segunda-feira, 18 de julho de 2016

DEUS É PAI, PAI NOSSO, PAI DE TODOS

DEUS É PAI, PAI NOSSO, PAI DE TODOS


Nas Sagradas Escrituras encontramos o plano de salvação de Deus e as promessas que ele nos fez, e o mais importante, a concretização dos seus planos e as promessas realizadas na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Depois de ter cumprido a vontade de Deus Pai, de ter sido morto e ter ressuscitado no terceiro dia, antes de subir novamente para o Pai, Jesus Cristo nos deixou mais esta certeza: “Estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” Todos os dias, todas as horas, todos os minutos Jesus Cristo cumpre essa sua promessa. E Jesus Cristo está conosco todos os dias, até o fim dos tempos, na pessoa do nosso irmão. Na pessoa do irmão, temos o Cristo.    
Falamos constantemente que amamos a Deus. Mas, quantas vezes desprezamos o nosso irmão, desprezamos aquele que vive ao nosso lado. João, o Evangelista, o Apóstolo amado de Jesus Cristo, em uma de suas cartas, nos escreve: “E se alguém diz:- “amo a Deus, mas odeia ao seu irmão, e um mentiroso, porque, quem não ama a seu irmão, a quem vê, não é possível que ame a Deus, a quem não vê. Quem ama a Deus, ame a seu irmão.” “Amarás o seu próximo como a si mesmo”, nos diz Jesus Cristo, nos mostrando esse mandamento como sendo o segundo maior dos mandamentos, só superado pelo primeiro mandamento, que é:- “Amar a Deus de todo o coração, com toda a tua alma, com toda a tua força, com todo o teu entendimento. Amarás o te próximo como a ti mesmo.”
     Nessa altura dos acontecimentos, poderíamos perguntar: “Quem é o meu próximo?” Ai seria interessante a gente parar um pouco e repetir para a gente mesmo essa pergunta: “Quem é o meu próximo?” A palavra próximo quer dizer alguém que está muito próximo de nós, tanto no sentido de proximidade física como de proximidade de parentesco ou emocional e sentimental, portanto, o meu próximo é o meu irmão.         
O seu próximo é aquele que está ao seu lado, é aquele que está mais perto de você. 
O seu próximo é aquele que trabalha com você, ou que trabalha para você, ou para quem você trabalha. O seu próximo é aquele que se preocupa com você e que você também se preocupa. 
O seu próximo é aquele ou aquela que ri o mesmo riso que você, que chora a mesma lágrima que você. O seu próximo é o seu filho, é a sua mãe, são os seus irmãos de sangue, são os seus vizinhos, são os seus amigos. 
O seu próximo é aquela pessoa que gosta de você, mas é também aquela pessoa que não gosta de você, ou que você não se simpatiza com ela. O seu próximo é o homem, é a mulher. Todos os dias rezamos a oração do Pai Nosso. Chamamos a Deus de Pai, e Pai Nosso, Pai de todos nós, porque somos todos irmãos. Deus é Pai enquanto for nosso. Deus jamais será Pai somente meu, ou Pai somente seu. Deus é Pai comunitário, Pai de todos, e nunca será Pai de um só porque ele quer que sejamos todos irmãos. 
E Deus é Pai de todos, sem distinção de raça ou cor, de ricos ou pobres, de doentes ou sadios, não importando qual seja a religião ou o partido político a que se pertence. E Deus, sendo Pai por excelência, ama a todos sem distinção como somente um Deus sabe amar.     
Sendo nós filhos de um mesmo Pai, somos todos irmãos e, sendo irmãos, devemos fazer imperar o mandamento do amor. 
Quem ama, perdoa. Não somos perdoados se não perdoarmos, porque é assim que rezamos na oração do Pai Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...” E não adianta rezarmos todos os dias “Perdoai as nossas ofensas”, se não completarmos: “assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. 
Se não perdoarmos, jamais seremos perdoados. O preço do perdão das nossas ofensas é o perdão a quem damos a quem nos tem ofendido. Deus nos ama e quer que o amemos através dos nossos irmãos. Deus nos perdoa, na mediada em que perdoarmos os nossos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário