domingo, 30 de dezembro de 2012

ORAÇÃO PELAS MÃES


30 DE DEZEMBRO
ORAÇÃO PELAS MÃES


Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe! A senhora é virgem e é mãe, única na história da humanidade a ter essa dignidade. Única escolhida por Deus para uma missão específica: a de ser virgem e ao mesmo tempo mãe do Filho de Deus.
O Senhor Nosso Deus que escolheu a Senhora para essa missão divina, continua a convidar todas as mulheres também para essa missão tão importante quanto a sua: a de serem mães.
Para ser mãe, o Senhor não faz acepção de mulheres: são mães as mulheres ricas e são mãe as mulheres pobres; são mães as mulheres que moram nos palacetes e são mães as mulheres que moram em favelas; são mães as mulheres de todas as raças, credos e cores. Faz parte do divino ser mãe.
Um poeta já disse: “Ser mãe é padecer no paraíso”. Concordo em parte com esse poeta porque, ser mãe é sempre sofrer, mas nem sempre no paraíso, porque um coração de mãe está sempre apreensivo pela educação, segurança e bem estar de seus filhos, assim como esteve o coração da Senhora desde o momento da concepção de Jesus no seu ventre sacrossanto e depois pela vida toda, até a sua morte na cruz. E hoje,
Senhora, estamos aqui para lembrar todas as mães, para pedir por todas as mães, para que a Senhora não desampare as mães nas suas aflições e compartilhe com elas sempre de suas alegrias.
Pedimos, Senhora, pelas mães que estão esperando os seus bebês, numa expectativa alegre e emocionante de poder, por uma primeira vez, dar à luz a vida à alguém e depois dar a sua própria vida por esse alguém que nascerá de seu ventre.
Quando vejo uma mulher grávida em qualquer lugar, Senhora, lembro-me da Senhora e, nessa mulher grávida, vejo a figura de Maria, esperando o seu Menino Jesus, com o ventre já bastante crescido  e passando a mão por sobre o ventre como que acariciando aquele que viria para a salvação de todos os homens.
Em cada mulher grávida que eu vejo fico na esperança de que aquela criança que vai nascer também será a salvação de nossa sociedade, do nosso país, e porque não dizer, do nosso mundo?
Pedimos, Senhora, pelas mães solteiras: por aquelas moças e mulheres, que, está certo, cometeram um deslize em suas vidas, e um erro por amor, mas que foram valentes e corajosas, e mesmo abandonadas pelo homem que tanto amou, abandonadas pela sociedade, abandonadas até pela sua família, foram valentes e corajosas para conservar  em seus ventres a vida de alguém que é fruto de um amor frustrado e que, em momento algum pediu para nascer.
Olhe Senhora, Virgem e Mãe, de uma maneira especial pelas mãe solteira, que, para mim, são as mães mais corajosas  porque, apesar dos pesares,  respeitou a vida e suportou nos seus ombros e na sua alma a dor do abandono e a tristeza da incompreensão da sociedade e da família. São solteiras, mas são mães em toda a extensão da palavra.
Pedimos Senhora, Virgem e Mãe, pelas mães que se casaram pensando numa vida de paz e felicidade em seu lar, mas que tão facilmente se desiludiram ao sofrerem a incompreensão do marido e ao sentir que foi jogada em seus ombros a responsabilidade de, sozinhas, terem de educar seus filhos; pedimos pelas mães abandonadas por seus maridos, mulheres valentes e corajosas, que, mesmo com a incompreensão do marido, elas assumem, sozinhas, o papel que deveria ser dos dois, marido e mulher, a educação plena dos filhos.
Pedimos Senhora e Mãe,  pelas mães que tem que vender seus corpos para terem condições de dar condições de vida aos seus filhos; pelas mães que se prostituem porque são solteiras ou porque foram abandonadas por seus maridos e companheiros e pela família, e qu não encontraram apoio na família e na sociedade para, dignamente, ter uma vida condizente  com a condição de mãe que são.
Como a Senhora, Virgem e Mãe, elas também são mães e, como mães, merecem todo o nosso respeito, consideração e veneração.
Pedimos, Senhora, por todas as mães, que têm  o seu lar bem estruturado e formado, bem constituído e que vivem felizes  com seus maridos e filhos.
Conservai essa felicidade, Senhora, colocando no coração dessas mães o desejo de compreenderem a situação das mães solteiras e abandonadas e, sempre que possível, dar o seu apoio a essas mães menos afortunadas.
Pedimos, Senhora, pelas mães que tem os seus maridos doentes, sem condições de manter a casa enquanto que elas partem para a luta, e acabam sendo o homem e a mulher da casa; pedimos pelas mães que sofrem com os vícios do marido ou filhos.
Olhe por cada uma delas, Senhora.
Pedimos, Senhora, pelas mães das mães que são as avós, que já cumpriram com sua missão de mãe e agora vêem o fruto do seu trabalho se realizar no nascimento dos seus netos.
E agora, Senhora, pedimos de uma maneira especial pelas mães falecidas, por aquelas que deram a sua vida por seus filhos, por aquelas que já cumpriram sua missão de mãe nesta terra e agora, junto com a Senhora, no Reino de Deus, recebem o merecido prêmio pela doação total de suas vidas pelos seus filhos
Só o fato de serem mães dá à mulher um lugar privilegiado junto de Deus e da Senhora.
Hoje pedimos por todas as mães Senhora: mãe de todas as nações, de todas as cores, de todos os credos. Abençoe todas as mães, Senhora, e a todas dê a alegria íntima de que a salvação de todos os homens depende delas, assim como dependeu da Senhora que foi a mãe de Jesus Cristo, o nosso Salvador.

São comemorados também neste dia: Santo Eugênio de Milão (bispo), São Rugero, Santa Anísia, São Libério de Ravena (bispo), Santos Mansueto, Severo, Apiano, Donato, Honório e companheiros (mártires de Alexandria) e São Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário