TRIGÉSIMO DOMINGO COMUM
Ano – B; Cor – Verde; –
Leituras: Jr 31,7-9; Sl 125; Hb 5,1-6; Mc 10,46-52.
“SENHOR, EU QUERO VER DE NOVO”. (Mc 10,51).
Diácono Milton Restivo
A primeira leitura desta liturgia nos traz o profeta
Jeremias, um dos profetas chamados maiores, também conhecido como profeta das
lágrimas em virtude de seus muitos lamentos sobre as condições miseráveis em
que vivia Judá em sua época.
Jeremias foi chamado a exercer o ministério profético
ainda bem novo. Jeremias um homem que teve poucos amigos. Deus o chamou para
ser uma testemunha à nação e, devido ao seu chamado, sofreu muitas
perseguições, vindo a falecer no Egito, como exilado.
O chamamento de Jeremias ao profetismo foi uma chamada
especifica e única nas Sagradas Escrituras. Deus se revelou a Jeremias e lhe
deu a missão de destruir, arrancar o que estava prejudicando o relacionamento
do povo de Israel com Yahweh e plantar, no lugar, a justiça divina (Jr 1,10).
Jeremias assusta-se com esse chamamento e retruca dizendo que não sabe falar:
·
“Ah, Senhor Yahweh, eu não sei falar por que sou
jovem.” (Jr 1,6). E Deus mesmo lhe
diz: “Não tenha medo: senão eu é que
farei você ter medo deles”. (Jr 1,17). “Antes
de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à
luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. (Jr 1,5).
A missão de Jeremias foi marcada por medo e crise da
sedução. Jeremias foi um profeta medroso. Se o seu nascimento foi marcado pela
alegria por parte de seu pai por lhe ter nascido um filho, Jeremias amaldiçoou
o dia de seu nascimento e o mensageiro que levou ao seu pai a noticia de sua
natividade e ainda, quando já crescido, amaldiçoou o dia do seu nascimento:
·
“Maldito o dia em que nasci. Que jamais seja bendito o
dia em que minha mãe me deu à luz! Maldito o homem que levou a notícia ao meu
pai, dizendo: ‘Nasceu um filho homem para você! ’, enchendo-o de alegria. Que
essa pessoa sofra igual às cidades que Yahweh destruiu sem compaixão; ouça
gritos pela manhã e rumores de guerra ao meio dia. Porque não me fez morrer no
ventre materno? Minha mãe teria sido a minha sepultura, e seu ventre estaria
grávido para sempre! Por que sai do ventre materno? Só para ver tormentos e
dores, e terminar meus dias na vergonha?” (Jr 20,14-18).
Jeremias demonstra claramente que não queria ter
nascido e a sua mãe levou a culpa:
·
“Minha mãe teria sido minha sepultura” (Jr 20,17).
·
“Ai de mim, minha mãe, porque me puseste no mundo!”. (Jr 15,10).
O medo e a incerteza fazem parte da vocação de muitos
profetas. Muitos profetas apelam para o não saber falar e o não saber se
comunicar, fatores essenciais na missão e na vida profética.
Há algo interessante na tradição bíblica: quase sempre
o vocacionado coloca obstáculo e resiste ao chamamento de Deus:
ü
Moisés diz que é
gago e tem dificuldade em se comunicar e Deus coloca Aarão ao seu lado (Ex.
4,10ss);
ü
Isaias diz ser um
pecador e ter os lábios impuros, e um anjo toca os seus lábios com uma brasa
para purificá-lo (Is 6,1-11);
ü
Jeremias diz que
é apenas uma criança, e Yahweh responde: "não
diga que você é uma criança, você irá para aqueles que eu mandar falar e falará
em meu nome” (Jr 1,4-8);
ü
Jonas, com medo,
foge ao chamamento divino, mas Deus o faz entender sua vocação fazendo com que
ele passe por uma situação inimaginável: ser engolido por um peixe e depois o
salva para que cumprisse sua missão a qual fora vocacionado. (Jn 1,3ss; 2,1ss);
ü
Deus
escolheu Davi sabendo que ele cometeria adultério (Sm 11);
ü
Maria diz: "eu não conheço homem" e o
anjo responde: “Para Deus nada é
impossível” (Lc 1,34.37).
ü
Deus
escolheu Pedro sabendo que ele o negaria (Jo 18,15ss);
ü
Deus
escolheu Judas sabendo que ele cometeria traição (Jo 13,21ss);
ü
Então,
entenda: suas fraquezas não escandalizam Deus. Ele sabe do barro que você foi
feito. Ele escolheu você sabendo quem você é, que você é falho e sabendo das
suas limitações.
Deus não aceita recusa, Deus recusa este argumento.
Por fim, Jeremias se rende seduzido por Deus:
·
“Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7).
Estas palavras proferidas por Jeremias demonstram como
ele compreendeu o mistério da vocação em sua vida. Deus mudou a vida de
Jeremias e o habilitou a ser profeta:
·
“Então Yahweh estendeu a mão, tocou em minha boca e me
disse: ‘Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca. Hoje eu estabeleço
você sobre as nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e
destruir, para construir e plantar”. (Jr
1,9-10).
A leitura de Jeremias, desta liturgia, faz parte do
Livro da Consolação de Jeremias, a partir do capítulo 30, onde começa a
restauração de Israel prometida por Yahweh:
·
“Neste dia – oráculo de Yahweh dos exércitos -, eu
quebrarei a canga que está no pescoço de vocês e arrebentarei as correntes que
os prendem, e vocês não serão mais escravos de estrangeiros. Servirão a Yahweh,
o seu Deus, e também a Davi, o rei que farei surgir para eles. [...] Vocês
serão o meu povo e eu serei o Deus de vocês”. (Jr 30,8-9.22).
E, nessa euforia de libertação, o profeta enumera os
que serão salvos da escravidão estrangeira:
·
“No meio deles estarão o cego e o aleijado, a mulher
grávida junto com aquela que deu à luz, todos juntos: é uma grande assembléia
de retorno”. (Jr 31,8).
Isso indo de encontro ao que já profetizara Isaias e
fora repetido por Jesus na sinagoga de Nazaré:
·
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me
ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos
presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos
oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”. (Is 61,1-2; Lc 4,18-19).
O Evangelho desta liturgia coloca-nos no fim da
caminhada de Jesus, desde a Cesaréia de Felipe até a sua morte e ressurreição
em Jerusalém.
Marcos encerra o bloco da caminhada com o último
milagre que ele relata de Jesus: a cura do cego Bartimeu. Jesus tinha passado
para o outro lado do Jordão:
·
“Jesus partiu dai e foi para o território da Judéia,
do outro lado do rio Jordão”. (Mc
10,1).
Agora chegou a Jericó.
Parece que Jesus está com pressa: ele e os seus
discípulos chegaram a Jericó e logo saíram.
Jericó é uma das mais antigas cidades do mundo. Quando
os israelitas, depois da saída do Egito e a caminho da Terra Prometida,
invadiram Canaã, Jericó, que se situava na principal estrada que ligava o este
ao oeste, foi o último obstáculo para a invasão da Palestina Ocidental.
Uma vez que foi a primeira cidade a ser conquistada na
Terra Prometida, Josué declarou que os seus tesouros seriam dedicados a Deus
como oferta (Js 6,17-19). Jericó foi a cidade natal de Zaqueu, de cuja
hospitalidade Jesus desfrutou e teve uma longa conversa, conforme registrado em
Lucas 19,1-10. Agora Jericó muda o seu sentido: para os israelitas foi o último
obstáculo a ser vencido para entrar na Terra Prometida; para Jesus é a entrada
na terra de opressão onde ele vai sofrer a morte. Foi na saída de Jericó que
Jesus curou um cego, conforme Mateus 20,29-34, Marcos 10,46-52 e Lucas
18,35-43. Mateus fala de dois cegos, enquanto Lucas e Marcos citam apenas um, e
apenas Marcos o identifica como Bartimeu. Como vimos, no Antigo Testamento,
Jericó era a última cidade antes de o povo israelita tomar posse da Terra
Prometida. No Novo Testamento Jericó é a última cidade antes de Jesus chegar a
Jerusalém para ali consumar o plano de salvação do Pai e se transformar no
Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme dissera João Batista ao
apontar Jesus para os seus discípulos (cf Jo 1,29).
Parece que Jesus tem pressa para caminhar até
Jerusalém. Ao sair da cidade de Jericó, está o cego Bartimeu sentado à beira do
caminho. Está sentado imóvel, junto ao caminho, o lugar onde cai a mensagem (a
semente, cf Mt 13,4) e não dá fruto, porque Satanás a arrebata:
·
“Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais
a Palavra foi semeada; logo que a ouvem chega Satanás e tira a Palavra que foi
semeada neles.” (Mc 4,15).
Jesus está a caminho com os seus discípulos; o cego
está sentado à beira do caminho. O cego é chamado de Bartimeu. Um homem que nem nome
próprio tem. Não sabemos o nome do cego. Marcos não o diz. Sabemos apenas o
nome de seu pai: “Timeu”. “Bar” ou “ben” na língua do povo no tempo de Jesus
era “filho” e Bartimeu quer dizer: “filho de Timeu”, como vemos um caso
idêntico em Mateus 16,17 e João 1,42:
·
“Bem-aventurado és tu,
Simão, filho de Jonas (bar Jonas)”.
Nesta passagem Jesus
declina o nome de Simão e cita o nome de seu pai.
Marcos, no entanto, não
cita o nome do cego, apenas diz que ele é filho de Timeu. Então era um ninguém,
um marginalizado cujo nome próprio era desconhecido. Um ninguém jamais visto e
considerado como portador de idéias e sentimentos próprios, de sua própria
visão, de convicções e sonhos, um marginalizado social, política e
religiosamente. Um nada, enfim. Alguém
que dependia em tudo dos outros e rejeitado pela sua família, pela sua
sociedade, pela sua religião. É o que podemos supor das poucas informações que temos
da história desse homem. Bar-Timeu, um sem-nome, um nada, pés sem rumo, mãos
vazias, olhos que não vêem, um mendigo da misericórdia alheia. Aparentemente um
eterno condenado a passar pela vida apenas como um objeto da compaixão dos
homens. Logo que Bartimeu ouve que é
Jesus que passa, grita fortemente:
·
"Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!" (Mc 10,47).
Era cego e diante da impossibilidade de enxergar e ir
por sua livre iniciativa até o Nazareno, começou a gritar, demonstrando
humildade e fé na certeza de que Jesus poderia fazer alguma coisa por ele: “tem piedade de mim!"
Gritou tanto a ponto de incomodar a multidão que
rodeava Jesus. Mandaram que se calasse.
É o grito do oprimido que a sociedade dominante sempre
quer abafar.
O cego não levou em consideração a reprimenda dos que
o mandavam calar-se. É a força da oração. Apenas uma oração com fé pode ser
ouvida por Deus:
·
"Tudo o
que vocês pedirem na oração, acreditem que já o receberam, e assim será”. (Mc 11,24).
Aquecida pela humildade e pela fé, a oração torna-se
frutífera e fecunda. Jesus disse que se deve rezar sempre e não desanimar, e
para isso:
·
“Jesus contou aos discípulos uma parábola, para
mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir”. (Lc 18,1ss).
O cego Bartimeu, mesmo sem conhecer, seguiu à risca
esse ensinamento de Jesus, e alcançou o que buscava:
·
“Peçam, e lhes
será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois
todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será
aberta”. (Mt 7,7-8).
E Jesus ouviu os clamores do cego Bartimeu.
E Deus ouve o clamor dos oprimidos, marginalizados,
injustiçados, desprezados pela sociedade, pela religião, pelas autoridades.
Jesus é a síntese da vocação profética do Antigo Testamento, e ele mostra que
veio
·
“para evangelizar os pobres; proclamar a
remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, restituir a liberdade
aos oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor”. (Is 61,1-2; Lc
4,18-19).
Bartimeu deixa aqui um grande exemplo: pedir com fé e
humildade que Jesus atende. É necessário acreditar e aproximar-se com
simplicidade e confiança.
Bartimeu ensina também a fórmula infalível de oração,
dizendo:
·
“Senhor, tende piedade de mim!”
Uma oração simples, mas carregada de fé. Jesus se
sensibiliza com os apelos do cego, parou e determinou que lhe o trouxessem. E
assim o fizeram aqueles que, a principio, quiseram não permitir que ele
chegasse até Jesus. Mas, que ironia: os mesmos que o mandaram o cego calar a
boca, agora têm que convidá-lo para falar com Jesus. Antes de ir ao encontro de
Jesus Bartimeu largou o manto, a única coisa que possuía, para se chegar a
Jesus, como o fizeram os primeiros discípulos André e Pedro chamados por Jesus
que:
·
“imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus”, e João e Tiago que “deixaram
o seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus.” (cf
Mc 1,16-20).
Com o gesto de deixar o manto o evangelista indica que
o cego, agora discípulo, cumpre as condições de seguimento a Jesus: renuncia à
ambição de poder:
·
“se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo” (cf Mt 16,24; Mc 8,34; Lc 9,23).
E aceita a recriminação da sociedade: “tome a sua cruz e me siga”, disposto,
no caso extremo, a dar a vida:
·
“pois quem quiser salvar a sua vida vai
perdê-la; mas quem perde a vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai
salvá-la.” (Mc 8,34-35).
Bartimeu aprende que não é possível seguir a Jesus sem
deixar algo, sem arriscar a segurança humana para experimentar a mão de Deus:
·
“O cego largou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.” (Mc 10,50).
Jesus deve tê-lo contemplado com amor e carinho, mas
antes de qualquer atitude, quer provar a fé do cego; quer saber se realmente o cego
acredita que Jesus pode curá-lo e mais, que ele mesmo queira ser curado:
·
“Então Jesus lhe perguntou: ‘O que você quer que eu
faça por você? ’ O cego respondeu: ‘Mestre, eu quero ver de novo’. (Mc 10,51).
O cego já não chama mais Jesus de “Filho de Davi”, mas
de “Senhor”, título que se dava ao próprio Deus, reconhecendo assim em Jesus o
Homem Deus, o Messias, o Filho de Deus (cf Mc 1,1). Esta narrativa mostra-nos
que o homem não era um cego de nascimento, pois ele queria ver de novo: até
certa época de sua vida ele tinha tido visão. Quantos foram educados na
religião, professaram a religião por um tempo, contemplaram as maravilhas de
Deus em suas vidas e, a partir de um determinado tempo perderam o contato com
Deus, perderam a visão que os identificavam com a imagem e semelhança de Deus
e, de repente, se viram cegos na fé e da fé; passaram a não enxergar mais nada
e Deus passou a ser uma voz que se ouve e passa ao longe, mas que não podem ver
o seu vulto, a sua face, a sua misericórdia. E quando se voltam para Deus,
ouvem a mesma pergunta que Jesus fez ao cego e, para serem curados, há a
necessidade de responderem como o cego fez:
·
“Mestre, eu quero ver de novo”. (Mc 10,51).
Jesus respeita a liberdade do cego e pergunta "o que quer que faça por você?”. Jesus
não obriga ninguém a se libertar porque há os que prefiram ficar sentados à
beira do caminho, na sua comodidade e não opte pela libertação. Mas Bartimeu
quer ver de novo.
·
“Jesus disse: ‘Pode ir, a sua fé curou você’.”
Curado, Bartimeu recebe licença para ir, para seguir a
sua vida. Mas ele faz outra opção:
·
“No mesmo instante o cego começou a ver de novo e
seguia Jesus pelo caminho.” (Mc
10,52).
Bartimeu já não ficou imóvel “junto ao caminho”, mas se pos em movimento “pelo caminho” nas pegadas de Jesus. Ir ao encontro de Jesus, como
fez Bartimeu, implica despojar de tudo quanto prende, dando passos concretos e
saber realmente o que se quer dele:
·
‘Mestre, eu quero ver de novo’. (Mc 10,51).
A fé, a humildade, a sinceridade e a transparência dão
significado aos pedidos. Reconhecer a cegueira é reconhecer o pecado. Por isso,
deve-se também dizer a verdade:
·
“Mestre, que eu veja!”
E é isso que precisa acontecer: ver, enxergar a
miséria e reconhecer que Jesus pode curar. Só a sua misericórdia pode tirar
todos da mesmice da vida. Mas, se se está no meio daqueles que estão seguindo a
Jesus e se se conservar perto dele, que se possa também dizer a todos que estão
presos e sentados à beira do caminho para poderem enxergar as maravilhas do
Senhor:
“Coragem,
levante-se, porque Jesus está chamando você.” (Mc 10,49).
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