“E MARIA DEU À LUZ O SEU FILHO PRIMOGÊNITO” (Lc 2,7)

Diácono Milton Restivo


“Estando José e Maria ali (em Belém), completaram-se os dias do seu parto, e Maria deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura por não haver lugar para eles na estalagem.” (Lc 2,6-7).  
O Anjo Gabriel havia visitado Maria em sua pequena e pobre casa de Nazaré e lhe anunciara que ela fora escolhida pelo Senhor para ser a Mãe do Salvador. Nove meses depois da visita do Anjo, Jesus nasce na gruta de Belém.
Para relembrar esse maravilhoso acontecimento, em todos os fins de ano o povo faz festas bonitas, presépios de todos os tamanhos e formas. E isso é bom. Isso é ótimo. Quando fazemos isso é porque queremos festejar a data natalícia de Jesus, o Filho de Maria.
Mas, quando essa data acontecer, convém que saibamos que o presépio real onde Jesus nasceu não era nem um pouquinho bonito. 
O local onde Maria deu à luz a Jesus era pobre, paupérrimo e chocante, sem conforto e sem condições de recepcionar qualquer ser humano que estivesse nascendo, muito menos o Filho de Deus que se fazia homem, “a Palavra que se fez homem e veio habitar entre nós”. (Jo 1,14).
Porque Maria teve que se submeter a tanta humilhação, tanto sofrimento, e Jesus teve de nascer ali, entre animais, e ser colocado num cocho de animais que lhe serviu de primeiro berço?
Você, mulher, que é mãe e que preparou da melhor forma possível o enxoval de seu pequenino filho, e que lhe deu à luz num quarto de hospital, atendida por médicos e enfermeiras, tendo ao seu lado e lhe dando todo apoio necessário os seus familiares, como você se sentiria se tivesse de dar á luz ao seu filho ou filha nas condições que Maria deu à luz a Jesus? E, principalmente, pela ingratidão do ser humano? Você já parou para pensar nisso?
E você, que é pai, se você estivesse no lugar de José, ver a sua esposa dar à luz num curral de animais, sem assistência, sem higiene, cheirando a urina e estrume de animais e sem segurança?
E qual foi a água usada para que Maria higienasse o recém-nascido e lhe desse o primeiro banho nas condições em que ele nasceu se não fosse a água contida no cocho onde os animais saciavam a sua sede, ou numa possível poça de chuva que tivesse caído durante a madrugada?
Mas, porque Jesus teve de nascer ali, nessas condições?
A ordem do imperador, vinda lá de Roma, era clara. Para saber quantos súditos o imperador tinha, ele obrigou a todos os povos que estavam sob seu domínio se inscreverem na cidade onde cada um havia nascido; e a família de José era a de Davi, de Belém, e, por isso não teve outro jeito: José teve de sair da cidade de Nazaré, aproximadamente cento e trinta quilômetros de distância, e levando sua esposa, Maria grávida de mais de oito meses, e se dirigir até a cidade de Belém para ser recadastrado (cf. Lc 2,1-3).
Será que temos condições de imaginar como foi incômoda, para Maria, essa viagem?
Era o jeito que o imperador de Roma tinha para saber e para satisfazer o seu desejo de poder, quantas pessoas existiam na Judéia naquele tempo. Por isso José viajou para Belém, terra natal de Davi, de sua família, pois ele pertencia à família de rei Davi, levando consigo Maria, sua esposa, grávida de mais de oito meses (cf Lc 2,4).
Viagem longa, de mais de centro e trinta quilômetros, e as estradas (se é que existiam) por onde deveriam passar eram perigosas, no deserto, cheias de ladrões e animais peçonhentos e selvagens. E nos contam as Sagradas Escrituras que, quando José e Maria chegaram à cidade de Belém, Maria, praticamente, já estava em trabalho de parto, e não encontraram lugar para se hospedarem nos hotéis, ou pensões, porque esses lugares estavam reservados para quem pudesse pagar a estadia. Também não encontraram lugar em casas de família (Lc 2,7), porque, afinal de contas, não passavam de dois andarilhos, mal trajados que, possivelmente não inspiravam confiança, e quem abriria as portas para receber um casal nessas condições? Será que nos nossos dias é diferente?
Diz o evangelista que, ao chegarem na cidade de Belém, completaram-se o tempo de Maria dar à luz (Lc 2,6-7), isto é, como já dissemos, Maria já estava em trabalho de parto.
E, claro, Maria não estava bem. José precisava encontrar, com urgência, um lugar para que Maria pudesse descansar dos incômodos da viagem, principalmente por já ter chegado ao final de sua gravidez. Na rua eles não poderiam ficar. Como não acharam acomodações em um lugar decente, possivelmente José lembrou-se de um abrigo de animal por que passara quando entrou na cidade, um pouco afastado do centro de Belém, um lugar onde os animais passavam a noite.
E José não pensou duas vezes, e para lá se dirigiram. E foi ali, daquele lugar, com falta total de acomodações, de conforto e de higiene que Maria deu à luz; e foi ali que Jesus nasceu: no estábulo somente José e Maria, e agora também... Jesus.
E hoje, nos nossos dias, quantos meninos Jesus nascem nessas condições: debaixo das pontes, dos viadutos, nas favelas, nas portas dos hospitais e prontos socorros, e muitas vezes até nas escadarias das igrejas, porque não tem, para eles, lugar nas estalagens, nas casas daqueles que se dizem cristãos... As portas continuam sendo fechadas para eles... Para os Josés, para as Marias...
Hoje, quando, uma moça vai ter o seu primeiro filho, sua mãe está ali do seu lado para ajudá-la, para apoiá-la, para lhe dar o conforto tão necessário nesses primeiros momentos de uma mãe que tem o seu primeiro filho.
Em Belém, com Maria, quando nasceu o seu primeiro filho, o primeiro e único, com Maria estava somente José e não mais ninguém; só os animais que ali pernoitavam. A família de Maria estava longe, lá em Nazaré, a centro e trinta quilômetros de distância.
O Menino que nascera nesse ambiente e situação tão deprimente, foi enrolado em alguns panos e colocado em um cocho, onde os animais comiam ração e, como colchão e travesseiro, foi-lhe improvisado feixes de capim (Lc 2,7). Somente os pastores, homens pobres e discriminados pela sociedade, vieram de longe lhe fazer a primeira visita (Lc 2,8-12).
Não apareceu nenhuma pessoa de importância do lugar: somente gente pobre mesmo. Só os pobres pastores visitam o Menino Jesus pela primeira vez... Só os pobres; tudo pobre.
Os poderosos, os governantes, os doutores da lei, os ricos, ninguém tomou conhecimento do nascimento de Jesus.
Será que caberia na cabeça dessa gente, que se julgava importante, que Jesus, o Filho de Deus, o Messias prometido e esperado, o Rei dos Reis, teria nascido numa gruta de Belém e estava deitado num cocho onde os animais comiam? Se alguém lhes contasse isso, eles, os ricos e poderosos, poderiam julgar que não passava de uma piada, e uma piada de muito mau gosto, e teriam rido muito dessa piada. Será que os ricos e poderosos poderiam acreditar que o Senhor Nosso Deus teria realizado a sua promessa de mandar o Salvador, por meio daquela pobre moça de Nazaré, sem ter falado com eles, sem ter pedido a opinião deles, sem ter consultado os doutores da Lei e que, aquele menino deitado no cocho de um curral fosse realmente o Messias esperado há tanto tempo e que viera para salvar o povo judeu da opressão dos estrangeiros, conforme acreditavam eles?
Os entendidos, os poderosos, os ricos, os doutores da Lei, no seu orgulho e  prepotência, jamais poderiam aceitar isso. Mas, que absurdo isso acontecer. Somente os ignorantes, os pobres, os humildes, os simples, os pequenos, os renegados pela sociedade conseguem levar a sério uma notícia como essa e acreditar nela.
E tudo o que estava acontecendo já havia sido profetizado, tudo estava contido nas Sagradas Escrituras. Os doutores da Lei sabiam de tudo o que os profetas haviam adiantado sobre a vinda do Messias, o nascimento do Salvador do gênero humano, mas, onde já se viu: o Filho de Deus nascer de uma família pobre, no meio dos pobres, escolher os pobres para visitá-lo no dia de seu nascimento, chamar os ignorantes para anunciar que a salvação já havia chegado.
