quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

“CALA-TE E SAIA DELE.”

“CALA-TE  E  SAIA  DELE.” (Mc 1,25).


            “Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, foram à sinagoga. E ali  ele (Jesus) ensinava. estavam espantados com o seu ensinamento, pois ele os ensinava como alguém que tem autoridade e não como os escribas. Na ocasião estava na sinagoga deles um homem  possuído de um espírito impuro, que gritava dizendo: “Que queres e nós, Jesus Nazareno? Vieste para arruinar-nos? Sei quem tu és: o Santo de Deus.” Jesus, porém, o conjurou severamente: “Cala-te e sai dele.” Então o espírito impuro, sacudindo-o violentamente e soltando grande grito, deixou-o. Todos então se admiraram, perguntando uns aos outros: “Que é isso? Um novo ensinamento com autoridade! Até mesmo aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem!” Imediatamente a sua fama se espalhou   em todo o lugar, em toda a redondeza da Galiléia. E logo ao sair da sinagoga, foi à casa de Simão e de André com Tiago e João. A sogra de Simão estava de cama com febre, e eles imediatamente o mencionaram a Jesus. Aproximando-se, ele a tomou pela mão e a fez levantar-se. A febre a deixou e ela se pôs a servi-los.” (Mc 1,21-31).           
Jesus Cristo veio para libertar o homem de todos os males, tanto dos maus espíritos como das doenças; veio para libertar o homem de toda e qualquer escravidão do mundo e deixá-lo livre, para livre caminhar para o reino dos céus. 
           Jesus estava ensinando em uma sinagoga, local onde os judeus oravam e meditavam a palavra de Deus; um homem tomado por um espírito imundo passou a importunar e desafiar a autoridade de Jesus, e, sem sobra de dúvida, sabia quem era Jesus e qual era a sua missão: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para arruinar-nos? Sei que tu és: o Santo de Deus.” (Marcos, 1, 24). 
Antes que o demônio que estava naquele homem entrasse em detalhes sobre quem era realmente Jesus, de onde ele viera e qual seria a sua missão, Jesus lhe chama a atenção, e lhe determina que se retire: “Cala-te e sai dele.” (Mc 1,25).      
E, ao sair da sinagoga, Jesus se dirigiu, com Tiago e João, à casa de Simão e André. E lá ele observa a sogra de Simão acamada, doente, com febre, e, “Aproximando-se, ele a tomou pela mão e a fez levantar-se. A febre a deixou e ela se pôs a servi-los.” (Mc 1,31).             
E, “Ao entardecer, quando o sol se pôs, trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos e endemoniados. E a cidade inteira aglomerou-se à porta. E ele curou muitos doentes de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios. Não consentia, porém, que os demônios falassem, pois eles sabiam quem era ele.” (Mc 1,32-34). Ai está, em síntese, a missão do Senhor Jesus: liberar o homem, deixar o homem livre dos espíritos malignos, das inclinações do pecado que pretendem manipular as mais puras intenções; libertar das doenças do corpo e da alma.
            É o Senhor Jesus  quem liberta o homem, todos os dias, dos demônios dos vícios, do sexo, do tóxico, do desemprego, do desamor, da fome de Deus.
Jesus Cristo liberta o homem todo, de corpo e alma; liberta-o do pecado e do mal físico porque o sofrimento, a doença e a fome também estão na lista dos pecados, isto é, das coisas que o Senhor Deus não quer para os seus filhos.             
Quem está com fome não é livre. Quem está doente não é livre.
Quem não tem onde morar não é livre.                    
Quem não tem instrução não é livre, como não é livre quem se deixa dominar pelo pecado.         Em todos esses casos o homem está sendo possuído por algo que lhe tira a liberdade e a sua autonomia; que lhe mata a alegria de viver e a vontade de trabalhar e progredir; que lhe rouba o amor e a esperança...          São esses os espíritos imundos dos nossos tempos
A ignorância do homem o escraviza, não permite que ele seja livre.
            Ignorante que o homem é das coisas de Deus, ele desconhece que Jesus é o Caminho que o Senhor envia e pede que todos o sigam se quiserem deixar de ser escravos, dos vícios, do pecado, da opressão do próprio homem.
            O homem se esquece ou ignora que Jesus é o irmão supremo e tem plenos poderes para o libertar; ignora essa força divina e infinita que o Senhor envia na pessoa de Jesus Cristo e se encolhe com medo das provações, com medo dos que não respeitam os direitos dos irmãos, com medo dos que exploram o povo de Deus, com medo dos que violentam os direitos dos que não tem voz e nem vez. Jesus Cristo é o Libertador.
            Jesus Cristo não é só o libertador da alma: é também o libertador do  corpo, porque todos os cristãos filhos de Deus são um composto de corpo e alma, matéria e espírito, e o Senhor Nosso Deus se preocupa com o homem como um todo, e não em partes.                 
O homem desconhece Jesus Cristo como Libertador, e quando lhe vem a provação, quando é oprimido pelos grandes, quando lhe vem o desemprego e a doença, quando é atacado pela fome, ao invés de se apegar ao seu Libertador que pode tudo, porque ele é o Senhor da vida, o Filho Unigênito de Deus e, por conseguinte, Deus, o homem recorre às baixarias da macumba, às ignorâncias das crendices populares, aos engodos do espiritismo para resolver os seus problemas.    Jesus Cristo é o nosso irmão, e somente ele recebeu das mãos do Pai plenos poderes para nos libertar de tudo o que nos oprime e nos afasta de Deus.              
Jesus Cristo tem poderes de nos libertar da opressão e do pecado.            
Jesus Cristo tem autoridade para mandar calar os poderes opressores dos demônios, das doenças e dos homens e somente ele pode libertar  o homem da opressão e do pecado para que sejamos plenamente livres.
            E como o Senhor Jesus disse para o espírito imundo que estava naquele homem na sinagoga : “Cala-te e sai dele.” (Marcos, 1, 25), todos nós, cristãos, devemos falar a tudo aquilo que escraviza e oprime o homem nos nossos dias: “Sai desse homem e deixe ele ter a liberdade dos filhos de Deus.” Todos temos o direito de sermos livres como Jesus Cristo nos quer livres; livres do demônio, da fome, da doença, do desemprego, do desamor que faz com que o homem se volte contra seu irmão e, por conseqüência, se afasta do Reino de Deus...
Também são comemorados nesta data: São Sabas, Bem-aventurado Nicola Stenon, Santa Crispina, São Dalmácio, São Júlio, Santa Potamia, São Crispim, São Grato e seus sete companheiros (mártires de Thagura), São Nicésio de Tréves (bispo), São Pelino de Brindisi (bispe), e São Nicécio.

Um comentário: