segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO NA QUINTA-FEIRA DEPOIS DAS CINZAS

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO NA QUINTA-FEIRA DEPOIS DAS CINZAS


Na Missa na Capela da Casa de Santa Marta, em Roma, o Papa Francisco afirmou que o cristão deve andar nos caminhos do Senhor, confiante na sua escolha. Porque Deus está sempre conosco e feliz o homem que confia no Senhor. No centro da reflexão do Santo Padre a Leitura do Livro do Deuteronômio, em que Deus diz a Moisés: “Repara que coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Assim, ordeno-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos…” A escolha de Moisés – afirmou o Papa – é aquela que o cristão deve fazer todos os dias: “Escolher entre Deus e os outros deuses, que não têm o poder de nos dar nada, somente pequenas coisas que passam. E não é fácil escolher, mas vai-nos fazer bem pensar um pouco – continuou o Papa – como é o meu estilo de vida? Por que caminhos ando eu? Um caminho errado é o de procurar sempre o próprio sucesso, os próprios bens, sem pensar no Senhor e sem pensar na família. Uma pessoa pode ganhar tudo, mas no final, pode-se tornar num fracassado e aquela vida torna-se numa falência, pois não soube escolher entre a vida e a morte – afirmou o Santo Padre que sublinhou esta frase do Salmo 1: ‘Feliz o homem que confia no Senhor’. E confiar no Senhor significa saber que Ele está sempre presente nos momentos da nossa vida, mesmo quando temos que tomar decisões – concluiu o Papa Francisco: “Hoje, no momento em que paramos para pensar nestas coisas e tomar decisões e escolher, sabemos que o Senhor está conosco, ao nosso lado para nos ajudar. Nunca nos deixa andar sozinhos. Está sempre conosco. Mesmo no momento das decisões está conosco”. (Fonte: Vatican Rádio).
            Já na homilia da Missa celebrada na Capela da Casa de Santa Marta no dia 10 de fevereiro, o papa Francisco disse que a “Deus procura-se”. Os cristãos que estão sentados e quietos não conhecerão o rosto de Deus – esta a mensagem principal do Papa Francisco. Se um cristão quer conhecer a sua identidade, não pode estar cômodo na poltrona – disse o Santo Padre que partindo da leitura do Gênesis que apresenta a criação do ser humano à ‘imagem de Deus’ medita sobre os caminhos que existem para um cristão que queira conhecer a sua identidade: “Quem não se coloca a caminho, jamais conhecerá a imagem de Deus, jamais encontrará a face de Deus. Os cristãos sentados, quietos, nunca descobrirão o rosto de Deus, jamais o conhecerão. Para caminhar, é preciso uma certa inquietude, que o próprio Deus colocou no nosso coração e que nos leva a busca-lo dia-a-dia”.
Colocar-se em caminho é deixar que Deus ou a vida nos coloque à prova, colocar-se em caminho é arriscar” – afirmou o Papa Francisco que recordou ainda que existe uma outra forma de estar quieto e parado e, portanto, falsificar a busca de Deus, que é aquela que acontece na passagem do Evangelho em que os escribas e os fariseus criticam Jesus porque os seus discípulos comem sem ter respeitado as lavagens rituais: “No Evangelho, Jesus encontra pessoas que têm medo de colocar-se em caminho e que se conformam com uma caricatura de Deus. É uma falsa carteira de identidade. Esses não-inquietos calaram a inquietude do coração e retratam Deus com mandamentos…”
Na conclusão da sua homilia o Papa Francisco pediu ao Senhor que nos dê a todos “a graça da coragem de nos colocarmos a caminho, para buscar o rosto do Senhor, aquele rosto que um dia veremos, mas que aqui, sobre a Terra, temos que procurar” arriscando nos caminhos da vida. (RS). (Fonte: www.news.va/pt).

Nenhum comentário:

Postar um comentário