Como poderia o Filho de Deus nascer dessa maneira, sendo que ele, segundo o entendimento dos ricos e poderosos, deveria ter nascido, ou no palácio do rei Herodes, ou no palácio do governador de Jerusalém, ou em qualquer outro palácio que quisesse nascer, rodeado de todas as honrarias, mordomias e conforto. Então porque o Rei dos Reis escolheu nascer assim?
Isso jamais coube na cabeça dos ricos, dos grandes, dos poderosos. Hoje até que eles aceitam, porque é um fato consumado, mas continuam não entendendo o porque o Senhor Nosso Deus preferiu os pobres para com eles conviver e chamá-los para o seu Reino; porque Deus fez isso, se o poder terreno está totalmente nas mãos dos ricos e poderosos?
Mas, voltemos ao presépio, aos presépios que fazemos hoje para relembrar o nascimento de Jesus. Na época em que festejamos o nascimento de Jesus, as igrejas costumam montar os seus presépios e muitas casas particulares também montam os seus presépios. Muitas famílias, de longa data têm esse costume, ou por devoção, ou por promessa. Procuram retratar o nascimento de Jesus com imagens de gesso e com brotos de arroz servindo de capim e serragem de madeira como se fosse o chão e as estradas. Os presépios buscam nos levar de volta ao acontecimento real, que é o nascimento de Jesus.
Um presépio, por mais artístico que seja, por mais bem feito que seja, jamais nos retratará com fidelidade tudo aquilo que realmente aconteceu naquela noite fria de ausência total de amor humano na gruta de Belém. Os presépios dão-nos apenas uma vaga idéia.
É melhor termos o presépio para nos lembrar aquela noite do que nada ternos que nos recorde a maior ingratidão do gênero humano: é melhor termos o presépio do que nada termos e deixarmos que a nossa imaginação se perca e esqueçamos da noite em que a humanidade ingrata recebe das mãos de Maria aquele que viera para tirar o pecado do mundo.
Convenhamos, o presépio é muito frio, é tudo gesso, pedra, pau, serragem, broto de arroz e fantasia, e não nos dá aquele calor necessário para compartilharmos dos sofrimentos do santo casal, José e Maria, para chegarem até ali e depois, da alegria de ver nascido aquele que seria o Caminho que nos levaria à verdade, da Verdade que nos daria a vida, e da Vida que jamais se extinguiria.
A melhor maneira de entendermos bem um presépio, de partilharmos das alegrias e tristezas de Maria e José, de ouvirmos realmente o choro do Menino Jesus que estava envolto em paninhos e, principalmente, para vivermos realmente o nascimento de Jesus e dele nos lembrarmos com vergonha de te-lo deixado nascer como nasceu.
A melhor maneira de entendermos bem o presépio é visitarmos uma favela, uma família necessitada, uma família que mora num barraco, muitas vezes não muito longe de nossa própria casa, e vermos que ainda hoje o drama de Belém continua acontecendo: crianças, como Jesus, continuam nascendo em locais sem o mínimo necessário de higiene e de conforto, de calor humano, de aconchego da família, sem a atenção das autoridades civis e religiosas e sem o calor do amor dos que festejam o natal voltados para o consumismo, presentes, bebidas, comidas, esquecendo-se do que diria João Batista mais tarde no deserto: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo”. (Mc 3,11).
E essas favelas, essas famílias necessitadas estão mais perto de nossas casas, mais perto de nós do que podemos pensar. Quando acontece a noite de natal, todos nos reunimos para festejar o nascimento do Menino Jesus. Nessa oportunidade sempre colocamos a nossa melhor roupa, nos dirigimos até a igreja de carro ou de ônibus, ou mesmo a pé, e sempre participamos da liturgia do nascimento de Jesus numa igreja toda iluminada, toda enfeitada de flores, toda decorada, com a apresentação de um coro de vozes maravilhosas e muitas vezes vestido a rigor e, no presépio, na frente do altar, um Menino Jesus de gesso, com os olhos azuis, com a pele clara como leite, com os cabelinhos encaracolados e loirinhos, apenas vestido com uma fraldinha, de braços abertos e a nos sorrir, numa atitude acolhedora, como se essa fosse a realidade.
E, depois de havermos participado dessa liturgia de natal, muitos de nós voltamos para casa, participamos de uma ceia, de uma reunião familiar, reunião de amigos e, comendo e bebendo, comemoramos o Cristo que nascera em Belém. Tudo isso parece bom.
Mas, nessa oportunidade, em que está acontecendo tudo isso, nessa mesma noite, quantos Meninos Jesus que nasceram e estão nascendo nas favelas, nos barracos, debaixo das pontes, rejeitados pela sociedade como foi o próprio Jesus que comemoramos o seu nascimento com tanta fé, ou com tanta... Gula... Quantos Meninos Jesus nasceram e nascem no exato momento em que comemoramos, na igreja enfeitada e iluminada, o nascimento de Jesus, não como ele realmente nascera, porque, hoje, nós o fazemos nascer em igrejas iluminadas e enfeitadas; mas sabemos que não foi bem assim. Quantos Meninos Jesus, brancos e pretos nasceram e nascem no exato momento em que cantamos o Glória e, em que distorcidamente comemorávamos o nascimento do Senhor.
Meninos Jesus brancos e negros que nasceram e nascem nas favelas, nos barracos, debaixo das pontes, sem assistência médica, nas portas dos hospitais e pronto-socorros, sem higiene, sem calor humano, assim como nasceu o Menino Jesus no curral de Belém.    
Os Meninos Jesus dos nossos dias, que não tem a pele clarinha nem os olhos azuis e nem os cabelos tão loiros como o Menino Jesus dos nossos presépios, mas tem a pele morena ou preta, os olhos negros e os cabelos pretos e encaracolados. Esses Meninos Jesus que continuam nascendo nas favelas, nos barracos, debaixo das pontes, sem qualquer assistência fraterna, médica, humana ou governamental, da mesma forma que nasceu Jesus, o filho de Maria.
Podem crer: no dia do nascimento de Jesus os palácios de Belém e Jerusalém e as casas dos ricos e poderosos daquelas cidades também deveriam estar todos iluminados e promovendo festas, e Jesus, o filho de Maria nascia rejeitado por tudo e por todos num abrigo de animais, sendo colocado num cocho de animais, porque não havia para ele sequer um berço decente.
Os nossos natais não são diferentes da noite do nascimento de Jesus; na nossa ânsia de comemorar festivamente o nascimento de Jesus, ignoramos os pequeninos Jesus que nascem hoje da mesma forma que nasceu Jesus a dois mil anos atrás.
A humanidade, de lá para cá, não modificou quase nada.
As nossas casas, no natal, estão iluminadas, com luzes que ascendem e apagam nos alpendres e nas árvores, veneramos um Menino Jesus de gesso no presépio e ignoramos e rejeitamos os Meninos Jesus que nascem, hoje, nas favelas, nos barracos e debaixo das pontes.
Participamos das liturgias do natal em igrejas extremamente lotadas, iluminadas, enfeitadas e decoradas, enquanto que, na escuridão da noite, às vezes até nas escadarias das igrejas, continuam nascendo, das pobres e sofridas Marias, sob a proteção dos cansados e desiludidos Josés, os Meninos Jesus brancos e negros, que também, como Jesus de Nazaré, são colocados, por falta de berço, no chão, porque o egoísmo do mundo, a opressão dos homens e a falsa fé e destorcida crença de muitos não lhes deram a oportunidade de ter sequer um berço onde possa repousar sua cabeça no primeiro dia em que participam da vida neste vale de lagrimas.
É claro, é necessário participar de tudo o que a nossa igreja nos oferece, nos sugere e nos incentiva, mas não podemos ficar só nisso; Jesus continua nascendo nos arredores da nossa cidade, na vizinhança de nossas casas, nas escadarias das nossas igrejas, nas portas dos hospitais e pronto-socorros como nasceu  nos arredores de Belém.
Se quisermos entender o que seja o natal verdadeiro, é o próprio Senhor Jesus quem nos diz: “O que você fizer a um desses pequeninos é a mim que você está fazendo”.
O verdadeiro natal, o natal verdadeiramente cristão é aquele em que vamos ao encontro de Jesus na pessoa do pobre e do necessitado.
O Natal chegou.
Será que não seria interessante, começarmos, desde agora a preparar o nosso natal, não deixando, a partir de hoje, que o Menino Jesus, na pessoa do pobre e desamparado, continue nascendo sem assistência médica, sem higiene e sem calor humano? Ou vamos continuar nos enfeitando, bebendo e comendo no natal, e que os Meninos Jesus dos nossos dias continuem nascendo da forma que o verdadeiro Menino Jesus nasceu... ... ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário