segunda-feira, 11 de maio de 2015

AMEM-SE UNS AOS OUTROS

AMEM-SE UNS AOS OUTROS


“Como eu amei vocês, amem-se também uns aos outros” (Jo 13,34), diz Jesus.    
E como Jesus nos amou? Ainda temos dúvidas à respeito? Jesus amou os publicanos, os considerados pecadores públicos e ainda, escolheu um deles para ser seu Apóstolo, Mateus.
E não somente amou os publicanos, considerados pecadores públicos, como fez deles um exemplo de humildade, oração sincera e arrependimento quando narra a parábola do fariseu e do publicano (Lc 18,9-14). 
De Zaqueu, chefe dos publicanos, também publicano e odiado pelo povo, Jesus se faz amigo, toma refeição com ele em sua casa e lhe diz: “Hoje a salvação entrou nesta casa...” (Lc 19,1-10).
E, quanto a Mateus, o convida para seguí-lo, fazendo dele um de seus doze apóstolos (Lc 5,27-28)  Mt 9,9ss).
Jesus amou o jovem rico que, apesar de tê-lo convidado para segui-lo, preferiu ficar com suas riquezas e os prazeres do mundo (Mt 19,16-26).
Jesus amou e perdoou a pecadora pública (Lc 7,36-50). 
Jesus amou e tomou refeição com os considerados pelo povo como pecadores (Lc 5,29-32). 
Jesus amou e perdoou a mulher apanhada em flagrante adultério (Jo 8,1-11). 
Jesus amou e incentivou o amor aos inimigos (Lc 6,27-35), conviveu com os inimigos (Jo 3,1-21; 4,1-42), e, mais do que isso, perdoou os inimigos que o haviam pregado em uma cruz: “Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem”. (Lc 23,34).
Jesus amou e perdoou o ladrão arrependido e, mais do que isso, o recebeu em seu reino (Lc 23,39-43).
          Amar como Jesus amou implica em amar sem distinção de raça, credo, cor, posição social, atitudes que, à primeira vista, vão de encontro à concepção moral ou de educação.
Amar como Jesus amou implica em amar quem agrada ou desagrada.
Amar como Jesus amou implica em perdoar a quem ofende, machuca e prega na cruz.
O Senhor Jesus aceitou e amou a todos os que o assediavam como eles eram, bons ou maus.
Muitos o seguiam por amor e convicção. Outros para que suas doenças fossem curadas e os problemas resolvidos. Mas, existiam também aqueles que se julgavam santos, sábios e doutores da lei de Deus, e não deixavam Jesus em paz, sempre atentos para observar se Jesus cometesse alguma falha, falasse alguma coisa contra a lei de Moisés que fora ditada pelo Senhor para poder recriminá-lo, prendê-lo e tirá-lo do meio da multidão. E esses pseudos doutores da lei, também conhecidos por escribas e ou fariseus, não perdiam oportunidade de tentar Jesus e fazer-lhe perguntas capciosas para ver se ele caísse em alguma contradição.
Estando, certa vez, Jesus a ensinar, um fariseu, “... a fim de pô-lo à prova, perguntou-lhe; “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei”?” (Mt 22,35-36). Jesus, com certeza, sabia que estava sendo tentado pelo fariseu, mas não se perturbou; manteve a sua calma e olhou profundamente nos olhos daquele homem que, por se autodenominar um “doutor da lei”, sem sombra de dúvida sabia qual era e é o maior mandamento da Lei de Deus, e “respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento.” (Mt 22,36-38).
Esse mandamento os escribas e fariseus já sabiam que era o maior de todos, mas Jesus, na sua ânsia de ensinar as verdades eternas e converter os corações de pedra, não para por ai; Jesus aproveita a oportunidade para dilatar essa mandamento, para mostrar aos homens que o amor que se dedica a Deus não tem muito ou valor algum se esse amor não atingir a todos os irmãos, e Jesus continua:  “O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mt 22,39-40).
E arremata, dizendo: “Não existe outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12,31).
Um dos escribas certamente ficou admirado com a resposta de Jesus e, talvez, mesmo contra a sua vontade, para não dar o braço a torcer e concordar com Jesus, ou, quem sabe, até inspirado pelo Espírito Santo, que sopra onde quer e como quer, disse a Jesus: “Muito bem, Mestre, tens razão de dizer que ele é o único e não existe outro além dele, e amá-lo de todo o coração, de toda a inteligência e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.” (Mc 12,32-33).
Aquele homem, que não era um seguidor de Jesus, teve de se curvar ante a infinita sabedoria do Mestre e reconhecer que, se o homem não amar a Deus através de seu irmão, o seu amor não tem o mínimo valor. E “Jesus, vendo que ele respondera com inteligência, disse-lhe: Tu não estás longe do Reino de Deus”. (Mc 12,34).
E nós, cristãos, seguidores de Jesus Cristo, entendemos o maior dos mandamentos: “O Senhor Nosso Deus é o único Senhor, e amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento, e com toda a tua força.”? (Mc 12,29-30).
Se entendermos e o colocamos em prática, ele não teria valor se ignorássemos o segundo que é, como disse o Mestre: “O segundo é este: Amarás  o teu próximo como a ti mesmo.” (Mc 12,31).Você amaria alguém como você se ama a si próprio? E como você se ama?
É claro e lógico que, para você, você só quer o que há de melhor. E o Mestre diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. E ele não para por ai, vai mais além: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,13).
Quer ser amigo do Mestre?      É fácil, faça o que ele diz: “Vocês são meus amigos, se praticarem o que lhes mando.” (Jo 15,14).
A respeito do amor, Paulo Apostolo escreve o mais lindo poema falando do amor: “Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia. o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. O amor é paciente, o amor é compreensivo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. O amor nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita,não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá... Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor”. (1Cor 13,1-8.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário