segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A PAZ ESTEJA COM VOCÊS.

A PAZ ESTEJA COM VOCÊS.


``A paz esteja com vocês``. (Jo 20, 19). Foi esta a saudação que o Senhor Jesus dirigiu aos seus apóstolos e discípulos quando eles estavam escondidos depois da morte do Senhor, dentro de uma casa, com as portas e janelas trancadas, com medo dos judeus.
``A paz esteja com vocês``, (Jo 20, 19), disse Jesus por duas vezes para aqueles homens apavorados e descrentes. Quando eles viram e confirmaram que era Jesus, ficaram contentes. Onde quer que estivesse o Senhor Jesus, ali estava a paz.
Jesus é a própria paz. A sua presença, a sua palavra, o seu olhar, tudo o que partia de Jesus inspirava paz e segurança. E essa paz verdadeira começou a se fazer sentir na terra depois da encarnação do Senhor Jesus no ventre sacrossanto da Santíssima Virgem Maria, a mulher mais pura e santa e que ele escolhera para ser sua mãe.
Essa paz, através de Maria, Jesus levou à Isabel, mãe de João Batista. Quando Maria foi visitar Isabel depois da anunciação, Isabel sentiu tamanha paz  que não se conteve e, em alta voz, bendisse a Maria, aquela que, naquele momento, era o sacrário vivo do Filho de Deus, dizendo = ``Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. De onde me vem esse privilégio de que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Porque logo que a voz de tua  saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada tu que acreditaste porque hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.`` (Lc 1, 43-45). Maria, naquele momento, era a portadora da paz que o Senhor Jesus veio trazer a todos os homens.
               Isabel descobriu em Maria, sem que ninguém lhe dissesse, e inspirada que foi pelo Espírito Santo, que as promessas de Deus começava a se realizarem, e que a paz do Senhor, no ventre de Maria, começava a tomar a forma de um ser humano.
Algum tempo mais tarde Maria faz a apresentação oficial dessa paz no mundo.
Na gruta de Belém, desprovidos de qualquer conforto, Maria apresenta a paz de Deus, personificada no Menino Jesus, aos pastores e aos magos.
``Os pastores viram e voltaram  glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto`` (Lc 2, 20), e os magos ``entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe e, prostrando-se o adoraram e ofereceram presentes do ouro, incenso e mirra``. (Mt 2, 11).
E muito mais tarde, novamente Maria se faz a anunciadora dessa paz, se faz portadora da paz que vem de Deus.   Estando Maria em Caná, da Galiléia, foi ela convidada, juntamente com Jesus e os apóstolos, para um casamento. E Maria, sempre atenciosa às necessidades de todos os homens, verificou que a certa altura da festa do casamento, faltou vinho.                   
E para que os noivos não passassem vexame, Maria se dirigiu a Jesus e lhe diz - ``Não tem mais vinho``. Maria fez isso porque, ela, como mãe do Filho de Deus, sabia muito bem do que seu Filho seria capaz. E novamente Maria se fez portadora da paz, porque Jesus atende ao seu pedido e transforma a água em vinho, trazendo a tranquilidade novamente para os noivos e para a festa de casamento.
Onde estava Maria, ali estava a paz. Onde está Maria, ai está a paz, porque, onde está Maria, aio está Jesus que é a própria paz. Maria é a portadora da paz, porque, foi por meio dela que a paz veio para todos os homens. Jesus é a paz que veio de Deus.
Jesus é a paz que veio de Deus por meio de Maria.
Em todos os lugares por onde o Senhor Jesus passou, ali ele transmitiu a paz.
Se no nosso lar sentimos a presença de Maria, no nosso lar está a paz, porque, se Maria estiver presente em nosso lar, ai também estará Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário