sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO.

HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO.


A hoje Paróquia São Pedro e São Paulo teve início da sua história como capela da Paróquia São Judas Tadeu, criada e sob a responsabilidade dos padres Combonianos.
Como sua primeira padroeira os fiéis escolheram Santa Rita de Cássia. Mas como já existia uma capela com a mesma padroeira, hoje Paróquia Santa Rita de Cássia, que fora criada pelos padres agostinianos do Colégio São José às margens da Avenida Murchid Honsi, o padroeiro passou a ser São Pedro.
Numa visita feita pelo então Bispo da Diocese, D. Orani João Tempesta, hoje Cardeal da cidade do Rio de Janeiro, foi sugerido por ele que fossem dois os padroeiros, as colunas mestras da Igreja, São Pedro e São Paulo, para que não houvessem confusões com padroeiros de outras comunidades, considerando que já existia uma capela cujo padroeiro era São Pedro no Jardim Congonhas.
Passaram, então, para serem padroeiros da Comunidade, São Pedro e São Paulo, como sugestão imperativa de D. Orani.
No início, as celebrações eram realizadas nas casas dos fieis ou sob as árvores da praça, que eram abundantes na época, por não ter ainda local apropriado para as celebrações.
           Entre 1983 e 1985 foi construído um salão para tais fins, existente até hoje na praça da igreja, transformado hoje em salas para a catequese. 
A capela foi assistida por vários padres Combonianos, entre eles os Padres, Pedro, Hugo, Florêncio, Afonso, Paulo, Ângelo e Zezinho.
Em 1992 foi projetada e começada a ser construída a atual igreja.
Em 05 de fevereiro de 1993 a capela foi elevada a categoria de Quase Paróquia ligada à Paróquia de São Benedito, passando a ser assistida pelo padre Benedito Mazeti.
Em 07 de Maio de 1998 D. Orani João Tempesta deu posse ao Padre Comboniano Antonio Zagotto, como Administrador Paroquial.
Em seguida assumiu esse cargo o Padre Geomar Alves dos Santos.
Em 18 de fevereiro de 1999 D. Orani designou, como Administrador Paroquial, o Padre Comboniano Enrico Galimberti, que tomou posse com a celebração Eucarística no dia 20 de fevereiro de 1999.
A comunidade mostrou-se generosa e fiel e, sob a orientação do Padre Enrico, uniu-se para a organização e construção do Templo com capacidade para, aproximadamente, 1.000 pessoas sentadas, ainda em constante complementação.
Seria cometida injustiça se forem citados nomes dos fiéis, homens e mulheres, que contribuíram para a realidade da nossa comunidade, pois, com certeza seriam ditos alguns e esquecidos outros que trabalharam com o mesmo afinco. Muitos deles já estão na casa do Pai, enquanto outros ainda caminham conosco neste vale de lágrimas. Com certeza, a comunidade sabe quais são.
Por questões de saúde e idade, o padre Enrico permaneceu na Comunidade até o dia 31 de dezembro de 2006.
No dia 01 de Janeiro de 2007 foi empossado, como Administrador Paroquial da Quase Paróquia São Pedro e São Paulo, o Padre Leonel Brabo.
Aos 24 de Maio de 2007 foram ordenados os dois primeiros Diáconos Permanentes da Diocese de São José do Rio Preto, tendo sido provisionado na Paróquia, por Decreto do Bispo Diocesano, D. Paulo Mendes Peixoto, o Diácono Permanente Milton Restivo para exercer, na Paróquia, as tarefas pastorais em fraterna colaboração com e sob a coordenação do Pároco, Padre Leonel.
No dia 24 de junho de 2008, na reinauguração da igreja, após uma grande reforma e com a presença do Bispo Diocesano, D. Paulo Mendes Peixoto, durante uma celebração Eucarística, antecipadamente foi lido o Decreto de elevação da Quase Paróquia para Paróquia São Pedro e São Paulo que se consumaria no dia 29 de Junho de 2008, dia de São Pedro e São Paulo.
A Paróquia São Pedro e São Paulo comporta, dentro dos seus limites geográficos, os Bairros Vitória Régia, onde está construído o Templo, Vila São Judas Tadeu, Vila Hipódromo, Jardim Soraya e Jardim dos Gomes.
Os limites territoriais da Comunidade são marcados pela Rodovia Transbrasiliana BR-153 continuando com a Avenida de Maio a oeste, Antiga Estrada Boiadeira que separa a Comunidade do Bairro CAIC ao sul, Estrada de Ferro a leste e a Represa Municipal ao norte.
As Paróquias limítrofes são: a oeste Paróquia São Judas Tadeu, ao sul Paróquia Cristo Rei e a leste e norte a Paróquia Maria, Mãe de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário